terça-feira, novembro 17, 2015

Reduz-se a crença no sistema capitalista

Não. A fala não tem origem na Rússia, China ou em algum professor comunista. Ela é a conclusão de uma pesquisa de mercado da YouGov, feita no início de setembro par ao instituto londrino Legatum e divulgado por Tim Montgomerie, em matéria de página inteira, no americano The Wall Street Journal, replicada pelo Valor, 16/11/15, P.B11,

Interessante ainda que os mais otimistas com o sistema capitalista sejam na sequência indianos, tailandeses e indonésios, enquanto os mais pessimistas sejam os americanos, onde apenas 14% dos pesquisados, acham que a vida será melhor para seus filhos, enquanto 52% discordam.

É muito significativo o percentual indicado pela pesquisa de que "55% acreditam que os ricos ficaram mais ricos e os pobres, mais pobres". Mais, que "65% acham que a maioria das empresas sonega impostos, compra favores de políticos ou causa danos ambientais".

Não seria de se estranhar que a despeito de toda a propaganda do sistema feita pela mídia comercial brasileira que demoniza apenas a política, por aqui estes percentuais sejam os mesmos, ou ainda de maior descrédito do sistema.

O estudo sugere ainda que para restaurar a fé na livre iniciativa, é preciso aplicar as mesmas regras a todos. Veja abaixo o infográfico publicado junto da reportagem com alguns outros dados extraídos da pesquisa:


Nenhum comentário: