terça-feira, julho 06, 2010

Campos: um outro destino é possível!

O modelo de gestão instituído em Campos a partir de 1988 se esgotou. Além de não cumprir o prometido, se desvirtuou com os vícios que acusou quando do seu surgimento. O município neste período se enriqueceu e se empobreceu simultaneamente. Os royalties que inundaram a cidade, especialmente nos últimos dez anos, fizeram crescer o interesse pelo controle do poder por parte daqueles que tinham e ainda têm interesse privados. Assim, assistimos, mesmo que resistindo ao aumento da pobreza e da dependência. Enquanto isto, pelo país afora, diversos municípios, com muito menos recursos financeiros vivenciaram melhorias nas gestões públicas. Seriedade, rigor, trabalho árduo e abertura de espaços para novos gestores, numa máquina mais enxuta e profissional podem produzir melhorias inimagináveis na administração pública municipal. Há gente a ser aproveitada na máquina, mas é preciso oxigená-la com novas pessoas, novos métodos para a busca de boas e eficientes políticas públicas. Chega de acusações pessoais, de disse-me-disse, é hora de arregaçar as mangas e correr atrás das oportunidades que todos os dias batem à porta do nosso município. Se há projetos bem encaminhados, com boas perspectivas, não há porque não dar prosseguimento, mas é necessário fazer uma inversão de prioridades. A gestão pública do município não pode não pode estar a serviço das eleições, ela tem o dever de dar conta dos problemas e dos sonhos de nossa população. Ao final do mandato a população, então julgará se deve ou não conferir mais um mandato à gestão escolhida. Porém, a prioridade deve ser a gestão e este compromisso a população tem que tirar do seu governante. A oportunidade faz a ocasião. A interpretação de que não se teria nomes fortes eleitoralmente para o embate com as duas forças políticas, desta falsa polarização, a que se quer combater, ao contrário do que se pode imaginar como problema, é na verdade um trunfo. A população quer uma alternativa nova. Uma opção que lhe possa renovar as esperanças de uma Campos melhor, mais justa e menos desigual. Queremos uma Campos sem desmandos administrativos e com a participação direta da população na gestão do seu orçamento e dos recursos dos royalties. Uma saúde que valorize o cidadão e uma educação que permita você enxergar o futuro como oportunidade e não como ameaça. Queremos recuperar o orgulho que sempre tivemos de ser campistas. Um novo caminho é irreversível, mas não há porque ter açodamento e nem se pode aguardar desenlaces naturais. O caminho há que ser construído no próprio caminhar. Campos merece algo melhor!

18 comentários:

Renato Alves teixeira disse...

Caro Professor Eng° Roberto Moraes,
Belíssimo texto e irretocável.
Permita - me acrescentar um parágrafo:
Que a garra libertária de Benta Pereira, a postura estadista de Nilo Peçanha com a criação da Escola Técnica - atual IFF- e a visão de futuro de Alberto Lamego com o petróleo possa nos iluminar nesse resgate da autoestima.
SAUDAÇÕES CAMPISTAS
Renato Alves Teixeira

Anônimo disse...

Roberto,

Há possibilidades da Sra. Rosinha voltar? Ainda tem recuros?

* É a pergunta que os Campista querem saber e "ninguém" sabe nos responder!

Obrigado!
Ricardo Dias

Anônimo disse...

O PROBLEMA ROBERTO É QUE O POVO NÃO QUER ALGO MELHOR!
PERGUNTE AS PESSOAS O QUE QUEREM DE MELHOR PRA CAMPOS?

SAUDE?
EDUCAÇÃO?
TRANSPORTE?
CULTURA?

NADA DISSO!

TODOS QUEREM AMARRAR SEU BURRO NA PREFEITURA!

ESSA NÃO É A REALIDADE DOS POLÍTICOS, MAS SIM DA POPULAÇÃO!

Anônimo disse...

Professor, não sou muito conhecedor da política e seus desdobramentos, porém acredito que o Nahim esteja com uma grande chance de se tornar um político com futuro. Na minha opinião, se tiver visão e coragem, ele em 3 atos que deveria fazer de imediato e que traria grande repercussão na sociedade, vejamos:
- Imediatamente reduzir o número de DAS para somente o necessário(lhe daria uma impressão que realmente estaria a fim de moralizar o serviço público).
- Realizaria eleição direta para diretores de escolas ( ganharia total apoio da classe educacional que é a formadora de opinião).
- Mudaria totalmente a área de saúde do município.( uma das áreas mais criticada do governo " garotinhos")
Se Nahim tiver coragem, o mesmo esta com a faca e o queijo na mão.
Concordo que esta é somente uma opinião simplista porém acredito que faria um grande impacto.

Anônimo disse...

Educação de Campos com fraco desempenho em 2009

O desempenho do ensino básico em Campos, de alunos da rede pública (municipal e estadual), ficou abaixo do esperado.

A situação nas escolas da rede municipal surpreendeu devido aos bons desempenhos obtidos no Ideb de 2007, divulgado em 2008. Nele, Campos apresentou resultados melhores dos que os alcançados no atual Ideb, conforme apresenta o infográfico ao lado.

Fonte: Folha da Manhã(6/7/10)

PS.: "A situação nas escolas da rede municipal surpreendeu devido aos bons desempenhos obtidos no Ideb de 2007, divulgado em 2008".

Ideb de 2007 (Prefeito Mocaiber);
Ideb de 2009 (Prefeita Rosinha).
2007: BOM
2009: RUIM

WWW.MEC.GOV.BR

Anônimo disse...

Com os fatos ocorridos nos últimos dias cresce a instabilidade na cidade, mas em paralelo o grupo hegemônico desde 88 se fortalece junto ao eleitorado de baixa renda, exatamente aquele que vota pela emoção e tem na figura da prefeita afastada uma vítima da perseguição política. Se voltar ao mandato ela terá a missão de redirecionar a administração local para o viés do desenvolvimento com distribuição de renda , no estilo de sucesso implantado pelo presidente Lula. No entanto, se não voltar, e isso pode ocorrer, será a grande eleitora do processo eleitoral que só tende a ocorrer na cidade depois do dia 3 de outubro. Vamos ter uma forte candidatura oficial versus uma gama de candidaturas atomizadas e sem grande representatividade no povão - exatamente o extrato político que define a eleição na sociedade brasileira. Quam viver verá.

Anônimo disse...

Roberto Moraes na prefeitura ja!!

Anônimo disse...

Muito bem, Roberto!
Concordo com vc, é hora de se aproveitar a oportunidade e buscar pessoas sérias, íntegras e comprometidas de verdade com o município e com o cidadão. Aí sim nós poderemos votar com prazer. ACREDITAR, ter esperança de tornar nossos sonhos realidade.
Um bom governante demonstrará o seu amor pela cidade, não com slogans baratos, mas com ações. Não com programas sociais de dependência, mas com geração de empregos, com acesso a educação e saúde de qualidade à população, enfim com políticas públicas eficientes.
É hora da população campista arregaçar as mangas, dar a volta por cima, não se omitir e construir um novo caminho, como vc
tão bem colocou.

Anônimo disse...

Caro roberto, creio eu, que todo aquele cidadão de bem que nasceu ou more nesta cidade, sonha dia e noite e espera anciosamente por essa mudança de gestão responsável . Ao acordarmos renovamos a esperança.
"PARABÉNS PELA MATÉRIA"
Adwalto

Anônimo disse...

Roberto

Um dia desses assisti a uma entrevista com Aécio Neves, que me chamou a atenção, pela importância que ele dá ao planejamento estratégico, pautando suas ações atuais vizualizando os próximos 20 anos. Transfiro isso para a minha cidade, como desejo que tenho de vê-la seguindo essa diretriz, que entendo como uma gestão moderna e correta, com a participação da população.

Anônimo disse...

"A população quer uma alternativa nova. Uma opção que lhe possa renovar as esperanças de uma Campos melhor, mais justa e menos desigual."
Parabéns pelo excelente texto, mas eu como campista, não consigo imaginar uma alternativa pra Campos.

Luis Vilas disse...

Fico imaginando, que rumo o mundo está tomando. Fico pensando se a culpa disso tudo que está acontecendo no País, em especial Campos dos Goytacazes é especialmente de um ou alguns. Fico patético pensando que com todo respeito nosso Judiciário maior não tem o poder de punição mais severa quanto a desvios de dinheiro e covardia com o meio ambiente e a Gestão público em geral. Fico ainda imagindo e perplexo o porque o Tribunal de Contas e o MP não pune com rigor os maus administradores, jogando pelo ralo dinheiro Público, fazendo obras e as desfazendo. Fico imaginando as honrrarias que os polítocos fazem na hora do julgamento de posse a falta de vergonha na cara depois. Fico imaginando será que todos são da mesma panela ? fico imagindo no ser humano que já não acredita mais em Deus. Porque imagino que ainda o dinheiro é maior que tudo. Fico imaginando, não sei se tem mais saida. Só lamento. Obrigado.

Anônimo disse...

Concordo com várias questões apresentadas neste item mas, cabe ressaltar que sobre a Máquina penso que será necessário, de uma vez por todas, de forma justa e humilde ouvir os funcionários de carreira. Chega de chefes que não sabem e que exploram seus subordinados, chega de pessoas que não conhecem o setor público e não respeitam os pobres...Campanha: RESPEITO AO SERVIDOR PÚBLICO DE CARREIRA JÁ! Depois que as M ...são feitas, governo após governo, nós é que limpamos!

Anônimo disse...

Deu agora no G1. Rinha de galo em Campos

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/07/operacao-em-campos-termina-com-50-detidos-em-rinha-de-galo.html

Anônimo disse...

Prezado Professor

Pelo que vi, a Rosinha vinha implementando uma administração voltada para o efetivo interesse público.

A administração pública também vinha sendo tratada com seriedade e experiência, além de ser inquestionável que a Cidade virou um canteiro de importantíssimas obras, o que nem de longe se viu entre 1999 e 2007, em que pesem os 10 bilhões arrecadados e quando fomos desgovernados pelo Arnaldo e Mocaiber.

Houve problemas, certamente. Entretanto, somente onde mora a Alice não tem problemas!

Preocupado, ex, Ex-Preocupado.

Anônimo disse...

ROBERTO Sua matéria é muito oportuna, mas você conhece alguém que tenha esse perfil? Por que olhando o quadro atual da cidade, não tenho esperança. A prefeita que foi eleita pelo voto, foi retirada do cargo por dar uma entrevista de rádio ( não se respeitou os mais de 140 mil votos que recebeu do povo de Campos)a oposição( PT, PSB, PDT,...) esteve nos dois desgovernos anteriores e o que deixou como legado foi a vinda do avião da Polícia Federal levando uma turma ( faltaram alguns, mais tudo bem )e a situação é bem fraca. Você tem esperança de melhoras ? Só DEUS pela cidade, porque humanamente, estamos na mão do palhaço,não na mão do TSE.

Anônimo disse...

Com relação ao resultado do IDEB, uma coisa está bem transparente: a nota 4,3 de Beth landim( rsrsrsr) está totalmente fora dos parametros, provando mais uma vez algo estranho no resultado. O IDEB de 2009 de 3,3 está dentro da projeção do Governo Federal para 2009. Será que precisa ser muito inteligente para ter esta análise? Que 4,3 fora de contexto.. Foi feita uma mágica em 2007? È,... estranho né?

Anônimo disse...

Roberto,

Não teremos novidades na eleição? O povo do bem e com experiencia administrativa, não vai se juntar?
Onde neste momento estão Roberto Morais, a atual reitor da Uenf (Almy Junior), Andral Tavares, Jose Luiz Vianna, Sergio Diniz, Luciano D`Angelo, entre outros....Não vão conversar? Voce não está disposto?