quinta-feira, março 24, 2011

A barriga da classe “C” no Brasil e em Campos

101 milhões de pessoas no Brasil são da classe “C”, equivalentes a 53% de toda a população. As classes D e E correspondem a 25% e as classes A e B também somadas, a 21%. Os dados mostram que na antiga pirâmide social brasileira agora se tem uma "barriga" na faixa intermediária. O novo quadro é fruto da mudança de 19 milhões de brasileiros das classes D e E para a classe C. A pesquisa foi realizada pela Cetelem e divulgada hoje em vários sites e jornais. Veja no quadro abaixo a barriga da nova classe C no Brasil. Infográfico de O Globo.

Em Campos este blog havia divulgado na semana passada um estudo socioeconômico dos municípios fluminenses feito pelo Sebrae-RJ. No caso de Campos, assim como em todo o Brasil a predominância também era da classe C, só que com 51%. A diferença da pesquisa nacional e a de Campos é que a soma das classes A e B aqui teriam a segunda colocação com 29% e a D e E somadas 21%. Ou seja, por estas pesquisas a “barriga social” em Campos é maior encima nas classes A e B e menor embaixo nas classes D e E, quando comparadas com todo o país.

Um comentário:

Anônimo disse...

Então podemos esquecer toda aquela ladainha que cresci ouvindo de que no Brasil os pobres compõem a maioria.

Agora a classe média é a maioria e pelos percentuais a classe media-alta + elite tem quase o mesmo número dos pobres. A diferença é bem pequena 4%.

Fico feliz em conhecer esses dados da nova realidade.