terça-feira, novembro 08, 2011

Pesquisa epidemiológica em SJB

A empresa de consultoria e assessoria gerencial Advisorsfoi contratada pela Ecologus Engenharia Consultiva, a serviço da LLX com apoio e parceria com a PMSJB, uma pesquisa epidemiológica da população do município de São João da Barra.
O chamado inquérito tem cerca de 200 questões distribuídas em 26 páginas que estão sendo aplicadas, por pesquisadores e, segundo informações chegadas ao blog, por agentes de saúde do Programa PSF, que tentam romper a resistência que alguns moradores estão tendo para expor as suas realidades.
O questionário levanta dados sobre:
Quantidade de pessoas da família; tempo de moradia em SJB; Renda; Formação; Tipo da casa; Acesso à água e esgoto, banheiro e cozinha; Meio de transporte; Se, e o quê produz? Destino da produção vegetal e/ou animal; Vizinhança; Lixo; Violência; Acesso e qualidade do atendimento na área de saúde; Cobertura de plano de saúde; Causas de morbidade; Doenças das mulheres; Acidentes de trânsito; Casos de cânce na família; Uso de fumo e álcool; Exposição ocupacional; Problemas respiratórios; Planejamento familiar; Hepatite; Saúde mental, Nível de stress, nervosismo e saúde mental; Percepção de como o morador gasta seu tempo, o que mais incomoda onde vive, problemas de saúde e suas possíveis causas, o que o porto trará de bom e/ou ruim, os meios que usa para se informar, como age para resolver os problemas de sua comunidade, etc.
Há informações de que alguns moradores têm resistido a exporem suas vidas, condições e percepções da realidade em que vivem.
Pela profundidade do inquérito (pesquisa) estes dados, sem dúvida, são importantes para a formulação de boas políticas públicas, inclusive a montagem e estruturação de medidas de prevenção e também de tratamento de saúde, como postos de saúde e um hospital que o município já necessita, além de outros programas de atenção ao cidadão.
Porém, é preciso também ter cuidado com o uso destas informações, pois elas, permitem, análises das situações individuais dos cidadãos, algo, que normalmente é exclusivo do órgão censitário, como o IBGE.

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor certamente essa pesquisa não é apenas focada em verificar o grau de satisfação/problemáticas enfrentada pela população residente naquele município ,mas uma forma que a empresa achou de se iterar de possíveis danos que sejam causados por ela e ter um respaldo através dessa pesquisa que não seja responsabilizada por danos causados ao meio(Social e Ambiental).