quarta-feira, fevereiro 03, 2016

Ciclo econômico segue afetado pelo petróleo

E o ciclo do petróleo segue arrastando a economia global que patina, inclusive nos EUA. Veja notícia do final desta manhã: "Reuters: Wall Street cai 2% por desempenho da Exxon Mobil e pressão do petróleo".

O lucro da Esso caiu 58% de US$ 6,5 bi para US$ 2,7 bi no 4º trimestre. A petroleira BP também anunciou uma perda anual de 6,5 bilhões de dólares, a maior de sua história. A americana Chevron (Texaco) também reportou prejuízo na sexta-feira.

Assim, a Opep espera que a Rússia aceite mudar a estratégia para reduzir a produção de petróleo, assim reduzir os excedentes no mercado para voltar a puxar o preço para cima. 

Sozinha, a Opep (hoje com 30% da produção mundial) não consegue decidir nada. A grande Rússia tinha 50% de todas as suas receitas fiscais do país, dependente do óleo e do gás em 2014. Com a redução do preço este percentual caiu em 2015 para 43%. 

Aí se vê o peso do óleo na economia russa, um país com o dobro da extensão do Brasil, com uma população um pouco menor que a nossa e significativo desenvolvimento tecnológico. No Brasil, o peso da economia do petróleo é estimado em 12% do PIB, sendo estudos do Ministério da Fazenda.  

Voltando ao plano global, estudos de macroeconomia já identificam a estranheza de que pela primeira vez, os excedentes que sobravam com os gastos menores com a compra do petróleo nos países importadores, não estão ajudando a economia como antes, quando iam para o consumo aquecendo o "mercado".

Se esta sobra não está indo para o consumo, este dinheiro só pode estar indo para a poupança nos bancos e fundos, na espera de investimentos para um novo ciclo que é parte do sistema. A conferir!

2 comentários:

douglas da mata disse...

Olhemos as ironias e os detalhes:

Agora a OPEP, que tentou derrubar a Rússia a mando dos EUA, implora para que ela diminua o ritmo de exploração.

Outra ironia: Eu queria ouvir os imbecis, cretinos e midiotas que frequentam seu blog descer a lenha nos CEO da EXXON, e das outras "irmãs" por causa desses prejuízos colossais, será que o PT também tem culpa por isso?

Uai, não são exemplos de eficiência e lucratividade? Pois é...

O pedido da OPEP esconde outra jogada geopolítica: Eles estão desesperados que a Rússia coloque em prática a intenção de negociar seu óleo com outros países desprezando o dólar como moeda-padrão.

É só sentar e assistir...se as coisas continuarem nessa direção, em breve alguém vai ter que "inventar" outro conflito global para colocar em andamento a destruição criativa do capital, absorção de excedentes populacionais e reserva de mercado de mão-de-obra em exércitos, e motivação da economia...

Anônimo disse...

Huahuahuahuahuahua

Uma canção a Douglas que nos mata, de rir:

"A mesma praça, o mesmo banco
As mesmas flores, o mesmo jardim"