domingo, novembro 29, 2015

Países com maiores áreas florestais do mundo

























As imagens do mapa e do infográfico com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) mais do que mostrar áreas preservadas e verdes, buscam chamar a atenção para o potencial de uso da terra para a produção florestal.

O objetivo é a silvicultura é um dos temas do debate hoje na CoP-21, em Paris. Na discussão sobre clima as áreas verdes são desejadas, mas ela também já foram em boa parte aprisionadas em negócios.

Nela se inclui o cultura de eucaliptos e outros, em programas chamado de desenvolvimento da silvicultura e de florestas que segundo seus idealizadores atenderia às questões do clima e também ao fornecimento de alimentação, madeira, biomassa, energia, etc..

O gráfico mostra o Brasil com 493 mil hectares de reservas verdes só menor do que a da Rússia que chega a 814 mil hectares. Países com imensas áreas têm mais potencial, mas correm também o risco de se transformarem em reservas mundiais de oxigênio, a um custo para que outras nações se enriqueçam nunca quiseram pagar para usufruir.

Nenhum comentário: