domingo, junho 29, 2008

A SIM é conhecida na região

A edição desta semana da revista Veja tem uma matéria assinada pelo jornalista, Diego Escosteguy, com o título “Empresa é suspeita de "comprar" o Tribunal de Contas do RJ” que suscitará arrepios em nossa região.

Diz parte da reportagem: “O grupo mineiro SIM inovou no conceito de corrupção. Já se sabe que a empresa mantinha uma rede de influência em vários tribunais do país para subornar juízes e manipular decisões à base de pagamento de propina. O caso dos conselheiros fluminenses, por enquanto, é apenas o mais edificante. Para aprovar as contas de um cliente no TCE, a empresa não precisou contratar advogados, nem solicitar pareceres jurídicos de especialistas. Simplesmente pagou ao presidente da corte, a quatro conselheiros e a alguns assessores do próprio tribunal, que ficaram encarregados de redigir a defesa”.

A trama foi descoberta no bojo da Operação Pasárgada através de documentos apreendidos pela Polícia Federal, na sede da empresa SIM, em Belo Horizonte. A operação já teve duas etapas que acabou prendendo o prefeito de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani.

A empresa SIM atua em prefeituras da região há um bom tempo. Ela disponibiliza um sistema de informática responsável pela elaboração, a execução orçamentária até a prestação de contas. Se o blog não está enganado, esta prestação de serviço, que deve ser por inexigibilidade de licitação, acontece desde, o ano 2000 na prefeitura de Campos. O fato em si, pode não querer dizer nada, mas pode também ser um indicativo. O secretário de Fazenda de Arnaldo Vianna entre 1998 e 2002 é primo de um dos conselheiros do TCE-RJ que está sendo acusado pela matéria da revista. Veja mais detalhes da matéria da revista Veja aqui.

Atualizado às 10:04: O Conselheiro José Gomes Graciosa é o mesmo que em junho do ano passado denunciou escândalos na gestão da prefeitura de Campos e pediu uma inspeção extraordinária nas contas da prefeitura conforme documento abaixo:




PS.: Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas.

12 comentários:

Anônimo disse...

Sim, a SIM é bem conhecida em Campos, pelos secretários, funcionários, o ex-prefeito Arnaldo Vianna e o atual prefeito Alexandre Mocaiber, eles utilizavam bastante os serviços da SIM.
Agora muita coisa poderá ser explicada e exclarecida, como por exemplo, se existiam indícios de desvio de verbas e superfaturamento como eles conseguiam aprovar as suas contas, havia um esquema montaddo e pago para isso.
Deixem de medo gente, protestem e peçam justiça pelos blogs, radios, sites e todos os meios possíveis ao nosso alcance.
CADEIA PRA ELES JÁ.

Anônimo disse...

228 casas populares por 21.907.000... vai 9 cai 1 sobe 2... uns 94 mil por cada casa popular!

Quem era o administrador desse montante? Será que essas casas tinham banheiras com hidromassagem, vinham com um carro popular na garagem, piscina, aquecimento solar, mobilia, eletro-eletrônicos, etc?

Anônimo disse...

Se não me falha a memória o Grupo SIM foi trazido para Campos pelo ex procurador Alex e tinha com lobista o todo poderoso, na época, secretário de fazenda Nilo Graciosa, que percorria os órgãos públicos municipais que tinham orçamentos próprios, para apresentar os executivos do grupo e seus serviços.

Eu acho que se for fundo nesse "angu", vai encontrar muito caroço.

Anônimo disse...

O grupo SIM teve uma presença muito forte no governo Arnaldo Viana.

A prestação de contas de todos os orgâos da prefeitura era feita e controlada por ela.

Concordo com anônimo acima, é só procurar que muita coisa vai aparecer.

Anônimo disse...

Sim??

Arnaldo NÃO!

Rosinha SIM!

Anônimo disse...

Arnaldo e Rosinha NÃO!!!

Podia-se investigar as contas da Rosinha e Garotinho também, não acham? Será com quem que Arnaldo aprendeu esse esquema?

Pelo que me consta, TCE é um órgão vinculado ao Poder Legislativo, e o Executivo também faz nomeções. Por quem foram indicados esses membros envolvidos no escândalo?

Importa investigar a origem desses desses membros, quem os indicou é um bom começo.

Agora, dizer que Rosinha é alternativa é caçoar do eleitor. Chega a ser brincadeira de péssimo gosto.

E o esquema da polícia civil, ninguém falar mais nada? E a distribuição do Cheque cidadão feita em época eleitoral e pelas igreja$ evangélica$? Ninguém fala mais nada? E o dinheiro nas mãos do $uledil?

Voltando a Arnaldo e Mocaiber, alguém sabe informar quem estava no comando da secretaria que executou a obras das casas populares?

Tem que investigar todo mundo. Prender todos os responsáveis!



PS: Ao anonimo "cabo-virtual" bancado pelos garotinhos, não adianta insistir, aqui nos blogs vcs não irão nos vencer pelo cansaço! Sempre terá um para lhe desmascarar. Podem comprar votos, mas não compram nossa consciência.

Anônimo disse...

Não adinanta invadir os blogs mais visitados e de maior credibilidade para tentar resgatar apoio dos setores que já os conhecem.

Perda de tempo. Quem circula por estas bandas conhece as digitais destes anônimos-partidários.

Rosinha não. Arnaldo nunca mais!

Anônimo disse...

Cabo-virtual é sacanagem... Mais uma dos que adoram ver Garotinho em tudo! Se não xinga Garotinho é cabo eleitoral! Ser pago para comentar em blogs: o emprego dos sonhos! Como se os blogs tivessem alguma relevância (eleitoralmente falando)...

PS: Se assustaram? Pois bem, BLOGS (ainda) NÃO TÊM RELEVÂNCIA ELEITORAL! Ninguém pode negar que se tornaram um espaço interessantíssimo para discussão política, de projetos etc. Mas nada além disso (não que isso seja de menor importância). E durmam com um barulho desse.

Anônimo disse...

Acho exagero pensar em "cabo virtual", o que existem são pessoas partidárias de idéias, pessoas que gostam do Garotinho/Rosinha, do Arnaldo/Mocaiber, do PSDB com Feijó ou s/Feijó, do PT Mackoul ou PT s/Mackoul.
Essas simpatias e defesas manifestadas nos comentários e nos posts, são naturais e legítimas.
Da mesma forma que muitos dizem favoraveis a uma candidatura do PT/PSDB, há quem goste da Rosinha e do Arnaldo, desqualificar a credibilidade dessas pessoas, alegando que estão vendidas é pra quem teme os argumentos.
Vale lembrar que os mesmos grupos que hj alguns atacam foram campeões da simpatia, Arnaldo e Mocaiber em Campos (estão na prefeitura ha uns 10 anos) e Garotinho no RJ(elegeu 2sucessores, pra governador, quem vc lembra de ter feito isso no RJ?) e 16 milhões de votos em 2002.
Sempre receberam votos de varias classe, incluindo a classe média e a elite campista.
COMO E PORQUE NÃO DEFENDER A ROSINHA OU O ARNALDO, NEGANDO DISCUTIR ESTAS CANDIDATURAS, SE É ESTE(infelizmente)O QUADRO POLARIZADO QUE TEMOS EM CAMPOS??

Essa diversidade de opiniões é legítima e faz parte da democracia.

xacal disse...

lúcio concordo com vc em quase tudo...

a diversidade é que alimenta a democracia, e realmente, nada há de errado em fazer escolhas, mesmo que sejam arnaldo ou garotinho...

o que chama a atenção é que salvo raríssimas exceções, os comentaristas (tipo claque profissional) mantém uma cantilena monocórdia, e ataques que desuqalificam o interlocutor, sem apresentar os argumentos, os quais vc (de forma correta) defende que sejam cada vez mais heterogêneos...

os "piratas virtuais dos blogs", apenas marcam posição, sem acrescentar nada...!

mas esse é o preço...mesmo com eles, o debate sempre prevalecerá, até porque, depois das eleições esse pessoal some...

Anônimo disse...

Prefiro morar numa casa de putas a morar numa cidade que existem dois lados podres. Quando se descobre a podridão de Arnaldo e Mocaiber os Garotinhos e sua claque vibram e tentam nos convencer que já haviam dito, que estavam certos etc. e acabam por tentar se legitimar como alternativa.
Quando os podres dos Garotinhos são mostrados os defensores de Arnaldo e Mocaiber fazem as suas vezes.
É muita cara de pau! Total desrespeito à inteligencia alheia.

Lamentavel ver o ponto que isso chegou. É um desanimo absoluto.

Agora os blogs sendo "atacados" por essa corja.

Respeitar as diferenças é democrático sim, mas não me façam de otário, por favor! Querer propor Garotinho e Arnaldo como alternativas para cada qual é sacanagem demais...

E ainda querem que consideremos Garotinho porque fez tantos votos numa eleição presidencial, fez sucessores etc.? Querem que consideremos Arnaldo porque ele foi o "prefeito do coração"?

Isso é lá argumento que se apresente num momento em que a Cidade foi ceivada por denúncias (algumas já julgadas procedentes) desde as eleições de 2004?! Onde o ex-Governador é pego num grampo que comprova o esquema de corrupção dentro da Polícia Civil? Onde sua trupe foi pega em flagrante em compra de votos? Onde seus asseclas evangélicos distribuíam cheque cidadão em troca de votos?
Numa cidade onde o prefeito tem mais de 20.000 empregados irregulares? Onde milhões foram desviados com Shows? Uma cidade onde se construiu moradias populares com preços de apartamentos de luxo? Onde se comprou estátua-consolo para os caprichos sexuais do secretariado?


Façam-me o favor! Querem que cosideremos os argumentos que defendem esses dois grupos em nome da Democracia? Ora, se numa democracia se deve respeitar as diferenças, respeitem também nossa parca (mas suficiente) inteligência.

Prefiro ser filho da outra! Prefiro viver em meio as putas, que ao menos elas têm hombridade. Vendem os corpos, mas nunca as almas!

Tenho a coragem e orgulho de dizer onde estiver que nasci num puteiro em beira de estrada, mas me envergonho em dizer que sou de Campos!

Isso é lastimável!

Anônimo disse...

No inicio dos anos 90 conseguimos reconquistar o orgulho e satisfação de dizer por onde fosse em nossas viagens, que somos campistas, que Garotinho era o nosso prefeito, pois seus feitos e seu nome conseguiu atravessar as fronteiras do municipio para outros e até em outros estados passamos a ser elogiados, isso elevou nossa auto-estima, ninguem pode negar.
Mas tudo que é bom dura pouco, o alicerce que foi construido era bom, mas as paredes e pilares que se seguiram eram de ma qualidade, sem firmeza, sem solidez e de má fé. Precisamos aproveitar os alicerces que permanecem ainda e juntarmos aos guerreiros e homens de bem que queiram realmente reerguer nossa Campos, formosa e intrépida, como diz o nosso hino, com a força dos Goitacás que ainda há dentro de todos nós.
Abraços a todos e uma ótima semana com as bençãos de Deus, a todos.