quarta-feira, dezembro 09, 2015

Mineradora Anglo American demitirá 85 mil trabalhadores

A mineradora britânica Anglo American, dona do Sistema Minas-Rio, que extrai minério de ferro, no município de Conceição do Mato Dentro, MG e exporta através do Porto do Açu, anunciou, numa apresentação, feita ontem a acionistas que demitirá 85 mil trabalhadores, dois terços de um total de 135 mil empregados.

O anúncio aconteceu ontem, terça-feira, dia em que a tonelada de minério de ferro caiu para US $ 39,60, seu nível mais baixo em 10 anos. depois de ter atingido um pico de quase US $ 200 em 2011, segundo informa matéria do jornal espanhol El País.

Ainda segundo nunciou a Anglo American, a empresa vai vender cerca de 35 minas. O objetivo é terminar o ano de 2017 com apenas 20 áreas de extração e 50.000 funcionários. 

A empresa britânica diz que não é a única mineradora embarcou em tais processos devidos aos baixos preços das commodities, mas a sua dependência do minério de ferro tornou-a particularmente vulnerável. Não há notícia sobre quais negócios da empresas serão vendidos.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Roberto Moraes disse...

Comentário acima foi excluído a pedido da pessoa citada como autora.

Roberto Moraes disse...

A Érica Moura citada no comentário retirado acima, que foi falsamente tida como autora, enviou por email ao blog um pedido para esclarecer sua posição. O blog publica abaixo:

"Sou a verdadeira Érica Cristina de Moura, de matrícula 6099638 que trabalha na empresa Anglo American na cidade de Conceição do Mato Dentro. Declaro que a denúncia postada em meu nome anteriormente neste blog é falsa. Sou grata a empresa Anglo American e a minha chefia pela oportunidade de me desenvolver profissionalmente e como pessoa também. Quem me conhece sabe que jamais tomaria uma atitude dessa.

Obrigada
Érica Moura."