terça-feira, novembro 10, 2015

Petrobras demanda menos bases de apoio portuário

A Petrobras, como consequência direta da redução da contratação do número de sondas de perfuração e embarcações de apoio às explorações offshore de petróleo, assim como faz outras petrolíferas mundo afora, cancelou a contratação de novos berços de atracação em terminais portuários na região Sudeste.

Segundo o site Portos & Navios, a decisão deve adiar projetos de construção de novas bases de apoio offshore. Assim, a Petrobras cancelou a contratação de sete berços na região Sudeste que estavam nos planos da estatal.

Desta forma, foi suspensa uma licitação para a contratação de três berços de atracação para atendimento à demanda logística da companhia na Bacia de Campos (RJ) e na Bacia do Espírito Santo. Outra licitação suspensa foi para contratação de dois berços em terminais portuários na Baía de Guanabara e outros dois berços na região de Santos (SP).

Até aqui, a contratação que a Petrobras fez dos berços da base de apoio portuário que a empresa americana Edison Chouest está construindo, junto ao terminal 2, do Porto do Açu, estaria mantida, mesmo com as atuais mudanças de plano da empresa.

É importante lembrar que o estado do Espírito Santo exerceu grande pressão política junto à Petrobras, para que a licitação que redundou na contratação do projeto de base portuária da Edison Chouest no Porto do Açu, fosse reduzida em número de berços, visando propiciar uma outra licitação em que os terminais portuários capixabas pudessem vir a atender as demandas de movimentação de cargas para a exploração offshore, no litoral daquele estado. Com a nova decisão da estatal a expectativa ficam desfeitas. 

A se confirmar a contratação, o Porto do Açu continuaria se aproveitando da vantagem de já estar com seu projeto de instalação bastante adiantado, a despeito de problemas de diversas ordem, diante deste momento de retração do setor de óleo e gás, por conta da crise do baixo preço do barril, das consequências da Operação Lava Jato e ainda da retração econômica mundial.

Mais uma vez, o "time" do empreendimento, mesmo com os diversos e seguidos atrasos na implantação, aparentemente, continuam conspirando a favor do mesmo.

Veja abaixo as obras de instalação da base de apoio portuário da Edison Chouest no Porto do Açu que consta do relatório do relatório de Apresentação Corporativa da Prumo, em outubro de 2015, slide nº 24:



















PS.: Atualizado às 16:14 e 16:27: para complementação do texto da nota.

Nenhum comentário: