sábado, junho 21, 2008

Escolas públicas de Campos mal posicionadas no Ideb do Mec

O resultado divulgado ontem do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que mede a qualidade do ensino, na 4ª e na 8ª séries, do Ensino Fundamental das escolas públicas de todo o país, apresentou como melhores resultados, as seguintes escolas de Campos: 1) A melhor colocada da 4ª série foi a E. M. Lions Goitacá que teve média 5,9 e ficou em 37° lugar no estado. 2) A segunda melhor na da 4ª série como escola pública de Campos no Ideb foi a E.M. Albertina Azeredo Venâncio que teve média 5,4 e ficou em 121° lugar no estado. 3) A terceira foi E.M Branca Peçanha Ferreira que teve média 5,2 e ficou em 248° lugar no estado. 1) A melhor colocada da 8ª série foi a E. E. Joaquim Ataíde que teve média 4,06 e ficou em 503° lugar no estado. 2) A segunda melhor na da 8ª série como escola pública de Campos no Ideb foi a C. E. João Pessoa Albertina Azeredo Venâncio que teve média 3,7 e ficou apenas em 594° lugar no estado. 3) A terceira foi E.M José do Patrocínio que teve média 3,7 e ficou apenas em 621° lugar no estado. Bom frisar que o Ideb leva em conta o índice de aprovação dos alunos e o resultado da Prova Brasil aplicada nas escolas urbanas e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas rurais. Estes índices divulgados ontem referem-se aos exames feitos em 2007 que também foram comparados aos de 2005. Vê-se que a situação da 8ª série é pior do que da 4ª série no município de Campos cukas escolas apresentam na média resultados muito ruins quando comparada a municípios bem mais pobres que têm diversas escolas melhor posicionadas neste índice. Na 4ª série a escola pública pior posicionada é o CIEP Carmem Carneiro que teve o terceiro pior desempenho, entre 2.592 escolas do estado, cujo IDEB 2007 foi de 1,6, piorando assim, o seu índice em relação ao de 2005, que havia sido de 1,9. Na 8ª série a escola pública pior posicionada é o C.E. Dr. Cesar Tinoco que teve o sexto pior desempenho (igual ao 19°) entre 1.692 escolas no estado cujo IDEB 2007 foi de 1,2. Estamos em época de discussão de problemas e soluções para o município. O Ensino Fundamental, até a 8ª série, é responsabilidade do município. É verdade que nestes rankings existem escolas tanto municipais quanto estaduais. Porém, com os recursos que temos deveríamos ter um amplo programa para melhorar a qualidade do nosso ensino, que índices após índices divulgados, continuam a nos colocar, sempre lá na rabeira dos índices de todo o estado, perdendo até, para diversos municípios pobres. Não há desculpas!

3 comentários:

xacal disse...

Se concordarmos com os argumentos dos especialistas em educação, de que políticas públicas e decisões de gestão se manifestam em quinze ou vinte anos, ou seja, para as próximas gerações, os resultados risíveis podem ser debitados no reinado da lapa e seus herdeiros...

os descalabros de alexandre macabro sentiremos mais para frente...

mas o que assusta é que o atual estado (lastimável) de coisas na educação não interrompe o ciclo de desastres do muda campos...

como já dissemos: todos sócios do mesmo modelo, onde quem vai a falência é campos dos g...

um abraço roberto...

Anônimo disse...

Quando é que o software de 5 milhas, da VAGABA, vai dar resultado?

Quasepoesia disse...

Prezado Professor
Não atuo na área de Educação, mas ao ler na edi~ção online da Folha da Manhã deste domingo 22 de junho a materia "Campos se recupera no resultado do Ideb" percebi que se tratava do mesmo resultado analisado por seu blog.
Parece que o municipio subiu algumas posições no ranking, segundo a matéria da Folha, mas como nem a matéria da Folha fala desse resultado desastroso e nem o seu respeitado blog fala dessa possivel "recuperação" creio que um paragrafo novo explicaria mais detalhadamente o assunto e evitaria criticas do tipo "O Professor Roberto é sempre o do contra".
É uma opinião sincersa de um amigo pessoal e leitor quase-assiduo desse blog.
:)
Vamos então ao paragrafo que ficou faltando?
Saudações tricolores.
Luis Tavares.