quinta-feira, maio 19, 2016

"Os últimos guerrilheiros" por Carlos Alberto Jr.

O jornalista campista Carlos Alberto Jr., ex-aluno da ETFC que fui encontrar em Angola, hoje, talvez, sentindo os rumos que o jornalismo tupiniquim tomariam, enveredou para a área de documentários e cinema. Assim, Carlos me escreveu para falar de um projeto interessante que tenta se viabilizar com recursos de captação (tipo crowfunding) cujo título é "Os últimos guerrilheiros". 

Assim, eu sugiro que leiam e contribuam, na medida do possível, porque cultura, também passou a tomar um rumo que os governos golpistas sempre destinam a quem fazem pensar e questionar.

Assim, Jr. apresenta seu projeto: "A ideia de escrever um livro-reportagem sobre ex-guerrilheiros sul-americanos surgiu durante pesquisa para um projeto de documentário relacionado a movimentos de esquerda no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. As leituras me levaram à Junta Coordenadora Revolucionária (JCR), uma aliança entre grupos guerrilheiros de esquerda sul-americanos para financiar e organizar operações conjuntas de combate às ditaduras nos países do Cone Sul. A Junta era formada pelo Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR), do Chile; o Ejército Revolucionario del Pueblo (ERP), da Argentina; o Ejército de Liberación Nacional (ELN), da Bolívia; e o Movimiento de Liberación Nacional - Tupamaros (MLN-T), do Uruguai. Os grupos foram dizimados pelas ditaduras. Boa parte dos integrantes acabaram presos, torturados e mortos. A primeira fase do projeto pretende resgatar a trajetória de três personagens que contribuíram para a luta contra os regimes militares em seus respectivos países".

Leiam aqui mais detalhes sobre o projeto e sua busca de financiamento. 

Um comentário:

Carlos Alberto Jr. disse...

Obrigado pela força, Roberto!