quarta-feira, fevereiro 10, 2016

Cade aprova que fundo Mubadala fique com ações que restam das empresas do grupo EBX

Na época do auge das empresa do grupo X, controladas pela holding EBX, do empresário Eike Batista, foi informado - muita gente embarcou - que o fundo árabe de Abu Dhabi, Mubadala teria adquirido o equivalente a 6,32% das ações do grupo.

Isto serviu para inflar ainda mais o valor das ações das empresas X. Porém, esta sociedade nunca existiu. O que o Mubadala acordou foi efetivamente um empréstimo de US$ 2 bilhões. Agora, o que o fundo está fazendo é executando esta dívida, como já fez o Bradesco, em outro empréstimo do BNDES, em que o banco foi avalista e tinha ficado com cerca de 6% da Prumo (Porto do Açu).

Abaixo a matéria do Valor de hoje, sobre a aprovação do Cade sobre a absorção das ações da OSX, CCX, REX, etc. Todo este processo mostra como o projeto de infraestrutura foi capturado por capitais estrangeiros. Os pequenos acionistas brasileiros, estão ficando, literalmente, a ver navios.

"Cade aprova aquisições do grupo Mubadala em empresas "X"
"A superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição de participações societárias do Grupo Mudabala na OSX, CCX CIGH, REX SUL e REX IV, integrantes do Grupo EBX, controlado por Eike Batista. 


A decisão foi publicada nesta quarta-feira no “Diário Oficial da União”. Parecer disponível no site do Cade não detalha o valor pago pelo grupo que pertence ao governo do Emirado de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, ou quais as participações compradas. 

As negociações foram anunciadas na metade de janeiro. A OSX, em recuperação Judicial, atua no setor de equipamentos e serviços integrados direcionados à indústria naval e offshore, a CCX Carvão da Colômbia foi criada em maio de 2012 para desenvolver um projeto de mineração de carvão na Colômbia, bem como um sistema logístico integrado voltado às suas operações com carvão.

Já a Companhia Industrial de Grandes Hotéis (CIGH) atua apenas no mercado de investimentos em propriedades hoteleiras, embora não seja operacional atualmente, assim como a Rex Sul Empreendimentos. A Rex Empreendimentos Imobiliários IV (Rex IV) atua no setor de desenvolvimento imobiliário e não é operacional."


PS.: Atualizado às 12:55: para corrigir título.

Nenhum comentário: