sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Homem sofre acidente no trabalho em rede de energia elétrica em Barcelos

O portal de notícias OZK de São João da Barra informou sobre um acidente no início da tarde no distrito de Barcelos. Veja a nota do blog:

"Homem eletrocutado em poste de Barcelos, em São João da Barra"
As primeiras informações que chegam agora (12h40) na redação do Portalozk.com são de que um homem está preso a um fio de alta tensão e sendo eletrocutado agarrado a um poste próximo a Praça de Barcelos, 6º Distrito de São João da Barra.

As equipes do Resgate da Prefeitura de São João da Barra e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estão a caminho do local. Moradores da localidade dizem que o homem não está se mexendo, porém apresenta sinais vitais. Os mesmos estão atuando para retirar o homem do fio, conforme se vê nas imagens acima.

ATUALIZAÇÃO 13h06 - O homem foi identificado como Alexandre Rodrigues Pimentel, 34 anos. Ele está lúcido e recebe atendimento dentro da ambulância ainda no Distrito de Barcelos.

ATUALIZAÇÃO 13h20 - Alexandre Rodrigues Pimentel, 34 anos, foi encaminhado para o Hospital Ferreira Machado, em Campos. Funcionários da Ampla no local não souberam informar de qual empresa o moço era funcionário. Ele está lúcido, mas precisa realizar alguns exames. No momento do acidente, ele usava luvas."


VEJA VÍDEO DO MOMENTO EM QUE HOMEM FOI RESGATADO



Comentário do blog: As informações preliminares ainda não são suficientes para saber se trata-se de um trabalhador terceirizado da Ampla ou de outra empresa, já que hoje, muitos serviços se utilizam dos postes
da rede de energia elétrica, de maneira formal e acordada, ou informal e ilegal.

O resgate só deve (pode) ser feito como o desligamento da rede que se dá naquela chaves fusível (3 de trifásico). O acidente certamente foi na rede de baixa tensão, porque está na rede abaixo do transformador que reduz a tensão de 13.800 volts para 220/127 volts.

Em baixa tensão, o uso de luvas pode reduzir a corrente que atravessa o corpo. O fato do poste ser de madeira ou de concreto também altera muito, assim como, o solo mais ou menos úmido.

Pelas primeiras informações, como o acidentado foi socorrido, é possível intuir que ele possa se salvar por estas atenuantes citadas. Mesmo com a rede desligada, o resgate não é uma tarefa simples para leigos, porque exige descer com cordas o acidentado, tarefa para a qual os bombeiros estão mais preparados do que, por exemplo, uma equipe de saúde.

Torçamos para que o acidentado (eletrocutado) possa se restabelecer sem sequelas, já que em baixa tensão, o risco maior é de morte na hora do acidente, tendo sido socorrido, as chances são grandes.

Que o caso ajude e alerte à pessoas que trabalham e lidam com eletricidade. Há mais acidentes e mortes com choques em baixa tensão, e mesmo com 127 volts, a tensão de uma tomada residencial, do que com as redes de alta tensão.
PS.: Atualizado às 15:10.

Nenhum comentário: