quinta-feira, março 03, 2011

Jogos Estudantis em Campos

O blogueiro conversando com quem entende e mexe com esportes, falando sobre a necessidade de mais espaços físicos e instalações para a prática esportiva em nosso município, o tema dos jogos estudantis foram abordados. Nos últimos anos eles deixaram de ser organizados em Campos. O desporto estudantil, normalmente é a base para a formação de atletas e para a massificação das práticas esportivas. Num país e num estado que vai sediar as Olimpíadas, o momento, além de adequado é mais que oportuno. A organização do desporto estudantil é relativamente barato em relação aos resultados que dele advém. Num município com tantos recursos e com uma base significativa de rede de escolas públicas e privadas instaladas, não é aceitável ou justificável, que a organização dos jogos estudantis e, também universitários, seja deixada de lado. É até possível que o blog não esteja informado das justificativas para este abandono e de iniciativas que estejam sendo projetadas. Por isso, desde já, abre espaço para as manifestações dos gestores da área. Quando novo e estudante fui atleta e vibrava com estes espaços e as oportunidades geradas por ela. Na época o município era infinitamente, menos poderoso economicamente, e, ainda ssim, criava os espaços para estas participações. A nota é mais uma das críticas construtivas que o blog constatemente busca fazer. Aproveita quem quer ou concorde.

15 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde Roberto !!

Realmente esse é um assunto muito pertinente e tantas vezes falado, porém as nossas autoridades municipais nada fazem para mudar ou acrescentar....Sou professor de Ed. Fisica e muito me entristece em sediarmos uma olimpiada e a nossa participação se resumir em aplaudir o sucesso dos outros países...Não há investimento no trabalho de base, que deveria ser realizado nas comunidades, nos bairros, nas praças...Precisamos de pessoas comprometidas com o esporte e não com a política...Sou um fiel leitor do seu blog, agradeço o espaço e o tema para discussão....abços

Anônimo disse...

Boa noite Roberto!!

Sou prof de educação física e concordo com a realização dos jogos estudantis, mas ai fica a pergunta.
Onde estão os investimentos no esporte? Até porque só se fala na "fundação de esporte" e nos seus projetos que privilegiam aqueles que "basicamente" já estão envolvidos no meio esportivo. E quanto as escolas MUNICIPAIS? Que quase em sua totalidade não possuem quadras e nem espaço físico para as aulas de Educação Física garantidas pela LDB, sendo que o verdadeiro garimpo esta nas escolas.E ainda se fala em construção de vila olímpica! para que?

Anônimo disse...

BOM DIA PROF. ROBERTO, REALMENTE CONCORDO COM OS LEITORES MAS UMA COISA TEM QUE SER DITA O CASAL GAROTINHO NÃO GOSTA DE ESPORTES, PARA ELES TANTO FAZ QUE TA LÁ OU DEIXA DE ESTAR POIS PIOR GOVERNO NO ESPORTE COMO ESTE NÃO VAI EXISTIR COM CERTEZA, POIS A CLASSE TAMBEM TEM QUE SER MAIS UNIDA E IR PARA RUA E REIVINDICAR O VERDADEIRO ESPORTE QUE É O DESPORTO E A RECREAÇÃO AS DEMAIS PRATICAS ESPORTIVAS SÃO COMPLEMENTOS, AGORA SÓ SE VER NESTA FUNDAÇÃO É PROJETOS MASCARADOS EVENTOS QUE SÃO FEITOS POR OUTROS E ELES FALAM QUE DERAM CAMISAS, AMBULANCIAS E OUTRAS AJUDAS, FIZ DOIS EVENTOS EM CAMPOS QUE NEM CONVIDEI O SECRETARIO PARA CHEGAR PERTO DO PALANQUE POIS SE CHUDASSE FALARIA QUE O EVENTO ERA DELE QUE A FUNDAÇÃO APOIOU COMO JA FOI DITO POR ALGUNS, A FUNDAÇÃO EM CAMPOS SÓ TEM ALGUMA COISA EM CORRIDA DE RUA QUE É PESSIMAMENTE DESORGANIZADA, UM EVENTO QUE ELE FALAM ASSIM DEU UM PUBLICO DE 500 PESSOAS É DE RIR MEU DEUS DA NO MAXIMO 80 CORREDORES E ELE FALAM QUE ISSO É PUBLICO VENDO SÓ PARA ENGANAR A PREFEITA E OUTRA COISA ME DIZ UM EVENTO QUE A FUNDAÇÃO FEZ NESTE GOVERNO QUE NA MEMORIA DO CAMPISTA ME LEMBRA DE UM, OLHA AINDA BEM QUE A ELEIÇÃO E ANO QUE VEM POR QUE DO JEITO QUE ESTA NÃO PODE FICAR FICA UM ALERTA PARA OS PROFISSIONAIS DA AREA, SE MANIFESTEM APROVEITEM OS ESPAÇOS DOS BLOGS E DETONEM ESTA FUNÇÃO QUE NÃO TEM FEITO ESPORTES E SIM SHOWS TERCERIZADOS PARA ENCHER O BOLSO UMA VERDADEIRA VERGONHA NOSSO MUNICIPIO O ESPORTE ESTA ENTERRADO POIS SE DEPENDER DO CASAL GAROTINHO ESTA BOM POIS NÃO TA GASTANDO E ISSO ELES ADORAM POIS SOBRA DINHEIRO PARA ELEIÇÃO E O CIDADÃO FICA NAS DROGAS, NAS RUAS, NA PROSTITUIÇÃO, OU EMBAIXO DO VIADUTO DORMINDO E OUTRA COISA A QUADRA DE BASQUETE DE RUA ESTA PRONTA A 9 MESES PORQUE A INAUGURAÇÃO SÓ AGORA E PARA O POVO NÃO ESQUECER POIS TA PERTO DA ELEIÇÃO, OLHA SE AQUELA QUADRA NÃO TIVER MONITORES PROFESSORES E GUARDA VAI VIRAR UM TRAFICO DE DROGAS PODEM ESPERAR, PROF. ROBERTO PARABENS PELA I,PARCIALIDADE DO SEU BLOG.

Francisco disse...

Para que construir mini vila olímpica, se nas escolas do município de onde deveriam sair os alunos para estes lugares, em 90% dos casos não existe nem espaço físico para o professor de Ed. Física trabalhar, muito menos uma quadra poli esportiva. Sabemos que os gestora atual e seus pares não são ligados ao esporte.

Anônimo disse...

A coordenação de educação física luta para realizar as coisas junto com os professores, mas o apoio é zero da atual secretária de educação e da prefeita, as verbas que são destinadas para esta coordenação acabam tomando um novo rumo, se é que me entendem.

Anônimo disse...

O pior é que chega no seminário da prefeitura e a FME apresenta que realizou tanto os jogos estudantis quanto os universitários.
Acorda prefeita

Anônimo disse...

Gostaria de discordar dos comentários anteriores no entanto é a pura realidade.
Que saudude dos jogos entre o Liceu e a Federal... Que saudade também do Lulu Beda a frente da FME.
Olha que naquela época era inimaginável sediarmos uma Olimpíada.
De quem será a culpa?

Anônimo disse...

ROBERTO,
FICA DIFÍCIL ACREDITAR QUE O PRESIDENTE DA FME TENHA APRESENTADO A REALIZAÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS E UNIVERSITÁRIOS, POIS TODOS NÓS ATLETAS SABEMOS QUE É MENTIRA. O ISECENSA É QUE FEZ OS JOGOS UNIVERSITÁRIOS.
O GAROTINHO É MUITO BEM INFORMADO JAMAIS ENGOLIRIA UMA PALHAÇADA DESTA.

Anônimo disse...

O esporte em Campos está agonizando, esta gestão da FME conseguiu ser pior que todas as demais, que mesmo com todos os desmandos políticos e administrativos, ainda conseguiram realizar alguma coisa.
Alguns abnegados ainda tentam fazer o esporte em nossa cidade, mas sabemos que do jeito que a coisa anda logo desistirão, veja o exemplo absurdo da Natação que tantas glórias trouxe para Campos, hoje os atletas são obrigados a nadar por clubes do Rio de Janeiro para poderem continuar competindo. O Basquetebol esporte tradicional de nosa cidade, jogado as traças. E este presidente da FME que levou anos de fora criticando seus antecessores, conseguiu o título de pior presidente da história da FME. Infelizmente em se tratando de esporte em nossa cidade hoje só ouvimos lamentos...

Anônimo disse...

Enfim o esporte sendo comentado nesta cidade , pensei que ele nem existisse mais diante de tanto engodo.
Gosto muito de várias modalidades esportivas , poré o futsal é minha paixão. Não vejo mais nada ... campeonato campista , torneio universitário , estadual nem pensar.. e o JAI hoje perdemos pra São João da Barra , na Copa Inter TV perdemos pra Bom Jesus, o que é isso Roberto?

Vc que é do CEFET sabe explicar ? Onde anda o professor Boynard que não dirige mais equipes? O Nilo Rato, Fernando Pequeno e outros ?
O pior que em outras modalidades não vejo mais nada , antigamnete ainda tinha o volei e a natação na AABB.
Depois teve o eldorado no governo Arnaldo Viana com volei feminino e basuqete masculino no ACF
Agora o governo da mudança disse pra que veio no esporte. MUDAR PRA PIOR.
Acabou com tudo e não acredito que Maguinho tenha culpa.Isso deve realmente ser coisa dos garotinhos que não gostam de esporte, se gostassem dariam condição, cobrariam atitudes e trocariam como já trocaram alguns secretários que naõ foram tã inoperantes.

Anônimo disse...

Oi Roberto

Li no comentário anterior uma referencia ao futsal e ao Boynard, aí é que mora o perigo. Ele é irmão de Ana Lúcia Boynard que é braço direito do casal garotinho portanto impossível não saber da ineficiencia da Fundação de "Esporte"
Me explica uma coisa porque esse cara permanece lá?

Anônimo disse...

Roberto,

Parabéns! Este post levantou uma boa discussão. É assim que a coisa evolui. Resta a participação dos gestores e mandatários do Poder.

Falaram de Luís Beda. Realmente uma pessoa muito organizada e idealista. Não se locupletou com o cargo, porquanto está em situação complicada junto ao TCE e, por consequencia, financeiramente também. Lulu, que hoje está com a saúde debilitada, por sua paixão pelo esporte e idealismo "perdeu o solo" em uma gestão que lhe deu essa condição.

Acredito que falta planejamento e poder de convencimento da FME junto a prefeita no que tange ao planejamento (que acredito não existir) para que o esporte em Campos evolua.

O fato real é que a incompetencia dos atuais gestores do esporte em Campos é evidente.

Talvez tenha que, a exemplo da Secretaria de Ação Social, a PMCG tenha que importar alguém. Falta nomes para gerir o esporte em Campos. Boynard, que foi comentado anteriormente, salvo engano faz parte do staff da atual gestão e de gestões anteriores, sendo assim é conivente, até pelo simples fato de aceitar continuar no staff.

Por outro lado, a interferência de vereadores no órgão é prejudicial.

Quanto a temática principal do post, Jogos Estudantis, realmente é uma falha. Os técnicos, ou seja os Professores de Educação Física da FME não se atentam para isso porque?

Anônimo disse...

Tem um detalhe que não li em comentario algum anterior referêncoia a um gande professor de educação física.´É o professor que desde a época da AABB da banho nesta galera. foi técnico de volei aqui e lá fora com resultados excelentes, também foi coordenador de esportes da AABB, e o cara que praticamente fez o curso de educação física da Universo.
è chato falar , mas Boynard é citado mais de uma vez, só que não ganhou nada no futsal e como admimistrador fechou o curso da Castelo Branco e da Estácio,no entato permaneceu sempre no governo com algum cargo pegando uma boquiha. ste é fo...

Anônimo disse...

Bom dia Roberto, fico triste com comentários negativos sobre o Prof. Boynard, dizer que nunca venceu nada com o Futsal é brincadeira, citar o ex-Cefet e atual IFF como parâmetro é outra, tenho orgulho de ter sido seu aluno no Cefet e hoje colega de profissão, fico mais a vontade ainda pois estudei Educação Física na Universo e embora ele era Coordenador do Curso na Estácio, sempre que tinha dificuldades na minha instituição eu e outros colegas o procurava tanto no IFF quanto na Estácio e sempre fui bem recebido e nos ajudava em nossa dificuldade. Falar mal do Boynard atinge uma classe da qual sempre foi defensor, ninguém agrada a todos mas se tem uma pessoa educada e comprometida com a Profissão ela se chama Boynard.
Falar que é conivente com coisas erradas é bobagem pois se tem uma coisa que quem o conhece é de sua lealdade e honestidade. Portanto acho válida a discussão sobre a falta dos Jogos Estudantis mas querer colocar a culpa nele é covardia. Aliás fui aluno do Cefet quando vc Roberto era diretor, vc concorda com estas colocações?

Roberto Moraes disse...

A(o) comentarista das 10:38 AM,

O blog não deseja que os comentários se calcem em pessoas e sim em fatos e gestões.

Percebo que muitos anônimos usam ou tentam usar o espaço para atacar pessoas e não necessariamente participar do debate que a nota e o blog se propõem.

Muitos dos cometários feitos esta nota têm este objetivo e isso deve ser percebido pelos leitores.

Libero os comentários, mesmo discordando de muito deles, desde que eles não contenham agressão pessoal, embora, as críticas em muitos casos sejam pessoais, porém, no caso de gestores públicos, é natural que as críticas existam e que possam ser respondidas.

Quanto ao professor Carlos Augusto Boynard, tenho sobre ele e sobre o seu trabalho, no IFF (não posso falar das demais insitutições onde trabalha ou trabalhou) as melhores impressões. Sempre dedicado, atuante em prol da Educação Física e do desporto estudantil da ETFC, depois Cefet e agora IFF.

Nesta condição, Carlos Boynard como coordenador da área, inegavelmente vem sendo vencedor como técnico de muitas equipes de FutSal e como coordenador das equipes do IFF que disputam competições.

Aproveito a oportunidade em que me slocitam uma opinião como professor e ex-diretor do Cefet, para pedir que os comentaristas se atenham à questão abordada na nota e que possam discutir, criticar, propor, mas, preferencialmente, se referindo às políticas públicas.

Abraço a todos e todas.