quarta-feira, novembro 05, 2008

Mais reclamações dos leitores

O blog recebeu por e-mail de Paulo Cesar Vaz: “Roberto, Primeiramente quero parabenizá-lo pelo seu blog. É realmente uma alternativa aqui em Campos. Li a pouco no blog Urgente, que Mocaiber pretende inaugurar uma estátua católica na entrada da cidade. Com que direito? Vivemos numa sociedade laica, um Estado laico, o dinheiro público não pode favorecer essa ou aquela religião. Aqui moram católicos, evangélicos, ateus, judeus, budistas, etc. Usar o dinheiro público para fazer uma estátua católica é um crime. Deixo aqui o meu protesto. Paulo Cesar Vaz”

21 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do Paulo César e digo mais: o prefeito devia usar o dinheiro na melhoria da qualidade de vida da população tão desrespeitada nos seus seus direitos fundamentais, principalmente num trabalho digno e emancipatório.
Parabéns, Roberto, pelo blog
Abraços.

Anônimo disse...

Não é uma violência a quem confessa outra religião e não tem a opção de decidir onde será investido os impostos que paga na mesma proporção que os católicos?
Será que, após estuprar a ética e a lisura, agora nosso prefeito em seus derradeiros e infelizes dias de mandato violentará o Estado laico?

Anônimo disse...

Ainda bem que Rosinha chegou...

Unknown disse...

A decoração de Natal é tambem um evento religioso. Por que ninguém protesta? Seria por que o a-religioso CDL apoia? Então os protestos são organizados ou expontaneos? Pessoal ou institucional?

Anônimo disse...

queridos protestantes de motivo algum, em primeiro lugar digo que sou macumbeiro umbandista, mas é fato que vivemos num estado democratico de direito onde a maioria absoluta de religiosos é católico isto é democracia!! parem com estas discussões "religiosas" e respeitem a democracia e o direito de a maioria católica ter seu santo reverenciado!!
até breve

Anônimo disse...

eu to achando muita fumaça pra pouco fogo.

primeiramente, o Brasil possui 68% de sua populaçao de católicos. OU SEJA: Individualmente, cada um pode pagar impostos iguais a outro, PORÉM, a maior parte vem da religião do Vaticano.

Em segundo lugar, trata-se do Padroeiro da cidade e nada mais correto que substituir o indio por ele. Alias, o adorno goitacá doía de mau gosto e NINGUEM reclamou o suficiente para remove-lo. Fomos motivo de chacota nacional pelo individuo peladao logo no portal da cidade.

Por ultimo, gostaria de frisar que o estado ser laico ou nao, nao o impede de prestar-se dessa forma. Lamento vermos pinturas multicoloridas e rosas-dos-ventos sem sentido algum comendo o dinheiro publico, mas nao vejo nada demais na benção do padroeiro aos que chegam/passam pelo municipio.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Prezado Roberto, que horas o Sr. Mocaiber vai renunciar? Gostaria de gravar esse momento histórico de Campos. Será mesmo que ele pensa em terminar o mandato?

elias cbb disse...

faço minhas as palavras do amigo acima sobre a decoração de natal
nos EUA e proibido decorar um edio publico qq que seja a fonte com elementos religiosos

Anônimo disse...

Inocente é quem acredita q ele vai fazer em dois meses, esse monte obras q anunciou, se em 3 anos ele não conseguiu terminar a praça da república, a Togo de Barros (ou Athur Bernardes ou Raul Linhares), o Museu da Praça São Salvador, as casas do Pq. Novo Mundo, as galerias do Santa Rosa, etc...

Esse tal de Mocaiber e um fanfarrão...

Anônimo disse...

ELE FOI ELEITO PELO VOTO DEMOCRATICO ASSIM COMO A SUA ROSINHA!!

Anônimo disse...

Gostaria de dizer aos amigos que são salvador é padroeiro dos católicos, assim como aparecida é padroeiro também dos católicos, e não do Brasil. Abaixo a inquisição, nós estamos tentando implantar a tão sonhada democracia. Quem é adepto ao santo, que vá na igreja prestar culto. Com relação ao Índio, esse sim faz parte da história da cidade. Daqui a pouco vão pintar a cidade toda de vermelho e preto porque a maioria é flamenguista. Brincadeira tem hora!
"Feliz a nação cujo Deus é o Senhor"

Anônimo disse...

ELE FOI ELEITO PELO VOTO DERROCRATICO IssO SIM

ROSINHAROSINHAROSINHAROSINHAROSINHAROSINHA

Anônimo disse...

esta certo colocar a imagem do padroeiro na entrada de campos .

Anônimo disse...

Prefiro um BUDA ....acho que tem a nossa cara....melhor o que a BUDA não atrapalha

Anônimo disse...

ao colega das 3:38, provavelmente altamente desinformado: O Santíssimo Salvador, nao é um santo, nao é um curandeiro e mt menos um pai de santo.

Trata-se do próprio Jesus Cristo. "feliz é a nação cujo Deus é o Senhor!"

Salve a ignorância dos que nao O conhecem.

Manoel Caetano disse...

O fato é que, indiscutivelmente, é um grande equívoco a idéia da estátua do santo padroeiro na entrada da cidade.

A comparação com a iluminação de natal é absolutamente infeliz. Sabemos que as festividades do natal extrapolam a questão religiosa, assim como a páscoa. São festas muito mais da cultura popular (com fins comerciais) do que propriamente religiosas.

Por exemplo, que relação possuem coelhinhos, ovos de chocolate, papai noel, árvore de natal, troca de presentes etc. com o nascimento e a morte de Cristo?

A tentativa de justificar com o argumento da maioria católica também não convence. O Estado brasileiro é laico e, portanto, não deveria envolver-se diretamente em questões religiosas, sobretudo com o dinheiro público em espaços públicos.

Não podemos confundir democracia com o puro e simples atendimento das vontades da maioria. A vontade da maioria no Estado democrático de Direito é celebrada no processo eleitoral. Para além disso deve prevalecer o respeito as leis e princípios constitucionais que regem a nação.

Uma nação verdadeiramente democrática é aquela que trata com igualdade de direitos e deveres a todos os seus cidadãos, lhes oferecendo plena liberdade. Desde que, é claro, o exercício desta mesma liberdade não invada ou atropele a liberdade alheia.

Anônimo disse...

Muito estranho é que o prefeito de São Fidélis fez uma estátua do Garotinho e da Garotinha e colocou na praça e ninguém protestou, mas francamente não sou de acordo com essa história de colocar santo na entrada da cidade, me poupe, há coisas mais interessantes e importantes para serem feitas. Isso vale para os dois prefeitos.

Anônimo disse...

Na verdade isso tudo é pura hipocrisia, não deveria ter festa de Sao Salvador e sim festa da cidade de emancipação e criação, nehuma estatua de santo de qualquer religião que seja poderia ser instalada ou crida e paga com dinheiro público. Festas religiosas devem ser pagas por empresas particulares, pessoas e associações.
A partir de agora qualquer festa religiosa que for patrocinada ou financiada pelo poder publico municipal deverá ser denunciada e punida por crime de desvio de recursos publicos.
Natal ainda passa porque é um evento mundial e universal, não confundam as cosas.

Anônimo disse...

Ah, tem mais, não existe essa de São Salvador, pesquisem a verdadeira história e verão que Salvador era o nome de um ricaço da região que doava muita coisa para a religião católica e que fazia uma grande festa que chamavam de a festa do Salvador, que depois de morto quiseram homenagear o dito cujo criando assim a festa de São Salvador para que ninguem contestasse, pois se era santo todo muito respeitava.
Tudo isso que sei é de ouvir contarem em historias antigas por aí.

m&i disse...

João Zé, poderia citar a fonte onde encontro a história do "Seu Salvador"?!?!? Obrigado!
Quanto à estátua, é uma idéia muito infeliz, um desrespeito à população não-católica.

Anônimo disse...

Fugiram da escola...São Salvador vem de Salvador de Sá parente de Estácio de Sá, dono das Terras após os jesuítas serem expulsos do Brasil colônia.