domingo, março 20, 2011

Com 25 vagas o nº de candidatos a vereador em Campos deve aumentar em 2012

Pelas conversas, pela cidade percebe-se que o ânimo para participar das eleições aumentou com o crescimento do número de vagas definido pela nova legislação. No caso do município de Campos dos Goytacazes, ainda não se tem certeza, sobre a aplicação da Emenda Constitucional Nº 58, aprovada pelo Congresso Nacional em, 23 de setembro de 2009, que aprovou a seguinte tabela para a composição das Câmaras de vereadores nos municípios brasileiros: Com o número de 463.545 habitantes, o município de Campos passará a ter 25 vereadores, a invés dos atuais 17. A mesma emenda que aumentou a representação da sociedade no legislativo dos municípios reduziu o gasto máximo das Câmaras de Vereadores. No caso de Campos, classificada como município entre 300 e 500 mil habitantes, este valor máximo (teto) sairá de 6% para 5%, que ainda será muito dinheiro, cerca de R$ 100 milhões. Na eleição de 1996 o número a vereador no município de Campos dos Goytacazes foi de 349 candidatos. Em 2000, 370 candidatos. Em 2004, o número foi praticamente o mesmo com 363 candidatos e já na última eleição este universo se reduziu para 279 candidatos considerados aptos pela Justiça Eleitoral para a disputa. Com a redução do quociente eleitoral que é o número de votos válidos dividido pelo número de cadeiras cairá de cerca de 15 mil votos para cerca de 10 mil votos para um partido ou coligação eleger um vereador. É oportuno lembrar que a Reforma Política que está sendo discutida no Congresso Nacional pode passar a proibir coligações entre outras mudanças que teriam que ser aprovadas até outubro próximo, prazo máximo também para filiação ou mudança de partido quem pretende participar do pleito. Todos os municípios vizinhos também terão aumento do número de vagas nos seus legislativos: São João da Barra e São Francisco do Itabapoana sairão de 9 para 13 vereadores. PS.: Atualizado às 12:34: Alertado por um observador atento que fez comentário nesta nota, o blog está corrigindo o número de habitantes na última apuração do Censo 2010 do IBGE, e por conta disto, alterando o título da nota que antes era "Com 23 ou 24 vagas o nº de candidatos a vereador em Campos deve aumentar em 2012" para a que agora está postada. Além disso, o blog retirou do texto principal o parágrafo abaixo que não tem mais sentido com a correção do número de habitantes: "A dúvida sobre o número exato, se 23 ou 25 vereadores na Câmara Municipal de Campos, se dá, por conta da população do município. Pelo Censo do IBGE de 2010 Campos tem 442.363 moradores, por este nº seriam 23 cadeiras, mas, se a população for contabilizada com o crescimento anual estimado pelo IBGE para o município, este número subirá para 25 cadeiras."

5 comentários:

Unknown disse...

Se dependesse de mim, nenhum PTralha sentaria em nenhuma dessas cadeiras.

Anônimo disse...

Só uma correção: o Censo 2010 contou 463.545 habitantes em Campos.

Blog da Gal disse...

HOJE DIA 20 É O SEU DIA, É O DIA DO BLOGUEIRO, PARABÉNS...

Anônimo disse...

Centauro,

O seu comentário é próprio da turma de direita de quem acompanha o Reinaldo. O debate político deveria ser menos superficial, até por tudo que este município precisa melhorar.

carlinhos j.carioca disse...

se com 17 ja temos representantes,imagine com 25.E a campanha?Dificil e oneroso será para as negociatas,ja que em Campos (raras excessoes),o que vale É O TOMA LÁ DA CÁ...o Dante agora esta recebendo elogios e recebendo "apoio' da prefeita em relaçao aos seus projeto,tudo para "abocanhá-lo" ou seja para que ele faça parte da sua "equipe" ou melhor da "aituaçao".Com 25,nao quero nem pensar,pobre de nós...