segunda-feira, maio 09, 2016

Blog avalia sua atuação e traz lista de postagens sobre o setor de petróleo no último mês

O blog está próximo de completar doze anos de contínua atividade. Uma de suas principais razões de existir sempre foi de dividir e compartilhar informações e análises.

Como se trata de um blog pessoal, os assuntos tendem a se diversificar conforme as leituras, construções mentais e visões de mundo do autor, o seu blogueiro.

Desta forma, as temáticas e as abordagens foram migrando de escalas e também interpretações, embora, sem deixar completamente - assim imagino - algumas observações que estão presentes desde a postagens iniciais no ano de 2004.

Neste processo é quase natural que as atividades pessoais do blogueiro assuma uma quantidade de abordagens maior neste espaço. Como a maioria dos leitores e colaboradores sabem, eu, desde 2011, ampliei a pesquisa que vinha fazendo sobre o desenvolvimento regional.

Assim, estudando e pesquisando o setor petróleo e a relação deste com os inúmeros projetos portuários no ERJ e na Região Sudeste, eu acabei sentindo a necessidade de ampliar a escala de observação do fenômeno a nível nacional e global.

É um assunto vastíssimo e que traz demanda de estudos e análises em diferentes campos das ciências: política, econômica (mais macroeconômica), social, geográfica, geopolítica e outras, em diferentes escalas. Como se vê um desafio que vem acompanhado de enormes riscos de análise e interpretação.

Desta forma é que decidi, já lá atrás, ampliar o compartilhamento destas informações e análises aqui neste espaço. O objetivo foi duplo e simultâneo: manter a relação que já tinha com inúmeras pessoas, através deste espaço, mesmo que várias tenham interesses limitados por estes novos assuntos, mas também tentar o de não perder o chão da realidade regional, diante do voo sobre outras escalas.

Além disso, eu entendi que a apresentação de análises pontuais neste espaço foi se constituindo e ampliando a já extensa e rica rede de interlocutores, que integrada à anterior, mais regional, passou a permitir investir nestas abordagens interescalares, mais amplas e mais riscas, mesmo que mais arriscadas.

Posso dizer, que de certa maneira, aqueles que se interessam pelo tema, estão podendo acompanhar, cotidianamente, a evolução das interpretações que venho fazendo ao longo do principal objeto de meus estudos e pesquisas.

Entendo isto como uma forma de colaborar, sem maiores pretensões, apenas contribuir, com quem se interessa pelo assunto, sejam gestores públicos, outros estudiosos e pesquisadores e ainda um leque considerável de jornalistas e também gente do setor produtivo, de diversas áreas.

Neste aspecto vale deixar registrado que este caminho se manteve como de mão dupla. Tanto trago e debato informações, como recebo pelo blog, facebook, e-mail e outros meios, um conjunto enorme de informações, contribuições e análises que enriquecem aquelas originalmente postadas, transformando-as em produções coletivas.

Assim, eu penso que ajudo a romper - de novo sem maiores pretensões e mais como experiência e visão política pessoal - a uma tendência da universidade (ou da academia, se preferirem), mesmo contra o esforço de milhares - de manter de forma fechada, em alguns momentos até hermética, o pensamento produzido e debatido em seus importantes espaços.

Não se pode prescindir da universidade para a construção do conhecimento, mas não se deve ter a pretensão de considerar que ali é o único espaço onde isto acontece. Aliás, tornar a evolução dinâmica do conhecimento e o do pensamento menos fechado e hermético é indispensável para todos e fator importante para as civilizações, bem para além das nações.

Assim, nesta toada, eu posso dizer as principais construções e interpretações que venho fazendo desta pesquisa que ainda estou envolvido, além do que seria razoável (sic) estão sendo aqui apresentadas e discutidas, antes, ou em paralelo, aos debates acadêmicos de seminários, congressos, mesa-redondas, palestras e aulas.

Penso que assim, dou a minha colaboração desinteressada em saber sobre as citações e referências, às vezes tão disputadas na academia. Conhecimento é processo, assim o valorizo mais do que como poduto. Assim, somos instrumentos que ligamos o que vem do processo histórico e que poderá ajudar à construção de novas hipóteses, críticas, sínteses e conhecimentos.

É evidente que corro riscos enormes porque as abordagens e as linguagens precisam ser diversas, mas nem tanto, se elas efetivamente buscam a integração entre estes mundos, às vezes tão distintos e tão fortemente separados, talvez, até segmentados. Vejo como natural e recebo com satisfação tanto as sugestões, quanto as críticas. Como já disse elas enriquecem as análises.


Postagens mais recentes sobre o setor petróleo nas diversas escalas
Enfim, o breve (sic) preâmbulo acabou aparecendo em minha reflexão apenas para apresentar e organizar uma lista neste último mês de um total de 23 postagens sobre o setor de petróleo em diversas escalas e dimensões.

Lá atrás no tempo, eu fiz isto para as centenas de postagens sobre o processo de implantação do Complexo Logístico-industrial do Porto do Açu. Esta lista depois se transformou numa seção do lado direito deste blog que é muito usado por pessoas interessadas em pesquisar o assunto. Infelizmente, por falta de tempo, a catalogação das notas sobre o Porto do Açu, estão listadas apenas até outubro de 2015. Prometo que adiante atualizarei este catálogo.

Pois bem, antes de organizar um novo catálogo sobre as postagens mais recentes sobre análise global, nacional e regional sobre o setor petróleo, eu ofereço aos que se interessam pelo tema, uma lista com os títulos e respectivos links das postagens sobre o tema entre 6 de abril de 2016 e 7 de maio de 2016.

Pela quantidade e percentual destas postagens é possível identificar como o blog ficou intensamente tematizado nestes últimos tempos. Era esperado que isto acontecesse.

Interessante ainda observar que o fato, se de um lado pode ter reduzido o interesse de alguns antigos leitores, de outro despertou o interesse de inúmeros outros, a ponto de ter elevado o número de seguidores e de leitores habituais deste espaço, de forma bem surpreendente.

Ou seja, aparentemente, houve também uma ampliação espacial dos leitores, colaboradores e comentaristas do blog. Percebo isto não apenas pelos comentários no espaço para isto no blog, mas também pela quantidade de emails de quem não tem interesse em diálogo público e que prefere a conversa direta e pessoal com o blogueiro.

Assim, eu penso que esta lista das postagens mais recentes sobre o setor petróleo no mundo, relacionando-as à conjuntura política no Brasil, ajuda também a compreender parte dos problemas que vivemos.

É também identificável a interpretação de quanto o setor petróleo exerce de forma, algumas vezes assustadora, uma certa supremacia, quase aniquilando outros setores. E ainda, o quanto ele e estratégico, não apenas na dimensão econômica, mas também geopolítica, onde o que está em jogo é o controle das nações na luta por hegemonia.

Enfim a lista, que tentarei manter atualizada mês a mês a partir daqui:

5 de abril de 2016:
Ao contrário do que se divulga, o atual baixo preço do barril de petróleo ajuda no aumento da produtividade do pré-sal.
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/ao-contrario-do-que-se-divulga-o-atual.html

7 de abril de 2016:
O crescimento do gás na matriz de energia do Brasil, seus significados em várias dimensões, inclusive a geopolítica.
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/o-crescimento-do-gas-na-matriz-de.html

8 de abril de 2016:
Ânsia entreguista do nosso setor de óleo & gás pela elite econômica, não bate com o que pensam e fazem os presidentes das petroleiras de 34 países. Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/ansia-entreguista-do-nosso-setor-de.html

Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/especulacao-e-lucro-com-petroleo.html

12 de abril de 2016:
Agência de risco corta nota de 3 grandes petroleiras: Shell, Chevron e Total.
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/agencia-de-risco-corta-nota-de-3.html

13 de abril de 2016:
Ainda sobre os relatórios das agências de risco, sobre as empresas do setor de petróleo.
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/ainda-sobre-os-relatorios-das-agencias.html

14 de abril de 2016:
Segundo a Opep, o Brasil terá em 2016 uma das mais altas produções de petróleo no mundo.
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/segundo-opep-o-brasil-tera-em-2016-uma.html

14 de abril de 2016:
Governo do México decide capitalizar sua estatal de petróleo em US$ 4,2 bilhões.
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/governo-do-mexico-decide-capitalizar.html

25 de abril de 2016:
Nova fronteira de exploração offshore de petróleo no Brasil: Margem Equatorial
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/nova-fronteira-de-exploracao-offshore.html

25 de abril de 2016:
Novo recorde no pré-sal em março: só da Petrobras 1,104 milhões de barris por dia
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/novo-recorde-no-pre-sal-em-marco-so-da.html

25 de abril de 2016:
Arábia Saudita maior produtora e exportadora de petróleo é também obrigada a se mexer diante da crise dos baixos preços do petróleo que ajudou a instituir
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/arabia-saudita-maior-produtora-e.html

26 de abril de 2016:
Ainda sobre a Arábia Saudita e sua dependência do petróleo: a maldição que também nos atinge
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/ainda-sobre-arabia-saudita-e-sua.html

28 de abril de 2016:
Preço do petróleo chega a US$ 47 com queda de produção dos EUA
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/preco-do-petroleo-chega-us-47-com-queda.html

28 de abril de 2016:
Helicóptero com petroleiros faz pouso forçado no bairro da Penha em Campos
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/helicoptero-com-petroleiros-faz-pouso.html

28 de abril de 2016:
300 mil petroleiros demitidos no mundo desde 2014
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/04/300-mil-petroleiros-demitidos-no-mundo.html

1 de Maio de 2016:
Agência de risco corta nota da petroleira americana Esso, como já fez com outras petroleiras: Shell, Chevron e Total. Isto não será destaque na mídia nativa
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/05/agencia-de-risco-corta-nota-da.html

2 de Maio de 2016:
Nos dois últimos anos, 3,2 mil fusões de empresas no setor de petróleo movimentaram quase US$ 1 trilhão, reforçando os oligopólios
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/05/nos-dois-ultimos-anos-32-mil-fusoes-de.html

3 de Maio de 2016:
"Companhias integradas dispõem de estrutura de gestão anticíclica". Elas possume mais capacidade para enfrentar os ciclos petro-econômicos
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/05/companhias-integradas-dispoem-de.html

3 de Maio de 2016:
Discussão sobre a crise em Macaé tem prioridade invertida
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/05/discussao-sobre-crise-em-macae-tem.html

4 de Maio de 2016:
Quinta Frota dos EUA conclui exercício militar no Mar do Oriente Médio: o que isto tem a ver com o Brasil?
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/05/quinta-frota-dos-eua-conclui-exercicio.html

5 de Maio de 2016:
"Onda de falências" entre empresas do setor de petróleo nos EUA. Casos já chegam a 59
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/05/onda-de-falencia-entre-empresas-do.html

6 de Maio de 2016:
Política de Conteúdo Local no setor de petróleo e gás é campo de disputa
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/05/politica-de-conteudo-local-no-setor-de.html

7 de Maio de 2016:
Arábia Saudita faz significativas mudanças em seu governo e em suas estratégias, possivelmente para fugir da condição de alvo geopolítico
Link: http://www.robertomoraes.com.br/2016/05/arabia-saudita-faz-significativas.html

Nenhum comentário: