quarta-feira, junho 01, 2011

A tecnologia, o marketing e o consumismo

A ressonância da marca da Aplle e os valores a ela associados fazem com que o consumidor nem sempre priorize a racionalidade na hora da compra. Vejo a Aplle como a marca mais bem construída do mundo. Isso vem desde o logotipo (a maçã mordida), que indica transgressão. O design dos produtos e as ações de marketing transmitem a ideia de uma marca diferenciada. Os anúncios não falam de tecnologia, mas de funcionalidade e ligação emocional”.

Júlio Moreira, professor de Marcas da pós-graduação da ESPM-SP.

Aparelhos de última geração representam insígnias de poder. E as pessoas acabam ficando com sua identidade muito atrelada a essas insígnias”.

O ato de consumir apenas dá uma sensação momentânea de saciedade, seguida de um frenesi correspondente ao sentimento de que ainda está faltando algo... que sempre continuará faltando”.

Junia de Vilhena, professora do Depto. de Psicologia da PUC-Rio e psicanalista do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro.

Da matéria “Eles só pensam naquilo”, dos jornalistas Carlos Alberto Teixeira e Rennan Setti, publicadas em O Globo.

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