quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Campos tem 183,6 mil veículos licenciados. E aí?

Para ser mais exato com a estatística do Detran RJ o número, agora em janeiro de 2013, foi de 183.776 veículos licenciados em Campos dos Goytacazes assim distribuídos:

Automóveis: 110.935

Motos – 31.919
Motonetas – 9.953
Ciclomotor – 29
Triciclo - 62
Ônibus – 1.421
Microônibus - 893
Caminhonete – 7.365
Caminhoneta – 7.644
Caminhões – 6.963
Tratores – 849
Reboque – 4.084
Semireboque – 937
Sidecar – 13
Utilitários - 534
Total - 183.776 veículos.

Com 183,7 mil veículos licenciados temos um veículo para cada 2,5 habitantes, uma média muito alta e que explica as dificuldades que se vive na setor viário na área urbana de nosso município.

Observem que este número despreza os licenciamentos feitos no vizinho estado do Espírito Santo, onde o IPVA é menor que em nosso estado.

Em janeiro do ano passado o número de veículos licenciados era de 169,5 mil veículos, o que significa dizer que em um ano o número de veículos licenciados aumentou em cerca de 14 mil veículos de 2012 para 2013

Por este índice de crescimento anual é possível dizer, que já em 2014, o número de veículos licenciados em Campos já deverá alcançar o número de 200 mil veículos.

Verdade que cerca de 40 mil destes veículos licenciados são de motos e motonetas. Ainda, assim, as estatísticas assustam. 

Se observarmos só os automóveis deixando motos, caminhonetes, caminhões, ônibus, etc. ainda assim, o índice de crescimento anual é muito grande, cerca de 9 mil novos automóveis licenciados por ano em Campos dos Goytacazes.

Recordo-me quando em 2005, este índice de crescimento ainda era de 5 mil por ano, atuando como representante da sociedade civil, no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo chamei a atenção e insisti para a necessidade de se tomar providências. 

Recordo-me que o prefeito de Campos na ocasião, era Carlos Alberto Campista. Ele se assustou com os números e quis saber a procedência da estatística. 

Quando lhe informei que os dados eram oficiais e eram do Detran-RJ, e que eu já vinha acompanhando e tabulando os mesmos há mais de cinco anos, ele teve a certeza da necessidade de avançar na discussão do Plano Diretor do município e de um plano viário e de mobilidade urbana. Seu mandato durou menos de um semestre e aqui estamos com os problemas que todos conhecemos.

Os governos se sucederam. As medidas tomadas foram tímidas e insuficientes, mesmo que algumas tenham sido implementadas. Os problemas acumularam apesar do nosso orçamento generoso. O adensamento urbano é um complicador para uma área central com vias estreitas e limitadas.

Ainda é hora de se planejar alterações e mudanças urgentes em nossa infraestrutura, num plano de mobilidade urbana, num transporte coletivo de qualidade e eficiente, para além do programa de passagem a um real. Não se deve também esquecer das ciclovias enquanto alternativa segura para o transporte saudável e seguro nesta planície.

A população precisa conhecer esta realidade e cobrar dos gestores, quem quer que sejam, soluções, que o nosso orçamento comporta e que, se bem projetados e articulados, têm tudo para contar com o apoio dos governos estadual e federal.

O blogueiro, como faz, há pelo menos 13 anos, desde que ajudou a organizar o Observatório Socioeconômico do Norte Fluminense, oferece a sua contribuição ao debate que se pretende qualificado, para o tema que diz respeito ao nosso cotidiano de cidadão campista.

8 comentários:

Anônimo disse...

Falta de transporte público de qualidade gera a necessidade de mais e mais carros, utilizar bicicletas aqui é para "miseráveis" na visão da falsa elite, tem gente que vai para a padaria da esquina de carro. Andar de ônibus em campos é um pesadelo, percursos de 2km podem levar meia hora, Veículos sujos, com baratas, bancos soltos, pouca oferta, atrasos falta de faixas exclusivas, todos os sinais fechados em sincronia, paradas fora dos pontos, calor insuportável dentro dos coletivos. Saudade dos bondes e das charretes.

Anônimo disse...

É tudo culpa do PT, de Lula e da Dilma.

Anônimo disse...

O transporte público em Campos é uma vergonha.Um absurdo. A impressão que temos( ainda bem, apenas impressão não é mesmo?)é que tem nanico desejoso de fazer as sucatas serem cada vez mais sucatas para vir com soluções de fora nas quais as negociatas possam imperar de modo grandioso, quem sabe até, em nome de laranjas.

Anônimo disse...

http://www.oreporter.com/Procon-encontra-mais-de-100-quilos-de-alimentos-vencidos-no-Copacabana-Palace,9516398970.htm

OLHAÍ.

Anônimo disse...

O problema não é a quantidade de carros e sim o fato das ruas serem estreitas. E com a especulação imobiliária serão cada vez mais estreitas as ruas e calçadas para poder vender cada vez mais terrenos, que por sua vez são cada vez menores.
Sem contar os estacionamentos pagos que dão muito lucro sem gerar empregos e impostos.
Tem q mudar a leis sobre ocupação do solo, loteamentos, condomínios, gabarito dos edifícios, etc.
Mas como tem muita gente obtendo lucro fácil da noite para o dia com isso.... nada vai mudar.
É o famoso setor IMPRODUTIVO do país.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 10:04 h:
Os seus comentários têm até uma certa coerência, mas dizer que a culpa são das ruas, pelo amor de Deus.
Imagine que Pequim venha a ter proporcionalmente a mesma quantidade de carros de New York, quais deveriam ser os tamanhos das ruas?

Rahan disse...

A culpa esta em parte com:

Governos, estado e prefeitura que recebem tanto dinheiro dos impostos e não conseguem planejar a cidade de acordo com o grande numero de veículos que cresce a cada dia.

E com a propria pessoa que acha que o carro é um "Deus" para se adorar recorrendo dele em 90% da sua pratica de locomoção na cidade.

Ruas estreitas?
Realmente concordo com vc em parte, as ruas da cidade são antigas de um tempo em que se ter uma boa bicicleta para andar era o maximo de luxo de uma pessoa e os cavalos que se falvam na conversas não eram sobre a potencia de um motor...
Infelizmnete ate a mentalidade do povo atualmente é importada la dos EUA com seus carros "mostros" ( Deus! detestos essas pick up quando estou voltando do trabalho na bike e ocupam a rua toda quando estam paradas no semáfaro impedindo-me a pasagem, odeio isso!) que ate ficam bonitos nos comercias la no meio da mata mas que no labirinto da cidade acabam sendo um verdadeiro peso morto para muitas pessoas que estam do lado de fora de sua carroceria.

Que bom seria uma cidade com todas as calçadas nivelas e bem cuidadas e não "abusadas", com arvores de cada especie da Flora brasileira em cada porta. Onibus regular, limpo e enxuto. Uso consciente do carro particulas para distancias e tempos que "realmente" não se podem alcançar dentro de uma cidade. Espero que essa Utopia acima um dia morra e de lugar a uma nova "realidade de locomoção de das cidades.

Roberto Moraes disse...

Boas observações Rahan.