terça-feira, março 25, 2008

Disposição para mudar a rotina

O blog tem ouvido, de alguns empresários e empreiteiros, o desejo de sair desta trágica rotina de ter que se obrigado, a participar de “esquemas para ganhar obras públicas em Campos”. Eles falam na disposição de trabalhar com os preços da Emop ou até menos e trabalhar honestamente, ganhando e perdendo licitações, tendo os seus lucros normais, mas sem necessidade de ter que dar 10, 20, 30 e dizem alguns, que até 50% dos valores, a intermediários delas. Afirmam que para isso é só ter pregão sério e pagamento em dia. Dizem que o mesmo ocorreria na venda de materiais, tanto de escritório, quando de insumos diversos, onde nem sempre o preço alto é o problema, mas o percentual de material a ser entregue.

8 comentários:

Anônimo disse...

Agora não adiantam posar de santos. Devem pagar pelos danos que causaram, tanto à população, quanto às outras empresas que faliram por terem se negado a participar do jogo sujo. Que história é essa que foram obrigados? Faça-me o favor!

Anônimo disse...

Seria o mesmo que justificar os roubos dos ladrões pobres.
Não tínhamos meios legais de sobreviver, e ainda devíamos propina aos policiais corruptos.

Anônimo disse...

Não seria o caso do blogueiro fazer a denúncia ao Ministério Público já que foi confidente dos ditos empresários e empreiteiros ?
Afinal vc não é padre nem foi seminarista como RH ...

Anônimo disse...

Não sei não...esses caras são cobras demais, é só mudar o governo que eles se alinham com os que estão no poder, afinal, é bem mais facil comprar alguém do que ter competencia e conseguir executar um projeto dentro do menor valor possível.

Porém...uma boa forma de diminuir isto, seria um pregão eletronico, aberto a qualquer empresa do brasil. Seria com certeza um incentivo a transparencia, e, a diminuição de preços, afinal, qual empresa do Brasil não gostaria de entrar (seriamente) em licitações de uma das prefeituras mais ricas do pais? Este fator seria muito importante, pois o pagamento certamente seria em dia. E sem intermediários.

Outro fator além desses citados, seria o incentivo a abertura de novas empresas (sérias) em Campos, gerando empregos e utilizando a mão de obra qualificada formada nas várias universidades da região.

Hoje o que vemos são os apadrinhados, ou os que apadrinham "laranjamente", abrindo empresas. Como sou engenheiro, ja vi dos mais bizarros possíveis, pessoas que não sabiam diferenciar cimento de concreto, e que no entanto ganham obras(se é que podemos chamar assim) de grande valornas licitações da prefeitura.

Em um cenário como esse, como um profissional qualificado abre uma empresa? Para que? Falir??

Resultado: empresas com profissionais sem qualificação, poucos empregos, e muito, muito dinheiro na mão (de poucos).

Bruno Lindolfo disse...

A meritocracia passou longe daqui...

Anônimo disse...

Coitadinhos dos nossos valorosos empresários e empreiteiros... tô morrendo de pena deles...foram obrigados, né?!! então tá...

Nenhum desses valorosos homens de negócios pensou em denunciar ou acionar judicialmente o achaque...

A quem eles acham que enganam...

Roberto vc me parece inteligente demais pra achar que essa gente só quer "lucros normais" , seja lá isso signifique. Esquemão há anos na prefeitura, seja quem for o prefeito e agora eles estão querendo "trabalhar honestamente"... Dá licença que vou ali vomitar e já volto.

Anônimo disse...

Professor Roberto, um grande passo em direção a moralidade, publicidade e impessoalidade que a atual administração dará se quiser, será na implantação do Pregão eletrônico. Não adianta discutir o sexo dos anjos.
Um grande abraço e parabéns pelo Blog, é de muita informação.

Anônimo disse...

Para essa turma de "empreteros".....desqualificados, até boleiro é dono de firma, so mesmo um PREGÃO na testa de cada um, pra ver se a consciência volta a funcionar.....MARTELO vem AÍ