terça-feira, outubro 28, 2008

Tamanho do eleitorado de cada partido

Após o segundo turno disputado nesteúltimo domingo ficou assim, a proporção de eleitores por partido, a partir dos resultados nos municípios em 2009. Os gráficos foram extarídos do blog do jornalista José Roberto de Toledo:

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Professor e meus parabéns pela vitória da sua candidata...Pelo q estou vendo desde o término desta eleição,o Presidente Lula terá um sério problema c o PMDB,até pq além do partido possuir várias pastas no atual governo é bem provavel q consiga a presidência da Câmara e tb do Senado,e com essa hipótese concluída é possivel q o partido lance um candidato próprio na corrida presidencial d 2010...Por outro lado tem alguns como o governador Sergio Cabral q adoraria abocanhar a vaga d vice numa chapa composta c a Dilma,td dependera do presidente nacional do partido Michel Temer q até pouco tempo fazia campanha p Rosinha no horário político em nossa terrinha,será q há uma ponta de esperança p o Garotinho?Apesar d mt cedo gostaria d saber da sua opinião professor...rx

Anônimo disse...

As duas maiores lideranças populares do país sao Lula e Garotinho.Cabral por muito pouco nao consolida sua derrota e se segurou com a cidade do Rio, mas a performance do PMDB ficou aquem do esperado, das 8 cidades(se nao me engano) que o Cabral apoiou, apenas 2 venceram(rio e barra mansa, em barra mansa o prefeito já foi cassado) já o PMDB do Garotinho(seus apoiados) no estado se saiu muito bem. Para alçar a presidencia eu acho que seria dificil, Cabral de vice é possivel, saindo para dar lugar a Garotinho no governo do estado.
Uma chapa com dilma-cabral hoje, apesar da maioria das prefeituras do PMDB-PT, acrdito que caminharia para a derrota. Hoje eu acho que o proximo presidente é o Serra. Mas 2anos é muito tempo.Vamos ver para onde vai caminhar...
ah é importante lembrar, que na disputa do Rio, Garotinho nao se envolveu, e que se tivesse apoiado Gabeira, este teria vencido a eleicao.
A midia(tendenciosa) já comecou a trabalhar e coloca Segio Cabral como grande vencedor das eleicoes, ignoram ou tentam ignorar a belissima performance que Garotinho teve sem o auxilio do governo do estado.