terça-feira, setembro 11, 2012

19 x 6

Faltando, pouco mais que vinte dias para o pleito de 7 de outubro, pelo menos seis novos nomes, já despontam para ocupar uma das vinte e cinco vagas da Câmara de Vereadores em Campos.

Eles fazem parte do universo de candidatos que concorrem pela primeira vez ao legislativo campista.

A renovação da Câmara apesar do aumento de 50% das vagas deverá ser superior às últimas eleições.

Antes de apresentar os prognósticos com todos os riscos de ainda ter quase um mês pela frente, o blog, relembra o números de candidatos.

Ao todo disputam as eleições proporcionais de vereadores, no município de Campos, 17 coligações (ou partidos isolados) que preenchem uma lista de 614 candidatos, que são aqueles com registros deferidos da lista total de 667 inscritos, já que outros 53, tiveram os registros indeferidos ou renunciaram.

A conta inicial feita pelo prognóstico atual do blog, que relembro ainda pode ser alterada, na disputa entre situação e oposição, o placar aponta para: 19 x 6.

Mesmo que se use uma margem de erro de um a mais ou a menos, para um lado e outro, se chegaria a uma projeção de 20 x 5 ou 18 x 7 (neste caso, para mim, o mais provável), ambos, inferior ao terço mínimo para uma bancada agir, se não houver as famosas cooptações, pós-eleitorais.

Ainda há espaços para mudanças. A campanha de vereador para valer está começando agora. Muitos votos que foram prometidos antes, agora podem se perder e outros podem ser conquistados pela campanha que tiver mais fôlego, estrutura e empolgação.

Para entrar com chances na reta final é preciso reunir estas três exigências. Além disso, muitos, de primeira viagem, agora aos poucos, vão se dando conta que a disputa para valer é só entre os cabeças da coligação, o restante é para somar legendas.

O problema é que com o desânimo destes menos cotados, os partidos e as coligações vão perdendo as chances de completar legendas.

Voltando aos números acima três observações:
1) Eles não espantam porque são próximos da relação entre candidatos a vereador que apoia a candidata da situação e os que estão nas coligações de oposição (relação de 2/3 para 1/3);

2) O número de seis apontado para a soma dos prováveis candidatos das oposições coincidem com a prognóstico de seis de novos nomes com grandes chandes de chegar a um primeiro mandato, mas, são diferentes. Há entre os primeiros aqueles que vão retomar um mandato, estando na situação e outro(s) na oposição.

3) Pode parecer para alguns uma incoerência, se dizer que a campanha agora é que está tomando corpo e o fato de já se fazer uma estimativa, que não seja, um puro palpite. Porém, há que se considerar alguns pontos: primeiro, a campanha ganha mais força agora na reta final, mas, que não começou antes, não tem chances, aparecendo só agora, mesmo que pisando no acelerador; segundo, as alterações de agora para diante, tendem a ser mais entre os nomes que disputam as vagas dentro dos partidos e/ou coligações, do que entre estas, o que pode levar ao fato de que os nomes ainda podem se alterar, mas, menos, a quantidade de cadeiras que cada partido/coligação fará em 7 de outubro.

Enfim, anotem para conferir adiante!

11 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus eu achei q era muito buro!Apesar de ser um apreciador,aciduo do blog o profesor as veses parecia o guca qifuri do UOL E ESPN.TINhA Q tER UM DICIONARIO AO LADO PARA ENTENDER SUAS POSTAGENS.@#¥¤©*™£¿¢¡»;-) Entendeu Professor? Nem eu.

Anônimo disse...

Vc está doido, so a coligação fé,amor e esperança fará 8 candidatos,fora os demais da oposição.Arnaldo está com 45% dos votos e Rosinha 40%. Isso vcs não falam né?Vai dar Arnaldo no primeiro turno.Agora todo mundo é 12

Félix Guerreiro disse...

Gente na oposição tem nomes bons porém que pelo fato de não terem verba suntuosa eles acabam naufragando. O Cálculo hoje é o seguinte a cada cem votos precisa-se de investir cem mil reais na campanha. Gente existem partidos de situação que distribuíram duzentos mil reais por candidato para trabalharem como bem entenderem e enquanto isso vemos partidos que não tem verba alguma na oposição.

Anônimo disse...

que tal dar nomes?

Anônimo disse...

Roberto, gosto muito do seu blog, porque traz boas informações objetivas. Mas me perdoa, a sua estimativa de 19 x 6 não me parece o que vai acontecer. A Rosinha e os vereadores de governo estão em queda livre. Por isso estão investindo tanto em placas, carros de som e tudo. Primeiro a Rosinha é condenada pela lei da ficha suja. Agora os vereadores dando suporte à Rosinha são suspeitos de levar dinheiro por fora, o que tudo mundo sabe mas não fale.
Eu pergunto, para onde vão os votos de:
- Pacientes que ficaram nos corredores dos hospitais?
- Pacientes esperando meses e meses para conseguir uma tomografia ou exame qualquer?
- Os pais que tem filho que estuda numa escola com IDEB vergonhoso?
- Povo aguardando todo dia um onibus que não vem? Por isso tem tanto van.
- Quem ganhou casa popular sem conexão com eletricidade, agua ou esgoto?
- Empresarios querendo crescer e achar dificuldades no caminho para criar facilidades?
- Campistas jovens entrando no mercado de trabalho e discobrindo que as empresas preferem empregados de outras cidades que são mais qualificadas?
- As pessoas que conseguem ver além, vendo que as verbas são jogados fora neste mar de corupção?
- Os servidores publicos que são menosprezados?
- Os concursados que não foram chamados?
- Os profesores de escola dando aula à dois turnos no mesmo tempo, ganhando pouco, sem previsão de apoio pelo governo?
- Pessoas que vejam que os vereadores do governo não fizeram nada durante 4 anos, somente aplausos para a prefeita?

Fazendo esta conta, chega à muito gente. Neste momento não acredito muito em pesquisa de voto. Voce que esta na rua, eles pedindo seu CPF e tudo vai dizer que vota contra Rosinha? Nem pensar, o povo tem medo. Mas na segurança no momento de dar o seu voto vai votar para alguem novo para acabar com a bagunça que estamos em Campos, onde se troca de prefeito uns 7 vezes em oito anos.





Roberto Moraes disse...

Sobre comentário das 10:55,

É possível que mais adiante listemos alguns nomes como fizemos com mais de 80% de acerto em 2004 e 2008.

Deixa a campanha andar um pouco mais.

Sobre reeleição dos atuais vereadores, é possível dizer que no máximo 8 devem se reeleger.

Ou seja, dos 17, quatro não disputam a reeleição e outros 5 não devem ser reeleitos.

Sds.

Roberto Moraes disse...

Sobre o comentário das 10:58:

Que ótimo, o blog é um espaço para o contraditório.

E sua opinião já está registrada.

É possível que o blog esteja equivocado, mas, é bom não misturar os canais da eleição majoritária com a de vereadores.

Embora, uma influencie a outra, elas são distintas.

Segundo, o peso das coligações e dos candidatos divididos por ela altera muito este quadro.

Pesquisas para eleição de vereadores, mostram tendências, mas, são muito imprecisas para apontar resultados.

Ainda se tem 3 semanas e meia pela frente e vamos conferir o quadro adiante.

Abs.

Anônimo disse...

Q BURRO DÁ ZERO PRA ELE !FAZER 8 É ÚTÓPICO .SE ELEGER NO MAXIMO 1 ,SERA MUITO .TALVEZ O CANDIDATO DO BARCELAR E OI LÁ!

Anônimo disse...

Roberto,
Obrigado por colocar a minha opinião. Concordo que a eleição majoritario e a de vereadores não devem ser misturados.
Anonimo de 10:58

Anônimo disse...

Hahahahaha pegadiinha do malandro !!!

Lucas Velasco disse...

Roberto eu creio que muitas mudanças podem ocorrer no meio desse caminho longo que falta a ser percorrido até o fatídico dia das eleições de 7 de outubro.

Até lá muita coisa pode mudar, a começar pelo fato de que Rosinha fatalmente será indeferida pelo TSE, o que obrigará com certeza o pessoal da trupi rosa a trocar o candidato que deverá ser Mauro Silva, ou Pudim.

Com isso muda-se completamente o tabuleiro do xadrez da política em Campos muitos que ora são aliados de Rosinha Matheus com uma substituição de candidatura que não só ao meu ver, mas também na concepção de vários entendidos da matéria, faria com que os candidatos pulem de barco indo para apoiar a candidatura petista e tornando assim uma nova conjuntura e assim uma nova esfera eleitoral. Aguardem