sexta-feira, março 25, 2011

LLX poderá operar o porto com cargas de petróleo já em 2012. Contrato de aluguel de píer no Açu para empresa de petróleo deve ser fechado até julho

A LLX tem expectativa de fechar um grande contato com uma empresa petrolífera ainda no primeiro semestre do ano. O diretor financeiro da companhia, Leonardo Gadelha, afirmou que já tem inclusive um memorando de entendimento assinado, mas disse que o contrato de confidencialidade o impede de divulgar com qual empresa.

Em teleconferência com analistas de mercado Gadelha disse: “Estamos muito confiantes. Atualmente, estamos negociando com quatro grandes empresas de petróleo. E acreditamos que vamos fechar pelo menos um contrato ainda na primeira metade de 2011. Já temos memorando de entendimentos assinados. Mas estamos próximos de ter aprovações necessárias da contraparte e esperamos poder anunciar isso brevemente”,

Cada vez mais, os negócios de logística do grupo EBX, especialmente aqueles em estágio mais avançado estão relacionados ao setor de óleo & gás.

Neste novo negócio, o objetivo da LLX é alugar parte do píer no Porto do Açu para que pequenos navios possam coletar o petróleo nas plataformas na Bacia de Campos e levar até o píer para serem transferidos para navios de grande porte.

A operação gerará uma grande redução no custo de frete para as petroleiras. Segundo Gadelha: “Isto é muito interessante para empresas de petróleo e faz muito sentido para nós, porque já temos essa estrutura e a licença necessárias. Esperamos fechar esse contrato brevemente e será realmente um grande contrato para o porto”.

O modelo de negócio seria baseado na cobrança de uma tarifa fixa por cada barril de petróleo movimentado no porto. Segundo as contas realizadas pelo próprio diretor em um exemplo de operação possível pela LLX no Porto do Açu, se forem cobrados US$ 0,60 por barril, em um contrato que comece com a movimentação de 400 mil barris por dia, já seria uma receita diária de US$ 240 mil. “Em um ano, isso daria cerca de US$ 60 milhões de receita.

O diretor explicou que a companhia está transformando a infraestrutura do píer para a operação com petróleo até o início das operações do Porto do Açu, em 2012. O novo modelo de operação do porto prevê contrato de take or pay.

“Estabelecemos julho de 2013 para começar a embarcar minério de ferro e depois começar o fluxo de caixa. E o porto estará pronto antes, em 2012. Portanto, poderemos trabalhar com petróleo até 2012”, anunciou o diretor financeiro da LLX, Leonardo Gadelha.

Fonte: LLX.

Um comentário:

Unknown disse...

Professor Roberto , veja isso ! Impressionante !
Superporto do Açu contará com o maior guindaste naval das Américas
http://blogdojuniorcampos.blogspot.com/2011/03/superporto-do-acu-contara-com-o-maior.html