quarta-feira, agosto 12, 2009

Em frente!

O blog agradece a solidariedade e o apoio que na verdade se consolida neste movimento coletivo de Rede. As articulações e a oferta de diferentes soluções para blindar esta Rede são muito bem-vindas. A constituição de um fundo financeiro e de uma banca jurídica para garantir o espaço de atuação dos blogs são excelentes ideias que devem ser aprofundadas e organizadas e mostra a disposição de não se calar à esta calamitosa tentativa de censura de um órgão que deveria viver da informação, opinião e do debate. As produções de logomarcas sobre este movimento mostra a rápida e eficiente organização da Rede Blog. A primeira foi produzida pelo publicitário Sérgio Cardoso e publicada no blog "A TroLha" do Xacal. A segunda foi divulgada pela Angeline Tostes de blog "O Vagalume" de Miracema e estão expostas também nesta nota. Penso que deveríamos escolher uma delas, ou ambas, e expor em lugar de destaque em todos os nossos blogs. Tenho tido pouco tempo para acompanhar e me corresponder com todos, via blog, e-mail, telefone, etc. que se oferecem para apoio, defesa jurídica e sustentação financeira para a defesa, até porque, sinceramente, não creio em uma decisão desfavorável na Justiça. A redução da publicação de outras notas, se deve única e exclusivamente, aos compromissos profissionais, que estrangulam o tempo extra que o blogueiro oferece para a produção deste espaço. O processo judicial, natural numa sociedade democrática, não inibe a atuação do blogueiro, ao contrário, assim como vejo que ocorreu com toda a Rede Blog, que se sentiu atingida e agora, mostra disposição ainda maior para o enfrentamento e o prosseguimento do belo e importante trabalho que vem desenvolvendo. Esta disposição demonstra o acerto em divulgar todos os detalhes do processo e tentativa de coação que ele representa. Está claro que a melhoria da política, da gestão pública, das relações comerciais, da vida em comunidade em nossa região, não tem como melhorar sem o enfrentamento com este que tentam intermediar a comunicação em nossa região. Este câncer precisa ser extirpado e o tecido social tratado com radio e quimioterapia para deixar prosperaras boas células do tecido social hoje encoberto por variados interesses que os blogs tem exposto de maneira reponsável, contundente e destemida. Este blog reforçará e dará todo o apoio a este movimento contra a censura aos blogs e continuará o seu trabalho. Confesso que pessoalmente me sinto extremamente gratificado com o conteúdo das dezenas, quase centena, de depoimentos e mais ainda a qualidade da representativada dos seus autores, cidadãos que se dispuseram a fazê-lo de forma corajosa e desprendida, a favor da liberdade, da democracia e, acima de tudo, de uma nova forma dos cidadãos desta região se relacionarem. Por tudo, isso, sigamos em frente!

3 comentários:

Clinio Amaral disse...

É isso, Roberto... vamos em frente, todos os leitores do seu blog estamos solidários contigo.
Com certeza, tanto o telefonema implorando por assinaturas como o processo em si, são operações caça-níqueis, uma tentativa desesperada do jornaleco auferir fundos para sair da falência. Há tempos a imprensa prensada perde espaço para meios dinâmicos e eficientes de informação como o seu blog.
Grande abraço e senta a pua!

Anônimo disse...

Caro Professor Roberto
Em tempo gostaria de parabeniza-lo pelo aniversário do blog e posteriormente de reforçar a importância da vanguarda da rede de blogs que vem, de forma transparente, conquistando o espaço da comunicação no município. Espaço, do exercício da democracia e da discussão pela transparência dos assuntos que devem ser públicos. Coisa que há muito tempo não se observava em nossa cidade. Uma vez que a imprensa escrita sempre esteve refém dos recursos financeiros e dos interesses pessoais, desde coronéis do IAA, passando pelos deputados empresários anti-constituintes, até os mandatários do poder executivo local.
Concordo com o comentário acima, agora que a boquinha acabou, estão desesperados.
Tire a poeira dos sapatos e siga em frente, estamos contigo!!!
Abraço
rossana florencio

AngelMira disse...

Caro Prof. Roberto,
Peço desculpas em ter enviado a imagem sem antes dizer quem criou. Encontrei essa imagem no blog "urgente!", do jornalista Vítor Menezes, onde havíamos proposto a campanha "SIGAMOS EM FRENTE, REDE BLOG!". Ao retornar aquele blog encontramos a imagem que está sendo divulgada em nosso blog e enviamos aos outros para divulgação.
Portanto, a autoria da imagem é do blogueiro e jornalista, Vítor Menezes.

Abçs e desculpas pela confusão.

Angeline Coimbra