quinta-feira, novembro 24, 2011

Campos já está próximo dos 10 maiores orçamentos do país

Em 2009, o município de Campos dos Goytacazes era o 16º maior orçamento entre os 5.565 municípios brasileiros, incluindo as capitais e também aqueles localizados nas regiões metropolitanas de nosso país. Com o novo orçamento em 2012, aprovado na tera-feira na Cãmara Municipal, de 2,2 bilhões, devemos ter subido no ranking algumas posições, mesmo sabendo que outros municípios também terão crescimento de receita, porém, nenhum destes que está na frente de Campos possui renda tão grande oriunda dos royalties do petróleo. Por conta disto, o orçamento do municpípio de Campos dos Goytacazes para 2012 deve estar se aproximando dos dez maiores de todo o país. Observando as cidades com os dez maiores orçamentos de cidades, percebe-se que só Campinas e São Barnardo não são capitais de estados, mas estão em regiões altamente industrualizadas e com população, no caso de São Bernardo, quase o dobro de Campos, e torno de 800 mil habitantes, enquanto Campinas já passa de 1,1 milhão de habitantes. Cidade rica, povo pobre: enquanto a prefeitura tem tanto dinheiro, a renda de 86% da população é de até 2 salários mínimos, segundo o Censo de 2010 do IBGE. Veja abaixo a tabela dos maiores orçamentos municipais elaborado pela Frente Nacional de Prefeitos em seu Anuário de 2010:

5 comentários:

CARLOS RIBEIRO - DO MOVIMENTO PRÓ EMANCIPAÇÃO DA BAIXADA CAMPISTA disse...

Cidade rica, povo pobre. muito bem comentado, Dr. Roberto.

Agora tenham certeza que com esse vazamento de petróleo em alto mar, pela empresa americana Chevron, a tão propalada partilha dos royaltes perdeu muita força.

Apesar dos municípios que são beneficiados pelos royaltes, mostraram que sequer tem um plano de contigenciamento, ou seja de emergência, ou mesmo de fiscalização diária, no que tange aos desastres ambientais de petróleo em alto mar.

A perda de força,na Lei das partilhas do petréleo, acontecerá basicamente, por causa do vazamento do petróleo, em nosso litoral e não apenas, pelas faláceas deste ou daquele político, que certamente aparecerá na mídia, como o pai da "criança bonita".

É consenso na população instruída, que com a possível manutenção do cálculo atual dos royaltes, os deputados e senadores, deverão criar mecanismo e leis para que os prefeitos(as), não usem o dinheiro dos royaltes, ao seu bel-prazer, como está acontecendo até hoje. Que os royaltes tenham destinação especifica, em áreas que gerem um crescimento sustentável para a população da região beneficiada , ou seja, com investimentos maciços em EDUCAÇÃO e em CIÊNCIA TECNOLOGIA e INOVAÇÃO. Só assim nossa região sairá do atraso e da pobreza em que se encontra.

Anônimo disse...

Tudo em Campos é no superlativo ?
UM DOS PIORES INDICES DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DO BRASIL TAMBEM PERTENCE A CAMPOS.
ONDE ESTÁ O DINHEIRO?

Marcelo Siqueira disse...

Tem uma propaganda da prefeitura de Campos falando mil maravilhas da educação daqui. Talvez o anônimo das 02h47minh, o IDEB e o ENEM estejam errados. Deixem de perseguição.

MARIANGELA disse...

Uma coisa tá muito claro, conforme lista do orçamento 2010, disponibilizado recentemente pela Prefeitura de Campos, ao TCE/RJ(Tribunal de Contas),e divulgado pelo seu BLOG Dr. roberto, por ocasião da aprovação das contas públicas, da Prefeita Rosinha, ficamos sabendo que em todo ano de 2010, a nossa prefeitura, DESTINOU, a irrisória quantia , de R$346,00, para a ÁREA DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.

Diante desta grave constatação e desse crime contra a sociedade campista, percebe-se que essa política de Campos, vive no atraso e na irresponsabilidade. Até quando isso vai ficar?

Unknown disse...

Bom dia. Onde posso encontrar algum link que disponha sobre um ranking dos 100 maiores orçamentos do país.