terça-feira, fevereiro 23, 2016

AIE prevê uma demanda global de petróleo de 100 milhões de barris por dia para o final da década e reequilíbrio do mercado entre 2017-2021

A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou nesta segunda-feira um relatório com estimativas de médio prazo para o setor de petróleo (Medium-Term Oil Market Report - MTOMR), prevendo reequilíbrio do mercado iniciando em 2017 indo até 2021, mas já levantando riscos de abastecimento pela frente pela ausência de investimentos no presente.

O relatório observa ainda que os preços do petróleo devem começar a subir gradualmente uma vez que o mercado tende a se reequilibrar após grande disponibilidade de petróleo. No entanto, o relatório aponta para o risco de um aumento do preço na parte final do período próximo a 2021.

Durante o lançamento do relatório dentro da IHS CERAWeek em Davos, Suíça, o diretor executivo da AIE, Fatih Birol, disse que os atuais cortes históricos de investimento no setor aumentaram as "chances de surpresas desagradáveis com a segurança de petróleo num futuro não muito distante".

O relatório prevê 4,1 milhões de barris por dia (mb /d) sendo adicionados a oferta global de petróleo entre 2015 e 2021, bem abaixo do crescimento total de 11 mb/d do período 2009-2015.

A queda no crescimento da oferta vem resposta ao excesso de petróleo no mercado que está pressionando os preços para baixo. A exploração de petróleo global e as despesas de capital de produção (capex) devem cair 17% em 2016, na sequência de um corte de 24% em 2015. Seria a primeira vez, desde 1986, que o investimentos na indústria do petróleo caiu por dois anos consecutivos.

Se prevê ainda que a produção dos EUA possa atingir seu ponto mais elevado em 14,2 mb/d até o final do período de previsão, mas apenas depois de cair no curto prazo, com queda da produção em 0,6 mb/d (ou 600 mil b/d), este ano, e por mais um 0,2 mb/d (ou 200 mil b/d) em 2017 antes de uma recuperação gradual dos preços do petróleo, combinada com outras melhorias na eficiência operacional e de redução de custos, permite a retomada da produção em escalada ascendente.

Pela previsão da AIE, os EUA continuam sendo o maior contribuinte para abastecer o crescimento durante o período de previsão, representando mais de dois terços do aumento líquido não-OPEP. Libertado das sanções, o Irã liderará ganhos da OPEP: produção de petróleo iraniano subirá de 1 mb/d para 3,9 mb/d em 2021.

O relatório vê a demanda global de petróleo crescendo a uma taxa média de 1,2 mb/d até 2021, cruzando o simbólico 100 mb/d marca no final da década, antes de chegar a 101,6 mb / d em 2021.

A AIE prevê um crescimento de consumo indiano, enquanto o crescimento da demanda chinesa esfriaria, em conjunto com a economia. Assim, o comércio global de petróleo continuaria tendo seu pivô na Ásia.

A leitura de cenário da AIE reforça o que venho insistindo sobre a proximidade de um ciclo para o início de um outro.

Além disso, a AIE prevê a continuação de um protagonismo dos EUA na produção e comércio global de petróleo. O que não é nenhuma surpresa. Além disso, a AIE prevê par ao final da década que a demanda global supere a marca histórica dos 100 milhões de barris por dia, conforme tabela abaixo.


Nenhum comentário: