sexta-feira, fevereiro 12, 2016

Irã manifesta ao governo brasileiro interesse em construir as duas refinarias de petróleo no Nordeste (CE e MA)

Segundo notícia da agência Reuters, o governo iraniano teria interesse na construção das refinarias Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará.

O projeto destas duas refinarias no Nordeste foram suspensos em 2015, em função dos custos, necessidade de investimentos, endividamento da empresa, além dos baixos preços e rentabilidade da empresa.

Ontem, o ministro de Minas e Energia do Brasil, Eduardo Braga, afirmou a jornalistas, segundo a Reuters que ao longo dos últimos meses o governo "está tratando com iranianos a questão de refinarias no Brasil". Mas ele não deu mais detalhes. Braga esteve reunido nesta quinta com a presidente Dilma Rousseff e um grupo de ministros, incluindo o da Fazenda, Nelson Barbosa, para discutir sobre possíveis parcerias comerciais com o Irã. "A fonte no governo salientou, no entanto, que as discussões sobre parcerias na área de refino estão numa fase muito inicial."

A matéria da Reuters diz outros pontos. O blog destaca a parte em negrito:

"Para esse assunto ser tratado como embrionário, ainda tem de evoluir muito", disse a fonte, na condição de anonimato.

A ideia dos iranianos seria trazer o óleo até o Brasil, refiná-lo no Nordeste e vender os derivados no mercado brasileiro, segundo a fonte, que não detalhou se os atuais preços controlados dos combustíveis poderiam ser um problema.

Não havia clareza imediatamente se o investimento poderia envolver a Petrobras, que retirou os projetos das duas refinarias premium de seu plano de negócios, em meio a dificuldades financeiras e a um escândalo bilionários de corrupção que afetou a empresa.

A Petrobras não comentou imediatamente a informação".

2 comentários:

Anônimo disse...

Depois da mutretada com a Venezuela que não deu em nada além de prejuízos monstruosos para a Petrobrás, volta à cena o lero-lero petista agora envolvendo o Irã.

O ódio aos EUA só faz provocar este tipo de "raivinha" na intenção de provocá-los. Seria mais produtivo atacá-los militarmente, assim talvez esta Joça chamada Banânia fosse reconstruída do zero e algumas boçalidades vigentes varridas do mapa intelectual bananense.

Antes tínhamos a dengue como doença de mosquito, o que por si só já é ridículo para um país pretenso emergente, agora temos mais duas doenças. E ainda me falam em Irã?

Vão ser perdedores assim no inferno!

douglas da mata disse...

Nossa mãe, esse daí só tira a boca do saco do Tio Sam para vomitar esse tipo de coisa...Nem precisa replicar, é só expor para sentir vergonha alheia...

Enquanto ele ideologiza (dizendo-se anti-ideológico) o comércio internacional e os interesses geopolíticos, nos reduzindo, aí sim, a um republiqueta (do tipo que o embaixador de ffhhcc tirava os sapatos em aeroporto dos EUA), o próprio EUA nos ensina:

Compram óleo do ISIS através da Turquia...nem vamos relembrar o já esquecido Irãgate...quando o ultra-direitista Reagan financiava os contras da Nicarágua vendendo armas ao "odiado" regime dos aiatolás...

Putz, Roberto, nossa sorte que esses boçais só pioraram desde Lacerda..