terça-feira, maio 24, 2016

O desmonte e a entrega das rendas petrolíferas do Brasil

O setor de petróleo é um dos eixos claros de intervenção do governo temerário-golpista. Ele evidencia a dimensão geopolítica da trama midiático-jurídica-parlamentar do golpe, e clarifica as ações que a aliança tucano-pemedebista oferece, assumindo sua incondicional subordinação e dependência que tenta anular nossa antiga luta pela soberania nacional.

Assim, o governo temerário anunciou hoje pela manhã, sua disposição em acabar com o Fundo Soberano que tem recursos gerados pelas rendas petrolíferas do país.

O Fundo Soberano já acumula mais de R$ 2 bilhões e começava a crescer. Ele visava transferir para a população os recursos das nossas riquezas minerais para ser utilizado em serviços de educação e suplementarmente com saúde para o povo. 

É histórico em todo o mundo a disputa pela renda petrolífera entre o Estado e as empresas. Impostos, royalties, outorgas, fundo soberano são formas e instrumentos tributários e de regulação para dividir com a população, os dividendos gerados pela extração da riqueza inter-geracional.

Eles são tão ou mais importantes que o patrimônio sobre os ativos petrolíferos descobertos e transformados em reservas. Reduzir a regulação, abrir mão destes fundos é facilitar o lucro das petroleiras operadoras da extração, em detrimento do Estado que precisa cumprir o seu papel de viabilização dos direitos e bem-estar da sua população.

A decisão do governo temerário de meter a mão nestes recursos para pagar déficits é o início do fim das obrigações constitucionais em favor dos direitos sociais dos cidadãos. 

O próximo passo é acabar com o regime de partilha, mais adequado para áreas como a do pré-sal de grande e conhecido potencial; repassar os ativos das reservas de petróleo; reduzir ao máximo as exigências de regulação, entre elas, a Política de Conteúdo Local (PCL), etc.

O entreguismo segue sem nenhum pudor o ritmo do governo golpista. Agora, a elite econômica, volta para o seu esporte preferido: entregar as riquezas e viver de rendas ficar com um percentual do que for entregue.

Seguem o script ao acabar com o fundo soberano porque já decidiram repassar os ativos e as rendas petrolíferas para os gringos. Serra e a elite paulista, por trás do vazamento da Folha, seguem sua escaramuça para entregar à Chevron, o prometido.

5 comentários:

douglas da mata disse...

Caro amigo,

Nenhuma novidade. O figurino do golpe e dos golpistas é: Devastar tudo, não se importando com a impopularidade das medidas.

Até porque, como sabemos, o complexo midiático-judicial está a postos para dotar a propaganda oficial das cortinas de fumaça.

Claro que esse não é um jogo cartesiano, pois como diria o adágio, "falta combinar com o adversário".

Pois é, será a nossa resistência que determinará o resultado, e vou repetir algo que li hoje no blog do Nassif (acho que um texto de Sérgio Saraiva):

O momento, apesar do paradoxo, é favorável, pois só um desgoverno de cretinos e "parlapatões"(nas palavras do autor) para dar ao público a exata dimensão do que foi feito pelo PT, ou seja, antes frágil, Dilma e o PT começam a acumular capital político frente às descaradas ratazanas que roem o patrimônio público.

O silêncio dos imbecis que rondam por aqui já é um sinal. Bando de babacas, devem estar com cara de cachorro que caiu da mudança.

É certo que os cínicos estão exultantes, mas os bocós úteis (a maioria manipulada pelo lixo tóxico midiático) deve estar escondida de vergonha, ou pior, vomitando impropérios fascistas contra a política.

Anônimo disse...

Sim, fica cada vez mais evidente o quanto o PT roubou e deixou roubar este país. Cretinos são os petistas, os petralhas.
Quebraram a Petrobras. Criou uma situação insustentável para o país. A economia toda parada. Inviabilizou o regime de partilha (como uma empresa quebrada pode agora participar de 30% em todos os projetos?) O BNDES com dinheiro sobrando para financiar o bolsa empresário. E ninguém imaginava que fosse tanto dinheiro.
Petistas, bando de espertalhões.
O culpado de tudo, do antes e do depois é o PT. Por que não fizeram um governo honesto? sem roubalheira? Agora não adianta conversa molhe, com mais do mesmo. Perderam por completo a credibilidade.

Anônimo disse...

Acadêmicos de teorias rizíveis!

Anônimo disse...

Professor Roberto conheço está tchurma. Aí está a turma da Globo e da Veja. Os coxinhas, que viraram trouxinhas e agora andavam escondidinhos kkkk.

O do ferro velho que defende a ditadura, enquanto vende seus roubos e ainda o professor golpista que vive isolado na Uenf.

Estes sim, são de chorar.

Anônimo disse...

ferro no ferro velho do defensor da ditadura