quarta-feira, março 30, 2011

"Municipalização" de trecho da BR-101

Não há que se falar em cessão do trecho que era até aqui federal para o município.

Com a mudança do traçado da BR-101, seja com a opção antiga, passando por Ibitioca-Travessão, ou, o novo traçado, de (interesse do grupo EBX) passando pela rodovia dos Ceramistas, ligando depois de Marins Lage à Usina São João e depois Travessão - reduzindo o tamanho e os investimentos do chamado Corredor Logístico da EBX (ver aqui, nota publicada abaixo, sobre externalização de custos) - naturalmente, este trecho, ainda hoje da BR-101, entre Ururaí, passando pela área central de Campos, incluindo a passagem pelo Shopping Estrada, a rodovia do Contorno, a ponte General Dutra, o acesso ao aeroporto Bartolomeu Lysandro, até a nova interseção com a posta da BR-101, passa a ser de domínio do município, pois liga duas áreas dentro do mesmo município.

Qualquer alvoroço em torno do assunto não passa de marketing político. Já a duplicação do acesso à rodovia é tão necessário quanto a duplicação desta até Rio Bonito. Resta saber qual a compensação que o grupo EBX, com interesse também no aeroporto, a ser municipalizado e privatizado, fará diante de tantos recursos alocados em seu interesse. A conferir!

7 comentários:

Anônimo disse...

Caro Professor,
Espero que a Prefeitura resolva o problema da Rua Nova ( rua do IFF Guarús )- os moradores pedem socorro!!! Rua com asfalto em péssimas condições,bueiros obstruídos, sinalização precária, não suporta o transito oriundo da BR101...Em fim é um vergonha, a rua está abandonada!É um risco para todos.

Mendel disse...

Professor,

É fato que essa externalização dos custos trará benefícios ao custo final do grande empreendimento, sob diversos aspectos, que é o Porto do Açú.

Mais um fato ululante é que esse desvio a ser feito será tratado como uma grande "obra" da administração municipal, seja qual for ela.

Disto surgem duas importantes questões:

A parte federal da rodovia continua privatizada, bem ou mal, sob a tutela da AutoPista Fluminense. Mas, e a parte muncipalizada, a cargo de quem e de qual forma ficará sua manutenção?
Porque transitar atualmente pelo trecho Rodovia do Contorno-Aeroporto faz necessário o uso de muita paciência (pelo pesado tráfego) e de um trator (pelos enormes buracos e algamentos quando chove).

Essa compensação, seja qual for, que o grupo EBX fará (ou trará) beneficiará toda a cidade ou uma determinada parcela da população.

Não nos resta outra alternativa senão aguardar.

Denise A.R. disse...

Caro Professor,
O comentário não tem a ver com a BR, mas sim com trânsito.
Acho um absurdo o que está havendo nesse momento. O DETRAN está fazendo sua blitz exatamente no local do ponto de ônibus em frente a UENF, usando o espaço de recuo em que os ônibus param. E a EMUT e Guarda Municipal (que dá apoio à operação??? Como permitem isso? Não poderia realizar a blitz 50 metros mais a frente liberando o ponto de ônibus? A UENF já é muito mal servida de transporte público para sofrermos mais esse desrespeito!

Anônimo disse...

Sem a duplicação da BR 101 até Rio Bonito, os empreendimentos previstos para o Porto do Açu não poderãp ser viabilizados. Simplesmente, a rodovia não comporta. A BR 101 não comporta mais nem o movimento atual.

A duplicação deve ser a prioridade!

Afinal, por que a obras de duplicação ainda nem começaram? Pelo cronograma que foi divulgado no início da privatização, o trecho entre Rio Bonito e Rio Dourado deveria estar concluído em três anos, a partir da concessão. Esse prazo se encerrou em fevereiro de 2011 e as obras ainda nem começaram!!!!

E a população continua pagando os pedágios ...

Anônimo disse...

Roberto.

Tem municipio que tem um Prefeito ou uma Prefeita.Tudo normal. Pasme aqui em Campos temos 3 Prefeitos "Garotinhos",Rosangela, Clarissa, AGM , é muita gente para pouco desempenho.

Carlos Antonio disse...

Prof. Roberto,

Esqueceste apenas do fator tempo. Se é óbvio que, num futuro mais ou menos distante, o trecho será naturalmente responsabilidade do município, a "municipalização" neste momento também é obviamente um conquista.

Não poderíamos esperar a construção do contorno de Campos, que pode ficar pronto só daqui a uma década, para uma grande transformação naquele trecho vital para a mobilidade urbana em Campos. E, claro, a Autopista Fluminense não tem nenhuma intervenção significativa prevista para o trecho.

att

Anônimo disse...

Pura babaquice e gasto de dinheiro público com algo que não pertence ao município. Certamente irão faturar muito com as empreiteiras esses sacanas.
Pagamos muitos impostos nesse país, impostos esses enaltecidos pela esquerda comandada pelo apedeuta (quem não se lembra da célebre frase de Lulla: um país não vive sem impostos...). Pagamos caro pelo IPVA e teríamos que ter as estradas em excelente estado de conservação.
País de mentirosos apedeutas !