quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Criação de empresas em Campos: 2002-2012

A série histórica sobre a criação de novas empresas em Campos, na década 2002-2012, mostra um crescimento nos anos de 2010 e 2011, o que também acontece na maioria dos municípios fluminenses e brasileiros, assim como, o aumento entre 20 e 25% nos últimos três anos.

No caso de Campos, a melhor performance aconteceu em 2011, quando um total de 1.378 empresas foram abertas no município. Desta forma, em relação ao ano de 2012, na realidade houve um decréscimo com abertura de um total de 1.276 empresa, ou 102 empresas a menos.

A estatística da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja) informa que por setor de atividade, a ordem de aberturas de novas empresas foi: Comércio – 214; Restaurante/Lanchonete/Padaria – 97; Obra / Construção – 63; Transportes – 28 e Imobiliária – 14.

Porém, há que se registrar que na estatística divulgada pela Jucerja, nesta avaliação por setor de atividade das novas empresas, há grande percentual (60%) indicado como de outras atividades, o que compromete este tipo de análise e apenas permite identificar alguns setores que tradicionalmente já são fortes.

Vale a ainda perceber que a despeito do aumento das receitas de royalties nesta década (2002-2012), o número de novas empresas abertas ficou mais ou menos estabilizado entre 2002 e 2008, ampliando entre 10% e 20%, no período 2009-2012, o que pode refletir as mudanças no apoio do Fundecam implementada pelo município.

Ainda assim, chama a atenção que os royalties tenha tido uma receita no município, em 2002, de R$ 348 milhões, enquanto, no ano de 2012, ele foi de cerca de R$ 1,2 bilhão (aproximadamente quatro vezes mais) e a dinâmica econômica, refletida na abertura de novas empresas, tenha sido de um aumento, de apenas cerca 40% (975 empresas em 2002 e 1.378 novas empresas em 2011).

Este indicador permite aprofundar análises que já vêm sendo feitas nos Boletins "Petróleo, Royalties &Região" da Ucam-Campos, sobre o extraordinário aumento das despesas de custeio da máquina pública, mesmo com a recente ampliação do percentual de investimento no orçamento municipal.

Há ainda possibilidades de cruzar estes dados com os do emprego formal no município, por setores de atividade e, assim, identificar, outras contribuições, inclusive, decorrentes da instalação do Complexo do Açu, mesmo, que aparentemente, estes sejam ainda muito irrelevantes até aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Só uma curiosidade, esse número inclui os Empreendedores Individuais? Que tem direito a CNPJ e isentos de Inscrição individual? Obrigado.

Anônimo disse...

Professor:

Devemos também considerar a taxa média de sobrevivência de empresas no Brasil, que é um pouco acima de 70%, segundo SEBRAE, IBGE e BNDES.
No setor da construção civil, esta taxa é menor, próximo dos 60%.
Isto provoca impacto nestes números...

Luiz de Pinedo disse...

Prezado Roberto Moraes,

A importância deste estudo e a retomada das análises do Observatporio Sócioambiental alberto Ribeiro Lamego que realizou estudos sobre o FUNDECAM e seus desdobramentos. A CELOFARME
tem hoje um papel importante na industria Farmaceutica como produtor de genêricos.

Anônimo disse...

Não tem nada a ver com o assunto, mas não seria o caso de se investigar o que está acontecendo em Campos, semana passada tive problemas de saúde que se resumem em diarreia, enjoo e vomito, em seguida meu dois filhos também, passamos maus pedaços e ainda não estamos no alimentando direito, o fato é que muitas pessoas que conheço e outras que ouvi falar estão da mesma forma, dizem que os hospitais estão cheios, e a cada dia o número aumenta, na minha ignorância creio que isso não é dengue, provavelmente uma virose, acho que as autoridades de saúde deveriam divulgar a população e mais orientar pra ver de onde surge, como evitar esse vírus. Desconfio muito da água de Campos, e depois de limpar minha piscina de 10 mil litro e acabar de pôr a água e sem ninguém entrar a água ficar com aspecto de velha e suja, e após medir o pH ver que estava altíssimo, e após colocar o produto formar uma cada imensa de floculação, típico de água super contaminada com alto nível de algas. Sei lá o que pensar e o que fazer, já que a água mineral que compramos vira e mexe encontro problema de contaminação, estamos refém sem esperança de solução.

Anônimo disse...

Desempregados iludidos com o projeto Empreenderes individuas, se formaliza em 5 minutos.
Pensam que estão sendo beneficiados.
Estas tipos de Empresas é uma malha fina para pescar os sonegadores e ilusão para quem não tem capital nem experiencia empresarial.
Quando resolvem dar baixa na Empresa deparam com um caminhão de multas, por falta de cumprir com obrigações acessórias, porque não acreditam que não precisam de um profissional de contabilidade .