segunda-feira, setembro 03, 2012

“FHC sofre de dependência da dor de cotovelo”

Do Emir Sader, em seu blog, publicado hoje às 14:20. O texto é uma resposta ao artigo de FHC "Herança pesada" publicado ontem, em O Globo, e que pode ser lido aqui no blog do Noblat.

"FHC sofre de dependência da dor de cotovelo"
“O governo Lula recebeu uma herança maldita do governo FHC, refletida numa profunda e prolongada recessão, no desmonte do Estado, na multiplicação por 11 da dívida pública, no descontrole inflacionário. O controle da inflação jogou-a para baixo do tapete: transferiu-a para essa multiplicação da dívida pública.

O povo entendeu, rejeitou FHC e derrotou os seus candidatos: Serra duas vezes e Alckmin. Isso é história, tanto no sentido que é verdade incorporada à história do Brasil, como história porque o governo Lula, com grande esforços, superou a recessão profunda e prolongada herdada e conduziu o Brasil ao ciclo expansivo que dura até hoje.

Para não aguçar o clima de instabilidade que a direita pretendia impor no começo do seu governo, Lula preferiu não fazer o dossiê do governo FHC, que incluísse tudo o que foi mencionado, mais os escândalos das privatizações, da compra de votos para a reeleição, da tentativa de privatização da Petrobras, entre outros.

Não por acaso FHC é o político mais repudiado pelos brasileiros. Já na eleição de 2002, Serra tratou de distanciar-se do FHC. Em 2006, as privatizações, colocadas como tema central no segundo turno, levaram a uma derrota acachapante do Alckmin. Em 2010, de novo, o Serra nem mencionou FHC, tentou aparecer como o melhor continuador do governo Lula, para a desmoralização definitiva do governo FHC.

Ao lado disso, economistas da ultra-esquerda esposaram a bizarra tese de que não havia herança maldita, que o governo Lula era continuidade do governo FHC, que mantinha o modelo neoliberal. Além de se chocarem com a realidade das transformações econômicas e sociais do país, foram derrotados politicamente pelo total falta de apoio a essas teses no final do governo Lula, quando o candidato que defendeu essas posições, apesar de toda a exposição midiática, teve 1% dos votos.

FHC não ouve ninguém, despreza os que o cercam, mas sofre da teoria da dependência da dor de cotovelo. Dedica as pouco claras forças mentais que lhe restam para atacar Lula, cujo sucesso – espelhada no apoio de 69,8% dos brasileiros que querem Lula de volta como presidente em 2014 e nenhuma pesquisa sequer faz a mesma consulta sobre o FHC, para não espezinhá-lo ainda mais – fere seu orgulho à morte.

Esses amigos tentam convencê-lo a não escrever mais, a não se expor ainda mais à execração pública – com efeitos diminutos, porque ele não ouve, seu orgulho ferido é o maior dos sentimentos que ele tem, mas também porque ninguém lê seus artigos – a se retirar definitivamente da vida pública. Cada vez que ele se pronuncia, aumentam os apoios ao Lula e à Dilma.

A história diz, inequivocamente, que o Lula é um triunfador e FHC um perdedor. Isso a direita e seu segmento midiático não perdoam, mas é uma batalha perdida para todos eles.”
PS.: Atualizado às 17:10 para acrescentar link para o texto de FHC que suscitou o artigo de Emir Sader.

9 comentários:

Blog Católico do Leniéverson disse...

Mais um daqueles textos que discordo, professor.
Se hoje temos a telefonia celular, do jeito que temos, devemos ao modelo de privatização feita pelo FHC. As estatais de telefonia não conseguiam acompanhar a evolução tecnológica e os serviços eram muito aquem do que necessário. Foi no governo FHC, que houve o controle da inflação. Dentre outras coisas. As críticas ao sistema neoliberal e ao conservadores de direita são paradoxais. Na maioria esmagadora dos pais governados pela esquerda ou que já foram governados recentemente como a Espanha, estão afundados até o talo numa crise econômica. O que me faz crer que o Emir tece conjecturas, assim, um tanto amalucadas e imaginárias.

George AFG disse...

Católico boa parte desses países adotou justamente o modelo neoliberal (a terceira via) e suas distorções (dentre elas a BURRA volta à desregulamentação do mercado por parte do Estado) criaram a crise q os afundou... Quanto à questão das privatizações, elas em si não são ruim, e num modelo gerencialista servem para que o Estado de Bem Estar Social possa ser mais dinâmico e possa se focar melhor em seus serviços essenciais (esses segundo tal modelo NÃO DEVERIAM SER PRIVATIZADOS) o que ocorre é que no Brasil o FHC autossabotou-se ao conduzir mal o processo e entregar setores estratégicos nas mãos de gente de procedência duvidosa, como por ex o Daniel Dantas... Na parte econômica em si o FHC em seu segundo mandato conseguiu suplantar com erros todo o mérito da estabilização conseguido NO FIM DO GOVERNO ITAMAR, quando ele como Ministro conduziu a equipe do plano real, entregando o país em situação caótica... Não demonizo o FHC apesar das duras críticas q tenho a ele, a reforma administrativa q ele iniciou e pôs efetivamente em prática com base nos planos de Bresser Pereira por ex foi um acerto, e era postergada a tempos no Brasil (pra se ter uma idéia, essa era prevista no plano das reformas de base, e paradoxalmente foi tentada em 67 sem sucesso pelos militares).

Anônimo disse...

Lula, um triunfador?!!!

Só se for triunfador de "malfeitos", para não dizer malversação e apropriação de dinheiro público!!

Estão aí os fatos, para todos verem: o MENSALÃO foi uma realidade. O STF está confirmando tudo!

E o chefe da quadrilha não foi o Zé Dirceu, foi o Lula!

Na verdade, o Lula sempre foi um espertalhão. Tirou o dedinho mindinho, da mão esquerda, para se beneficiar de benefícios públicos. Um mal caráter. Só não vê quem não quer!

Anônimo disse...

O PT, assim, como os Garotinhos, só se mantém no Governo porque compram votos com dinheiro público, através o bolsa família e os cheques cidadão. Assim fica fácil, muito fácil ganhar eleição.

Em Campos são cerca de 25.000 cheques cidadão.

Pelo Brasil a fora são cerca de 15 milhões de bolsa família. É obvio que essas pessoas votam em quem lhes dá esse benefício. Não vão correr o risco de predê-los!

O PT e os Garotinhos, respectivamente, já iniciam as eleições com uma imensa base de votos certos. Fácil, muito fácil ganharem as eleições. Elegem quem eles quiserem, até cachorro vira-lata, poodles, pitbulls, etc

Anônimo disse...

Leniéverson deixa eu te contar um segredinho, vc se lembra que foram feitas varias galerias em toda extensão da 28 de Março e principais ruas de Campos ?talvez nã se lembre é bem mais jovem do que eu, por que ali estava a central de sinal ou seja as poderosas antenas da Embratel que na verdade alimentava o sinal da da antiga Telerj Tinha varios amigos e parentes que trabalharam neste projeto de mega expansão de linhas que estava sendo programado para nossa cidade, moral da historia toda ou quase toda estrutura montada e FHC privatiza tudo Embratel e as Teles de todos estados Brasileiros. Para privatizar meu caro os empresarios não queriam colocar seus ricos dinheirinhos e novamente o sr. FHC obriga os dirigentes de fundos de pensão de grandes estatais a botar dinheiro e entrar como socio do negocio. Engraçado né eu vendo para voce e ainda boto dinheiro para voce me pagar e o que é pior coloco o valor das empresas muito abaixo do que realmente elas valiam pois a historinha que te contei no inicio da infraestrutura de espansão que estava sendo montado e que agregaria um valor absurdo as teles serviram so para os louros que os empresarios tiveram, ou seja privatizou e o serviço melhorou. O mesmo acontece em Campos as estações de tratamento de esgotos quem é que esta construindo ? e por que elas não funcionam ? pelo menos a do Imperial não funciona como deveria pois alguns caminhões vão sempre la da uma aliviada.Eu queria ver algum empresario torrar seu patrimonio como foi feito com a Vale, rede ferroviaria( a proposito cade o transporte de tram depois da privatização?) as Teles e quase ele privatiza a Petrobras, Correios e Caixa, ainda bem que não deu tempo.Francisco

Aloísio disse...

FHC ganha de Lula com o dobro dos votos em pesquisa online

Poder Online fez uma rápida entrevista com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a enquete do iG que o apontou como o presidente que mais fez pelo País durante seus dois mandatos.
Baseada no conceito de real time, que proporciona uma interação entre todos os usuários do portal, a nova plataforma de enquete foi lançada no final de julho.
Durante sete dias, na semana passada, foram computados 195.028 votos a respeito do desempenho de ex-presidentes. Fernando Henrique Cardoso(PSDB), que governou o Brasil de 1995 a 2002, recebeu 116.306 votos, superando o petista Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), com 63.312. Itamar Franco (1992-1994), a atual presidenta Dilma Rousseff (desde 2011), Fernando Collor de Mello (1990-1992) e José Sarney (1985-1990) apareceram em seguida, nesta ordem.

Mais em: http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2012/08/28/sera-preciso-mais-tempo-para-avaliar-governo-lula-diz-fhc/

Marivalda disse...

Em nota a presidente rebate FHC. Mas se atém à questão da economia. Nem um pio sobre corrupção e mensalão.

Sergio Guerra, presidente do PSDB, rebate nota de Dilma e diz que ela deve trabalhar direito

O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE) respondeu, via Twitter, a nota em que a presidente Dilma Rousseff defende Lula dos ataques de FHC.
Em artigo, o ex-presidente tucano afirma que Dilma recebeu uma herança maldita de Lula, referindo a questões de ordem econômica e à crise ética.
Em nota a presidente rebate FHC. Mas se atém à questão da economia. Nem um pio sobre corrupção e mensalão.
Vejas os posts de Guerra:
Sobre a nota do Planalto: A situação é muito clara. O PT vai muito mal nestas eleições
Lula está correndo atrás do prejuízo e a presidente Dilma faz questão de deixar claro que não tem nada a ver com esse prejuízo
Apesar de ter demitido quase metade dos ministros, de ter chacoalhado a Petrobras, Dilma faz de conta que não aconteceu nada
Dilma faz de conta que os ministros que vieram do governo passado eram bons, que as práticas de antes eram limpas
e que foi a força da gravidade que a fez mudar a diretoria da Petrobras, não a constatação de que a empresa ia e continua muito mal
Nós entendemos a presidente Dilma. O importante é que ela trabalhe direito e não fique apenas nas palavras.

Blog Católico do Leniéverson disse...

Anônimo das 7:38, deixa eu contar um segredinho também. Antes de me graduar em Jornalismo, em 2003, cursei Técnicas de Telecomunicações,no antigo Cefet-Campos (Hoje IFF), onde me formei em 1999. Neste mesmo ano, minha turma viajou a São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Tanguá, para fazer visitas técnicas em empresas e as então estatais Embratel e Telebrás.Em comum, ouviamos de nossos professores e especialistas da empresa, as qualidades e os defeitos dos então órgãos públicos. Entre os defeitos, era que apesar dos investimentos em tecnologia, a telefonia no Brasil não era competitiva. O fato de, nos estados, haver uma "telefônica", não dava conta da rede de expansão, do suprimento da demana, etc.
Entendam, serviços de água e esgoto, telefonia e energia elétrica, não podem, em hipótese nenhuma estar na mão do Estado, é muito oneroso e muito caro para o orçamento. É verdade, que muita gente perdeu o emprego, conheci vários que ficaram desempregadas, mas esse é o preço a ser pago pela competitividade.

Anônimo disse...

Leni é mais facil te chamar assim, não sou anonimo coloquei meu nome ,esta no final de minha postagem vc é um tenico e jornalista eu trabalho na construção civil e conheço os meandros do capitalismo selvagem como contabilista, que empresas visam apenas lucros,ja governos deveriam visar o lucro de suas empresas e beneficio em cidadão não adianta ter 200milhoes de celulares e quase nenhum tem sinal, e a internet 2,3 G que não funciona, voce aprova seu funcionamento? estou nos ultimos periodos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fafic, como vc sabe o grande nicho pedagogico do curso e historia em todas as suas nuances, as grandes guerras os avanços tecnologicos, a industrialização enfim uma gama de estudos da nossa historia sobre a humanidade antes e depois de Cristo para que o profissional em sua segunda vertenteo Urbanista possa criar e ordenar o que seria um bom projeto de uma cidade em que tudofunciona-se e que tivesse serviços que respeitassem o cidadão no que tange custo beneficio. Voce ve isto nos tramportes urbanos? consegue ver isto nos planos de saude pago e bem pago ? voce ve isto nos serviços de agua e luz com as tarifas mais cara do mundo? pois todas estas empresas em sua maioria são multinacionais.Voce gosta do serviço de educação paga?não fala de algumas falo de todas. Enfim um grande pais so consegue ser util aos seus cidadãos quando consegue montar e controlar estrategias que beneficiem estes cidadãos. Assim funciona em paises de primeiro mundo eles mandam privatisar tudo nos subdesenvolvidos mas o governo americano foi o primeiro a enjetar grana para que a chevrolet não quebrasse, e por que a peugeot/citroen ainda tem como acionario o governo frances ou o dente da nasa em varios segmentos americanos. Olha leni o que falta é transparencia e honestidade em administração, não importa se é publico ou privado se não ha honestidade em sua administração. Na realidade o que se colocou em questão era um paralelo se o Brasil de Lula ou FHC causava dor de cotovelo nos dois, pelo que eu vejo causa sim mas com certeza causa mais em FHC, pois nas ultimas pesquisas do ano em que alem de avaliar o desempenho de Dilma se colocou uma disputa para 2014 e Lula ganhava mesmo sem seu nome ser citado disparado ate de Dilma acho que ninguem melhor do que o povo para dar a resposta ao que ele acha melhor, mesmo a imprensa aquela que sempre apoiou e financiou o golpe de 64 denunciando num verdadeiro massacre ele se reelegeu e fez Dilma vencer as eleições. É que o povo e simplifica para se proteger dos males causado pelo capitalismo selvagen por isso não sofre de frescuras de doutos tipo insonia(porque trabalha pra cacete) depressão ( trabalha tanto que não tem tempo para pensar nisto) e nos aqui se achando os reis da verdade ate mesmo acreditando em contos de carochinhas tipo foi o PT que inventou o mensalão,A claro, Tim ,Oi foram punidas por que os serviços de telefonia são maravilhosos, os planos de saude de campos para não falar do pais inteiro marcam consultas dentro do prazo estipulado pela ANS que é de 15 dias( coitado de minha esposa no Ases enfrenta uma via crucis para trocar um simples curativo)Enfim vamos privatizar que tudo vai melhorar.
OBS. esta não é a visão de um Urbanista e com certeza da massa sofrida.Francisco