segunda-feira, novembro 03, 2008

Pesquisa apresentou alternativas de tratamento de água para comunidades rurais

Willians Sales Cordeiro, concluiu seu mestrado em Engenharia Ambiental do Cefet, orientado pelo professor Vicente de Paulo Santos de Oliveira, defendendo que “a água tem suscitado várias questões, tanto com relação a seu mau uso – desperdício – quanto com a sua poluição. Em ambos os casos, há uma preocupação com a sua escassez, em especial, no que diz respeito à água indicada para consumo humano”. Nesta linha, o seu trabalho de pesquisa avaliou dados de poços subterrâneos do CCZ de Campos, onde identificou a contaminação por bactérias termotolerantes que causam uma série de enfermidades a população. A pesquisa também foi desenvolvida em duas comunidades rurais de campos, Campo Novo e Venda Nova, onde o consumo de água de poços rasos também é inadequado devido a semelhante contaminação. A partir dos parâmetros das qualidade das águas do rio Paraíba do Sul e da água subterrânea analisada foram dimensionadas 2 ETAs (Estações de Tratamento de Água) na UPEA/CEFET Campos, demonstrando na prática alternativas concretas de tratamento de água que podem ser adotadas pelo poder público em muitas comunidades, principalmente na área rural da região.
PS.: Foto do momento da apresentação da defesa do mestrando Willians Sales Cordeiro (á direita) demonstrando a ETA para água subterrânea.

5 comentários:

Blog da Sol (Suellene Giudice) disse...

Muito interessante esse projeto do Willians. Tenho que eloigiá-lo também como professor. Ele é meu professor na Estácio de Sá no curso de Gestão Ambiental e entre os melhores na opinião dos alunos.

Anônimo disse...

Bom dia a todos, não conheço o Willians como professor, o que considero uma grande perda para mim, mas como pessoa, ratifico agora o q sempre disse, esse garoto vai longe, é muito inteligente e capaz. Parabéns por mais esta conquista, vc fez por merecer, parabéns tb a sua linda família, que sempre o apoiou.
Hudson Erthal, Bom Jardim - RJ.

Unknown disse...

Willians, PARABÉNS!!! Brilhante trabalho. Fico muito feliz com o teu sucesso pois estudei com você os 5 anos de nossa Engenharia Química na UFF e você sempre foi o melhor aluno de nossa classe. Sempre disponível e tranquilo para ajudar a todos que precisavam dos teus ensinamentos e alto conhecimento técnico. É MUITO GRATIFICANTE ver você realizando-se ainda mais profissionalmente e acima de tudo pessoalmente. Sei o quanto você luta para fazer o melhor, para a tua empresa, família e comunidade. Desejo a você todo o sucesso do mundo e sou muito grato por permanecermos AMIGOS desde 87 quando ingressamos em nosso curso. 21 anos se passaram e estou seguro que você ainda tem muito mais a oferecer a todos nós. Forte abraço e uma vez mais PARABÉNS!!! Felicidades e abraço na família
Seu amigo Nélio

Unknown disse...

Willians PARABÉNS!

Shirley Matias disse...

Olá...
Gostaria de ter mais informações sobre o projeto, trabalho com uma comunidade rural que também enfrenta problemas com o tratamento da água.