quinta-feira, março 24, 2011

Estudo sobre risco climático nos municípios fluminenses será lançado hoje pela SEA: Campos está entre as cidades mais vulneráveis

Do portal da Secretaria Estadual de Ambiente:
"O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, apresenta nesta quinta-feira o Índice de Vulnerabilidade Geral – um indicador composto de vulnerabilidades social, ambiental e de saúde que leva em conta os cenários de variação do clima nos municípios fluminenses. O projeto será apresentado no seminário Vulnerabilidade dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro frente às Mudanças Climáticas.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), em parceria com a Fiocruz, o Índice de Vulnerabilidade Geral mede o grau de fragilidade dos municípios fluminenses frente às mudanças climáticas, levando em consideração a vulnerabilidade da orla, dos recursos hídricos, das florestas, social e de saúde.

A partir dos cenários, que serão apresentados para cada um dos municípios do estado, a SEA poderá propor a implantação de políticas públicas para a adaptação social e de enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.

O Índice de Vulnerabilidade Geral foi desenvolvido com base em metodologia semelhante empregada em outros países do renomado pesquisador da Fiocruz Ulisses Canfalonieri, representante brasileiro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) no setor social e de saúde."

Nenhum comentário: