sexta-feira, julho 01, 2011

Prefeitura de SJB anuncia interligação digital para todo o município

O nome do projeto anunciado é Cidade Digital Radical em parceria com Unicamp, Universidade Estadual de Campinas. Ele prevê a criação de infraestrutura, serviços e acesso público para o uso das novas tecnologias e redes telemáticas. O projeto prevê uma rede para o tráfego de dados de vários serviços, efetivando a universalização das telecomunicações e a inclusão e digital em todos os níveis em que cada munícipe terá o seu Cartão Cidadão Digital para ter acesso a todos os serviços.

No release oficial enviado ao blog, para a prefeita Carla Machado, “o projeto é o mais ousado de sua gestão abrangendo todas as áreas do governo, além de conter uma proposta de inclusão social e digital”,. Ele dará acesso à internet, telefonia pelo sistema VoIP, sistema de monitoramento, datacenter (centro de dados) municipal, portal municipal, portal do cidadão com e-services, educação mediada por computador, além do e-saúde com programa Comunidade Saudável e uma TV pública municipal e o cidadão terá acesso a tudo gratuitamente.

O projeto Cidade Digital Radical prevê ações imediatas nas áreas de educação, saúde, segurança e sistemas integrados de gestão municipal. Na área de educação o projeto prevê detecção facial/biométrica, monitoramento dos alunos via computador ou celular. A previsão é que todas as escolas municipais e municipalizadas serão dotadas de um laboratório de informática com 15 microcomputadores de última geração e todos os professores da rede pública municipal receberão capacitação, não só para este programa como para outros demais sistemas e softwares. Alunos e professores terão e-mails para integração, enquanto que as lousas digitais, abastecida com conteúdo do currículo escolar funcionarão como chamariz para ampliar a atenção dos alunos. Através de software os alunos terão seus cartões de identificação, possibilitando um "ponto educacional eletrônico" e um acompanhamento diário dos alunos que ao final do mês ou período poderão ter sua frequência disponibilizada sem que precise ser feita a tradicional "chamada" em sala de aula.

Na área de saúde o acesso à informação em qualquer unidade de saúde do município que estarão interligadas prontuário, Personal Health Record (PHR), controle de exames e vacinação, gestão de materiais, medicamentos e profissionais. A ideia é a do sistema armazenar dados sobre a saúde, histórico, alergias e medicação do paciente, e os médicos e enfermeiras ter acesso a estas informações a qualquer momento. O atendimento domiciliar dos agentes de saúde deverá ganhar a utilização de “Handheld” com um software de coleta de informações médicas. Desta forma será possível a atualização do prontuário médico, agendamento de consulta online, verificação da disponibilidade de medicamentos, entre outras informações pertinentes aos pacientes. O cidadão que possuir um aparelho celular cadastrado ainda poderá ser lembrado de sua consulta via SMS.

Na área de segurança, a prefeitura espera um controle e um monitoramento total das escolas, bibliotecas, postos de saúde, hospitais, secretarias, através de um sistema de Supervisão e Vigilância Eletrônica para coibir atos ilícitos e de vandalismo. O sistema é composto de câmeras, alarmes e uma Central de Monitoramento. As câmeras terão um sistema de alarme integrado. Se qualquer dependência for invadida, um sinal de alerta surgirá no Centro de Monitoramento – integrado às polícias militar e civil – mostrando o local exato da ocorrência e gerando imagens pelas câmeras de segurança. Nas vias públicas as câmeras speedy domus, possuem o alcance de 800 metros aumentando a imagem em até 220 vezes. Elas são giratórias e totalmente controladas a partir do centro de monitoramento.

No sistema integrado de gestão do município a prefeitura espera que os diversos módulos que compartilham uma base de dados única e da qual fazem parte a Gestão da Educação, a Gestão da Saúde, a Gestão Eletrônica (ouvidoria digital e portal de serviços), a Gestão Financeira (contabilidade, orçamento, empenho, tesouraria), a Gestão Tributária (CTM, ISSQN, contribuição de melhorias, fiscalização, dívidas ativas, tributos diversos, geoprocessamento), a Gestão Social e a Gestão Administrativa (licitações, RH, protocolo, patrimônio, compras e almoxarifado).

Além disso, a expectativa da prefeitura é que o controle completo da gestão em todas as áreas da administração sejam contempladas pelo “Cidade Digital Radical”: Turismo e Cultura com um novo portal e diversos vídeos para acesso via web, quiosques turísticos, centros culturais com acervos digitalizados; Administração com ampliação e melhorias do seu parque de máquinas e cursos profissionalizantes; Fazenda com implantação de serviços disponibilizados online pelo portal municipal para todos os contribuintes, facilitando o acesso e aumentando a arrecadação; Planejamento com implantação do GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos); Obras e Serviços Públicos juntamente com Agricultura, Pesca e Defesa civil com geoprocessamento e monitoramento em tempo real do tempo e previsão de chuvas, além da possibilidade de vídeo-conferência com universidades e meios de pesquisas.

Comentário do blog: As informações aqui publicadas foram extraídas de um longuíssimo release da Secom da PMSJB. É uma proposta realmente ousada e interessante. Todos nós sabemos que a tecnologia não faz milagres sem pessoas capacitadas e motivadas. Além de tudo, o acesso à internet, coisa mais simples, hoje, não há em boa parte do município. Bom que a proposta seja ampla de inclusão e de acesso geral ao cidadão em todo o município. Com se sabe SJB é praticamente uma área quadrada com 20 quilômetros de cada lado: de Barcelos a Atafona, de Atafona ao Açu e do Açu até Barra do Jacaré na divisa com Campos. Integrar o município com comunicação e interligação das suas diversas localidades é um desafio. Fazer com que alunos, moradores tenham acesso a informações de educação, saúde, impostos e outros documentos será um grande ganho. Porém, é preciso não ter ilusão de que um processo como este não acontece do dia para a noite. Torçamos para que a coisa funcione.

6 comentários:

Anônimo disse...

Professor Roberto, quero parabenizá-lo pelo comentário uma vez que como morador de São João da Barra faço das suas palavras as minhas, pois um município que no ano de 2009 ficou em penúltimo lugar no IDEB no estado do RIO, e em primeiro lugar em índice de infestação de dengue e a prefeita municipal teve suas contas bloqueadas e foi condenada pelo ministério público federal a devolver 27 milhões de dinheiro mal utilizado na saúde, deveria primeiro olhar para as necessidades básicas tais como:
Construir um Hospital Municipal,
Construir casas populares entre outras coisas mais,Abs.

Paulo J. Rangel

denis disse...

Só sei que desde 2005 a prefeitura tenta implantar esse PROMIL no município todo e só agora que vem funcionando meio capenga ainda, fiz o curso técnico em informática industrial (CEFET/IFF) aqui no Açu e em 2 anos a internet da prefeitura só funcionou 2 meses. Vamos torcer para que até o fim da próxima década esse projeto funcione, espero que não esqueçam do básico também, pois há tantas prioridades e essa está me parecendo mais uma daquelas do Grupo X, marketing, marketing e marketing, sem muitas mudanças profundas no que diz respeito na melhoria dos serviços públicos!
Outro dia tive a oportunidade de conversar com uma pessoa que queria investir aqui em SJB, mas ele ficou impressionado com a falta de infraestrutura e o despreparo dos órgãos públicos para fazer uma simples consulta, SJB na parte burocrática está no século passado ainda, onde quem conhece o político passa na frente, enquanto o empresário sério tem que esperar, não é atoa que o Sr. X estreitou tanto a amizade dele com os governos.

Carlos ribeiro disse...

Professor mais uma vez parabéns pelo excelente BLOG, que prima pela imparcialidade, principalmente não se identificando com nenhum grupo político de Campos.

Professor sou estudante, preciso fazer um trabalho de escola e necessito saber quanto APROXIMAAMENTE, Campos do Goitacazes recebeu de ROYALTE, desde 1988, até julho/11. Se possível indicar a fonte da informação. De prefêrência que a fonte seja a PETROBRAS.
Aguardo respostas.
Antecipadamente grato pela ajuda

Roberto Moraes disse...

Caro Carlos,

Nesta página (ferramenta) InfoRoyalties você pode extrair a informação que desejar.

Lembre que as receitas dos royalties são divididas em participações especiais (pagas trimestralmente) e royalties propriamente dito, que são quotas pagas mensalmente.

http://inforoyalties.ucam-campos.br/

Sds.

Pedro Caetano disse...

Muio curioso essa questão,temos precariedade em tudo e a prefeitura com esse mega projeto em gestão integrada.
Professor estão sonhando alto de mais com isso ,pois a internet de banda larga que temos não passa de banda média(isso sendo paga).. usar Voip com a internet que temos vai ser o mesmo que utilizar código morse e pode ter certeza com muitas falhas.
Um mega projeto como esse não é tão simples ainda mais com equipamentos tão caros,se a prefeitura levou quase 3 anos para comprar um rádio(internet wireless) que hoje custa menos de R$ 2500,00 imagina quanto tempo para fazer esse projeto realmente ir pra frente.

Anônimo disse...

Isso não passa de propaganda!
Pelo visto o Professor nunca tentou usar a internet a rádio de SJB.
Quem comprou antena e modem jogou dinheiro fora.