quinta-feira, junho 30, 2011

Dragagem & compensações ambientais e sociais no Açu

Abaixo os objetivos e porte da dragagem no Complexo do Açu. Se desejar ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas. Junto da licença de instalação do estaleiro da OSX liberada na segunda-fira pelo Inea, foi aprovada que uma das contrapartidas da empresa será o investimento de R$ 34 milhões em saneamento no município de São João da Barra. Além disso, também foi determinado a destinação de R$ 37 milhões para implantação e manutenção de unidades de conservação na área, além da obrigação de criar a RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural com área de 3.845 hectares de restinga, além de ser obrigada a oferecer capacitação para as comunidades do entorno do empreendimento, e ainda, apoio à pesca e à agricultura daquela região. Bom que se acompanhe e cobre a realização desta medidas de e compensação ambiental e social do empreendimento. A conferir!

5 comentários:

Anônimo disse...

Absurdo!!

Pagamos o carro mais caro do mundo!

Leiam este texto e fiquem pasmos!

http://omundoemmovimento.blog.uol.com.br/arch2011-06-01_2011-06-30.html#2011_06-28_18_47_53-142809534-0

denis disse...

Estou pagando para ver se o mar daqui vai deixar eles abrirem tão fácil esse canal assim, digo porque o mar já esta dando trabalho no só por conta de um pequeno quebra-mar que fizeram, mas a engenharia faz milagres não é?!

Uma coisa que fico impressionado é com as compensações, no papel tudo funciona, mas na prática , quando acontecem, fica muito aquém do que foi planejado e sem fiscalização do órgão que deu as licenças em tempo recorde fica fácil burlar as coisas. A prefeitura que deveria estar cobrando essas ações se coloca no papel do empreendedor capitalista e fecha os olhos para essas coisas também, fica difícil acreditar nessas coisas assim...

O outro ponto é que o empreendimento é de bilhões de dólares e os valores das compensações são supérfluos diante desse montante maior. Imaginem 10 mil pessoas a mais só por conta do estaleiro, a demanda por saúde, educação e infraestrutura, que já não atende a demanda atual aumentará e onde vão entrar com essas compensações? Sinceramente tenho mais dúvidas do que respostas concretas!

Pedro Caetano disse...

Vale lembrar que com a instalação do estaleiro não vai ser resguardado o direito de ir e vim do cidadão comum ,ja que com a abertura desse canal de 300m não haverá a possibilidade de ir de um lado para o outro;tendo a população apenas a opção de dar uma enorme volta para chegar ao mesmo ponto

Anônimo disse...

Pedro Caetano, realmente você está certo. Aquela estrada ali em frente ao Porto é muito movimentada. Vai ficar difícil o acesso... Melhor suspender a obra.

Vigia do Porto

Pedro Caetano disse...

Não felei em suspender a obra ,mas para um comentario idiota deve-se responder a altura.
Acho interessante que a empresa procure alternativas ,ja que todas as suas pomessas não estão sendo cumpridas.
Interessante como existem fiscais nos blogs.
Amigo essa profissão paga bem?