sexta-feira, novembro 18, 2011

Meia dúzia de perguntas sobre o vazamento de óleo no mar na Bacia de Campos

  1. Por que só oito dias depois do anúncio as autoridades sobrevoam o local e fiscalizam a empresa?
  2. Se os royalties são para compensações ambientais porque não há equipamentos e equipes de contingência para fiscalizar e agir em situações similares?
  3. Por que acreditaram nas primeiras informações das empresas?
  4. Quem garante que a ocorrência a mais de mil metros de profundidade não se deu por conta de operações inadequadas no processo de perfuração e não pela faladas “fendas” que sugerem ao público leigo, digamos que um problema quase que “natural”?
  5. Por que a grande mídia não quis se aprofundar antes sobre a questão?
  6. Será que se a ocorrência fosse numa instalação da Petrobras o tratamento seria o mesmo?Link

As perguntas pretendem apenas aprofundar o tema. O blog anunciou o vazamento aqui no dia 10/11 e também aqui no dia 15/11 um leitor já levantava uma desconfiança que hoje se coloca novamente entre as perguntas listadas acima.

8 comentários:

Anônimo disse...

A mancha de óleo não chegou às praias porque tem predominado o vendo sudoeste desde o início do vazamento.

Se predominar o vendo nordeste, o que é o normal da região, a mancha tenderá a caminhar em direção às praias.

A ameaça continua.

Jornalista_Sem_mancha_de_oleo disse...

Eu só consigo explicar (isso nao justifica, apenas "explica") uma das perguntas *como dedução logica por ser eu do meio da comunicação.

Como diz a Dilma, "no que se refere" ao porquê das grandes mídias terem feito "vista de japones" a respeito da notícia, deve-se ao fato de que só a Petrobras gasta/investe cerca de MEIO BILHAO de Reais em publicidade desde 2009 *fonte: Estadao/Economia.

Só para patrocinar o futebol da Tv Globo, são + de 100 milhões anuais - e nao é nada dificil encontrar anuncios da empresa em uma diversidade sem tamanho de canais - sem falar em benefícios culturais via Lei Rouanet e o incentivo ao Cinema.

Sendo assim, de algum modo, todo mundo tem o rabo preso com a maior empresa brasileira, seja na publicidade ou no proprio custeio de peças, filmes e ate novelas. Quem ousará perder seus trocados em troca de uma notícia que ganha notoriedade virtual mas perde credibilidade* com a divulgação em blogs?

*[i] eu nao estou chamando este ou aquele blog de mentiroso, apenas lembrando que, na ânsia de aparecer, muitos blogueiros veiculam informações de origem duvidosa e/ou aumentadas (quem posta um ponto, aumenta outros pontos).

Sem a âncora da credibilidade que necessita a imprensa para existir, um blogueiro pode criar sensacionalismos que são desmentidos ate por outros pares seus e, isso sim, gera falta de credibilidade e desvaloriza o "furo de reportagem".[/i]

Enfim, pode manchar o mar de óleo, mas a imagem da empresa que paga o salario, não.

Anônimo disse...

PELA EXPERIÊNCIA DE 9 ANOS EMBARCADO, QUANDO SE FALA EM 400 LITROS DERRAMADOS É NA VERDADE 40000 LITROS. SEM CONTAR QUE O IBAMA APARECE EM NO MÁXIMO EM 1 HORA NA PLATAFORMA, FALO ISSO PRO EXPERIÊNCIA. SE FOSSE EM PLATAFORMA DA PETROBRAS JÁ ESTAVAM FALANDO EM PRIVATIZAÇÃO, MULTAS, INCOMPETÊNCIA DOS BRASILEIROS, ETC.
À PROPÓSITO, QUEM NÃO VÊ A DIFERENÇA ENTRE A CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO EM FAROL (QUE FOI EMBARGADA) E A CONSTRUÇÃO DO PORTO QUE VAI POLUIR MUITO MAIS QUE O AEROPORTO. CADÊ OS JUÍZES DE PLANTÃO?

CAMPOS CIDADE VERGONHA.

Paula disse...

Os danos ambientais deste vazamento deveriam ser compartilhados com os estados não produtores de petroleo.

Anônimo disse...

Só falta a empresa dizer q foi um maremoto q causou a fenda. Bando de gringo incompetente. Já fez merda no golfo do méxico, agora fez essa cagada aqui no nosso litoral.

Anônimo disse...

Anda boicotando meus comentários, professor? Suas perguntas carregadas de informação parcial bem demonstram o "interesse".

pierrô lunático

Anônimo disse...

Assim que o vento mudar para nordeste, que é o vento normal na região, a mancha de óleo deverá se dirigir para as praias.

É urgente uma medida de contenção e retirada do óleo que está no mar.

O óleo não chegou à praias porque desde o início do vazamento está ventando sudoeste, por conta de uma frente fria.

Se vier em direção às praias, é possível que atinja as praias do norte fluminense e até mesmo Cabo Frio, Niteroi e Rio de Janeiro de forma residual mas com potencial de grande estrago.

Anônimo disse...

Se não exite está equipamentos para recolher o óleo no mar a contento, que joguem areia para ele afundar. É melhor do que deixar o óleo chegar às praias. No momento, existe um avião sobrevoando a área e o que se vê é que a mancha estacionária. Se começar a ventar o nordeste, o óleo irá em direção à praias.