terça-feira, julho 05, 2011

Morador de Morro do Coco fala sobre a questão do ônibus da Itapemirim e da passagem a R$ 1

O Leonardo Davi Santana expõe a questão que confesso não entendi. A empresa só cobrava R$ 1 e fazia isto, sem a compensação da PMCG. Há algo a ser explicado aí: "Olá, professor. Sou seguidor de seu blog há tempos... e acompanho sua trajetória desde a antiga ETFC.
MInha família é de Morro do Coco e venho pedir apoio para noticiar uma covardia com todos os moradores de Travessão, Guandu, Conselheiro Josino, Morro do Coco, Mutuca, Pião e redondezas.
Trata-se da proibição judicial dada à Viação Itapemirim de cobrar a tarifa de R$ 1,00 na passagem entre esses distritos e Campos.
No link abaixo o sr. pode ler detalhes:
Mesmo sendo noticiado pelo URURAU, peço que noticie esse fato que me causa estranheza, visto que a Viação Itapemirim cobrava esse valor da passagem SIMPLESMENTE SEM RECEBER COMPENSAÇÃO, ou seja, prestava um ótimo serviço a cerca de 800 passageiros diariamente em ônibus confortáveis e muitas vezes com ar-condicionado.
Essa opção torna-se importantíssima visto o fato de os ônibus da Viação Brasil, além de serem em grande parte MUITO VELHOS (década de 1960-1970) vivem lotados.
Por favor, contamos com a sua ajuda que com a grande influência e repercussão poderá nos fortalecer contra essa arbitrariedade.
Cordialmente,
Leonardo Davi Santana."

8 comentários:

Jornalista_de_onibus disse...

Realmente ha algo estranho no ar (ou nas estradas, como queira).

Se a Itapemirin nao pode arrendar seus carros para quem tem o direito de uso da linha (e receber pela locaçao e nao pelo subsídio da prefeitura) como que a Progresso (e ate a Brasil) faziam/fazem o mesmo com onibus da 'Uni-algumacoisa' ou a esses verde e branco que a Progresso arrumou?

A respeito do estado dos onibus, ja fui usuario da Brasil/Turisguá - que tinha comprado a Gargaú (juntando o sujo com o mal-lavado, literalmente) mas, alto lá: os onibus que trafegam em nossa cidade sao sucateados, oriundos de outros municipios, sujos, imundos, mas...

Mas para rodar (mesmo que nos estados citados acima), dentro da cidade o limite sao de 10 anos de uso e , para as linhas intermunicipais, 12 anos. Isso, pelo menos isso, sempre foi respeitado a olhos vistos, pois os anos de fabricaçao precisam estar expostos na lataria do veiculo.

Por último, é bom que, de qualquer forma, vejamos um ponto que nao vi ninguem falar ate agora: o real conforto desses modelos de veiculos da Itapemirin (e de qualquer empresa que seja) em linhas que sejam comuns os passageiros tambem viajarem em pé.

Nao é nada dificil vermos que, quando alguem precisa descer (principalmente se for alguem acima do peso ou com certa dificuldade de locomoção), varios passageiros precisam descer ou se espremer entre as cadeiras ja ocupadas, para ceder passagem. O corredor estreitíssimo nao é e nunca foi feito para isso.

Nao há, inclusive, apoio para maos para quem fica em pé, que acaba se segurando como pode entre os bancos e porta-bagagens. Sem falar que nos carros nunca há sinais de parada, é preciso que o primeiro passageiro fique socando o vidro do motorista.

Será esse o conforto que estao esperando com o subsídio da passagem a 1 real?

Há mais coisas "pedindo passagem" para serem explicadas.

Leonardo Davi Santana disse...

Primeiramente agradeço-lhe por publicar meu e-mail.

Realmente, professor, há algo a ser esclarecido.

O detalhe é que a empresa não estaria proibida de carregar esses passageiros, mas só poderá fazê-lo se cobrar o preço total! Revoltante! Dezenas de estudantes universitários e trabalhadores utilizam os ônibus da Viação Itapemirim todos os dias. isso é um absurdo!

Essa linha liga Campos a Cachoeiro de Itapemirim e há anos é utilizada para chegar até o interior, Morro do Coco, Conselheiro Josino, Guandu, Pião!

Q

Anônimo disse...

Ônibus da década de 60,70? Vc tem noção do que é um ônibus dessa década?

Leonardo Davi Santana disse...

Ops, década de 80 então. É porque os ônibus eram tão velhos que até dá pra exagerar

Anônimo disse...

Tem que haver mais transparência quanto a itapemirim, tem que colocar as máquinas Rio Card em tais ônibus e a população fiscalizar o valor cobrado dependendo do lugar que ela tenha embarcado ou desembarcado..
A Itapemirim vem fazendo um bom trabalho, a população do Farol estava satisfeita... Pq aquela empresa chama Progresso, era um Regresso, uns cacarecos de ônibus,sem horários, e sem frota para nos transportar , principalmente no verão.

Jornalista_a_pé disse...

Pegando carona, com uma informaçao recente: com a proibiçao da circulaçao de onibus da itapemirin, agora carros de varias empresas (Tamandaré, Sao Joao,etc) estao fazendo o trajeto Campos-Farol.

Sera que a Caiçara alugou outros carros ou a Emut saiu distribuindo as linhas?

Em tempo: e se a Caiçara (que diabos de empresa é essa, hein?) colocar um adesivo em cima do nome itapemirin, do tipo "A serviço da Caiçara", como uma concorrente fez recentemente, vai poder, é?

Quer dizer que o problema é só o nome? Hum... sei.

Só digo que se começar a circular onibus da 1001 no trajeto, duas coisas sao certas:

1) Vai ter nego se sentindo "o profeta", lembrando que sempre disse que a tal viaçao tinha um politico como acionista;

2) é bem provavel que, varias vezes, os carros ficarao no meio d apista, quebrados.

Anônimo disse...

Há de se estranhar uma coisa: a justiça costuma decidir sempre de forma a beneficiar a Brasil, que presta um serviço péssimo ao seus clientes.

Anônimo disse...

Falando em transporte coletivo, fiz uma postagem no meu blog sobre uma linha de ônibus que a Brasil ganhou a licitação (entre São Fidélis e Itaperuna), mas não disponibiliza na prática para a população. Já fiz reclamações em vários orgãos e até hoje não recebi resposta. Se você puder dar uma olhada no meu blog e se considerar interessante espalhar a notícia, agradeço desde já. http://leitesf.wordpress.com