quinta-feira, março 24, 2011

Concursados do PSF se mobilizam em Campos

O blog recebeu o pedido de divulgação abaixo e compreende que diante do que aqui já foi exposto sobre os gastos de Saúde no município, comparado à outros aliado à necessidade de aperfeiçoar a gestão, diminuir a necessidade internação e outros procedimentos médicos que ampliam os gastos, sem uma melhora no atendimento é que é mais do que sabido que o Programa de Saúde da Família, bem administrado e perto do cidadão produz resultados extraordinários e é uma das saídas necessárias e urgentes. Abaixo a divulgação solicitada:
"Convite a todos moradores de Campos:

No sábado 26/03/11, haverá uma manifestação da população e dos aprovados do PSF. Venha participar você também! É hora de exigirmos a valorização da Saúde em Campos e cobrar a ativação de todos PSFs!

Lema da Manifestação: PSF CAMPOSNecessidade da população e Direito dos concursados!

Local: no CRTCA Henrique Oliveira (perto do Exército)

Horário: a partir das 8:30hs."

Chamada gradativa dos aprovados: prudência ou negligência?

A prefeitura de Campos noticiou que a convocação dos aprovados do PSF será feita de forma gradativa.

Faço o seguinte questionamento: Seria essa uma medida prudente e “cautelosa” ou uma medida negligente ao “enrolar” a população??

Como todos já sabem, o PSF está parado há um bom tempo (desde 2008), e o povo tem sofrido as conseqüências. Diabéticos descompensados, hipertensos descontrolados, crianças sem acompanhamento e vacinação, simples lesões cariosas progredindo e levando a extrações dentárias... etc. E as filas nos hospitais, só aumentando.

Investir em tratamento curativo de doenças é muito mais oneroso para os cofres públicos que prevenir tais doenças. E Prevenir é exatamente um dos papéis do PSF.

Então, porque o retorno do PSF está sendo gradativo e lento??? Atenção básica e cuidados primários/preventivos à saúde não seria uma necessidade de urgência????

Em todo ato administrativo há presunção de legitimidade e veracidade. Está na lei, mas o que significa?

Significa que todas decisões/atos dos administradores públicos são considerados corretos. No entanto, trata-se de uma presunção relativa, cabendo ao cidadão provar o contrário. Ou seja, cabe a nós, cidadãos, questionarmos o que achamos incorreto no administrar público.

Chamar de forma gradativa os aprovados do PSF, nas condições em que se encontra a saúde da população, é sem dúvida um ato administrativo que não busca o interesse de bem comum coletivo, nem mesmo obedece os princípios básicos de administração pública, como proporcionalidade, razoabilidade, finalidade e eficiência.

Buscar o melhor resultado para essa situação, com menores custos e no menor espaço de tempo seria “ promover a ativação dos PSFs de forma urgente”.

Então, chega de tanta enrolação! Vamos questionar na prefeitura e reclamar por adequação de medidas que de fato busquem o interesse coletivo – a saúde da população! Queremos todos PSFs funcionando JÁ!"

2 comentários:

Unknown disse...

Estaremos nos reunindo ,no próximo sábado,a partir das 8:30hs em frente ao Exército que fica em Guarus, ( na descida da ponte que passa em frente do Hospital Ferreira Machado, sentido Vitória). A manifestação será no CRTCA Henrique Oliveira ( perto do Exército)

Anônimo disse...

Porque manifestar vale a pena?
Vou citar o melhor exemplo que temos. A reforma Sanitaria! O movimento sanitarista brasileiro cresceu e ganhou representatividade através da união entre profissionais de saúde, usuários, políticos e lideranças populares, na luta pela reestruturação do nosso sistema de saúde. E qual a conseqüência dessa manifestação do povo? A incorporação de grande parte das idéias na Constituição, garantindo direito à saúde para todo cidadão, transformando a saúde em dever do Estado. “Uma Grande Conquista”!
Não podemos nos acomodar! Tenhamos atitude e sabedoria, palavras bem pensadas e ações inteligentes! PSF CAMPOS: Necessidade da população e direito dos aprovados!