sexta-feira, dezembro 04, 2015

Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) em nota chama atenção para riscos de perda das conquistas da nossa democracia desde 1988

O professor e pesquisador George Coutinho enviou ao blog o teor da nota da ABCP:

"A Associação Brasileira de Ciência Política vem a público expressar sua preocupação com o pedido de impeachment do mandato exercido pela presidente Dilma Rousseff, aceito ontem pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. A ABCP conclama os atores políticos do país a agirem com responsabilidade na defesa da estabilidade das instituições democráticas.

Embora o instrumento jurídico-político do impeachment faça parte da institucionalidade democrática existente no Brasil, causa perplexidade e preocupação a forma como ele foi aceito pelo presidente da Câmara dos Deputados. Acuado por gravíssimas denúncias de corrupção e ocultação de recursos no exterior, o deputado Cunha utilizou-se do instrumento, talvez o mais importante na defesa da ordem democrática, como arma na tentativa de resguardar seus interesses privados. Por conta disso, a ABCP expressa a sua perplexidade diante da utilização ilegítima e sem fundamentação jurídica do instrumento do impeachment por uma das mais altas autoridades da república.

Independentemente das opiniões favoráveis ou contrárias ao governo de Dilma Rousseff, a ABCP chama a atenção da população brasileira para os riscos iminentes diante das grandes conquistas da nossa democracia desde 1988. Temos no Brasil instituições republicanas fortes, um judiciário independente e uma cidadania ativa. Acreditamos que o grave momento por que passa a democracia no país tem de ser resolvido no sentido do reforço da legalidade, da impessoalidade, do interesse público e do equilíbrio entre os poderes que têm inspirado nossa construção democrática desde 1988."

13 comentários:

Anônimo disse...

O ideal seria que todas as pessoas físicas e jurídicas, ao se manifestassem, tivessem de dizer da onde vem o seu dinheiro, a sua renda. Seria muito mais fácil de se saber qual é verdadeiramente as suas intenções .

Roberto Moraes disse...

Melhor ainda seria que também os comentaristas que aqui aparecem para defender investidores, as empresas e aqueles que elegem para atender seus interesses, pudessem ter a coragem de pelo menos se identificar.

Mesmo que seja para repetir o que a Globo e a mídia comercial já faz.

Aqui querem diálogo, transparência e reciprocidade, mas se escondem, da mesma forma que a mídia esconde como operam as articulações com o poder público, como a Folha de SP com os governos tucanos e ainda para explicar os processos de sonegação da Globo e os esquemas e propinas com Ricardo Teixeira, a CBF, Traffic, Fifa, etc.

George Gomes Coutinho disse...

Bem, o meu vem de impostos, indiretos e diretos, que pagam o meu salário como professor federal. Em verdade, tal como o próprio Roberto, é a realidade de servidores públicos do país. Tal realidade é a mesma de meus colegas que neste momento organizam e administram a ABCP, uma associação profissional e civil. Sobre isso, convido o ilustre anônimo a conhecer tanto o sítio da associação (http://www.cienciapolitica.org.br) quanto as diretorias (http://www.cienciapolitica.org.br/diretorias/). Se tiver paciência verá que há colegas de instituições federais e estaduais aprovados em concurso público de diferentes estados da federação.

As intenções da ABCP, caso o ilustre anônimo não tenha compreendido, é zelar pela qualidade institucional do Brasil ante uma aventura tresloucada que tem sido apresentada como panaceia. Inclusive, dentre os sócios da ABCP, há aqueles que desenvolvem pesquisa comparada entre sistemas políticos de diversos Estados Nacionais. Usualmente a praxe, em casos de impedimento como amargo remédio constitucional em democracias representativas liberais, não é redundar em futuros alvissareiros.

Nesse caso falo pela ABCP sem a anuência da mesma e, por conseguinte, falo por mim. Mas, concordo que seria realmente interessante o "jogo aberto" que o anônimo incita. Inclusive por desconfiar das intenções de certos "policiais da moral" supostamente "impolutos" que pululam por aí nesse momento.

Anônimo disse...

Kkkkk que associação é essa? Dilma já foi tarde

Anônimo disse...

Caro blogueiro, como querer insinuar exigir transparência e coisas do genero, se da mesma forma, Lula,seu filho, Dilma, e a maioria dos petistas, escondem da nação, a origem de seus ganhos, suas fortunas, muitas vezes suspeitas.

Afinal de contas, a atividade fim principal da Petrobras, seria explorar petróleo, logo, como explicar quase 5 mil, jornalista trabalhando direta e indiretamente para a referida empresa ?
Isso é ou não é uma aberração, tem mais jornalista, que a rede globo, cuja atividade fim, é realmente o jornalismo.

Por força da democracia, os petistas podem até contra-argumentar, sobre o pedido de impeachement, mas, esse instituto é legal, é previsível e consta na lei maior da nação brasileira.Quem infringir um de seus preceitos legais, está sujeito as suas sanções penais e administrativas.

douglas da mata disse...

Eu gostaria que esse asno aí de cima mostrasse as provas, o processo, a sentença, enfim, onde está (além das revistas de esgoto onde ele pasta) algo em desabono a conduta de Lula, seu filho, ou a presidenta.

Ao contrário: Há processo do filho de Lula e do próprio Lula processando seus detratores por calúnia e difamação, e que se encontra em andamento (fato que os cretinos escondem).

Por outro lado, a lengalenga da vez é apelar para a suposta legalidade do impeachment, como se a palavra, por si só, trouxesse implícita sua legitimidade.

Imagine que eu plante provas na sua casa, coloque uma arma na sua mão, utilize declarações de presos, use a mídia, enfim, monte um processo e depois peça ao juiz sua prisão ou um mandado de busca em sua casa.

Tudo aparentemente legal? Claro, mas a essência do processo (a árvore) está envenenada, e logo assim estarão seus frutos, apesar de aparência sadia (legal).

O impeachment é um instrumento legalmente instituído, mas há exigências legais para que seja utilizado.

Eu tenho uma arma e uma outorga do Estado para praticar atos de polícia, mas não posso sair por aí coagindo todos os que imagino suspeitos de algo...

Isso é Estado Democrático de Direito, que não é uma garantia aos que, supostamente, tenham praticados crimes, mas a todos que têm o direito a mais ampla defesa posível...e bem antes disso: De não ter processos instaurados contra si sem justa causa...


Eu te pergunto, Roberto, de onde vem essa gente? De que tipo de pocilga ou cocheira saem esses animais? Será que as coisas são tão dificeis de entender assim?

Por que não leem, estudam, fazem política e apresentam um projeto de poder que ofereça alternativa à população, e ganham nas urnas?

Será que esses beócios imaginam mesmo que convencem alguém quando falam em moralidade?

Anônimo disse...

Tive de salvar esta página em PDF para apresentar a alunos de uma universidade em que farei uma palestra sobre a "real democracia" da Missa Negra e seus apaixonados fiéis seguidores.

É épica a ignorância (do saber e do tratamento dado a quem discorda)!

Anônimo disse...

Ué, mas um dos filhinhos do Lula é que ganhou 4.000.000,00 (quatro milhões de reais!) copiando um texto do Wikipedia, a título de consultoria.
Como pode isso, Douglas?
Não se trata de invenção, é resultado de uma investigação da PF.

Roberto Moraes disse...

Veja o patamar em que o comentarista se coloca e suas argumentações.

não tem coragem de debater se assumindo e elege para si a suprema sapiência acadêmica para julgar e alegar ignorância para quem lhe contesta e quer fazer crer o inverso.

Jogo simplório de retórica de quem sequer tem coragem de assumir posições, apesar de julgar avaliar pessoas, ideias e associações, tentando ainda inverter os lados.

Quem está com os poderosos e dispõe de todos os meios econômicos, midiáticos é o poder que está com Cunha com PSDB e que hoje quer o impeachment. Não o inverso.

Até parece que o blog e o blogueiro tem poderes maiores do que os adversários de suas ideias como o comentarista que aqui comenta. Quisera eu poder usar as mídias para exercer o direito de responder e debater que o blog pratica.

O resto é lero-lero.

Como já fiz outras vezes abro o debate dno perfil do FB onde estas mesmas posições estão publicadas.

Anônimo disse...

Entrando em mais detalhes dos sustentos, de onde vêm as receitas, dá para entender melhor as intenções da nota.
Mais uma vez, os fatos confirmaram a teoria. Geralmente há interesses financeiros por trás das ações das pessoas. Os verdadeiros interesses.

douglas da mata disse...

Meus deuses, que "universidade" aceitaria um palestrante como esse?

Será que o cara vai mesmo mostrar a audiência a pobreza conceitual que exibiu aqui?

Diante do debate sobre a teoria da Árvore dos Frutos Envenenados (The fruits of the poison tree) e suas repetições (ad nauseam) de que Lula fez isso, ganhou aquilo (sem nenhuma prova), o cara responde que irá copiar os comentários para estrutura sua opinição sobre Democracia...

É isso mesmo?

Ah, me convide para a palestra amigo, e me exponha a vergonha de ter que defender meus argumentos primitivos (fieis da missa negra) contra seus geniais tratados acadêmicos...

Eu não me importaria em jogar no terreno do adversário...

Será que ele teria coragem?

Não, creio que não, esse pessoal é bom de anonimato...deixemos eles por aqui, vindo aqui para levar chineladas nas popinhas golpistas...

George Gomes Coutinho disse...

Pois é... a nota da ABCP conseguiu incomodar o Reinaldo Azevedo: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/tarados-morais-das-mais-diversas-vertentes-saem-contra-o-impeachment-para-combater-a-direita/

O alvo não é só a ABCP... a CNBB entra como possível nicho formado em sua integralidade por "pedófilos" e outras acusações tantas e difusas.

Ler o Reinaldo causa alguma dor de cabeça para qualquer pessoa que tenha interesse de se informar de maneira minimamente qualificada... Mas, os comentários dos "seguidores" dele (falo seguidores pq me parece um comportamento de seita...) é realmente de causar ânsia de vômito... Comentários irresponsáveis e inconsequentes de toda ordem, difamações, ilações, etc... Quase todos protegidos pela covardia do anonimato, tal como costumo ver aqui no blog e no blog do Douglas. O anonimato funciona como proteção para "crianças morais" que não desejam assumir a responsabilidade do que alegam ou apresentam.

Prosseguindo, se eu fosse um dos colegas citados pelos "seguidores" do Reinaldo, procuraria reparação imediata e severa na justiça comum.

Porém, a ABCP emitiu uma resposta ao cronista da Veja que está disponível aqui: http://www.cienciapolitica.org.br/nota-em-resposta-a-reinaldo-azevedo/#.VmXxr7grLIU

O tom é absolutamente de "outra natureza", como água e óleo... A nota da ABCP consegue, inclusive, ser didática... Só falta perguntar "quer que eu desenhe?" ao explicar, pacientemente, que as sociedades científicas, sendo a própria ABCP apenas uma delas dentre tantas outras, são uma realidade não só no Brasil como no mundo... Enfim... Há a desconstrução dos argumentos do Reinaldo em cada ponto possível de ser feito com a devida responsabilidade e espírito público que devem guiar este tipo de debate. Mas... enfim...

Só não espero que o anônimo da Missa Negra ou outros tantos, possivelmente leitores de Reinaldo, façam a leitura da nota da ABCP em resposta. Tampouco que exista a divulgação e/ou postagem da nota pelo próprio Reinaldo Azevedo como mandaria qualquer incursão honrada na esfera pública. Depois reclamam da lei de direito de resposta como suposta "lei da mordaça"...

Anônimo disse...

Viva Temer