quarta-feira, março 05, 2008

A ilusão dos royalties na vida de uma cidade paulista

Caraguatatuba é uma cidade paulista próxima do limite com o estado do Rio de Janeiro perto de formosa Parati. Seus 89 mil habitantes começarão agora, a incorporar ao seu linguajar, a palavrinha mágica chamada royalties.

Por lá, o investimento de R$ 1,4 bilhão que a Petrobras fará nas obras da futura estação de tratamento de gás, que será extraído do campo de Mexilhão, na Bacia de Santos gerará, segundo os cálculos de especialistas, uma receita de royalties anualmente, da ordem de R$ 190 milhões, valor equivalente ao orçamento do município neste ano de 2008.

O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (DEM), andou visitando algumas de nossas cidades para ver segundo ele os “bônus e os ônus de receber a Petrobras o que aumenta a preocupação com os problemas enfrentados por outras cidades que enriqueceram com os royalties do petróleo".

Na condição de professor repetidas vezes digo aos meus alunos, que o aprendizado é melhor absorvido com a observação dos erros, do que com os acertos. Se este for, o caso o alcaide Aguilar deve ter voltado para Caraguatatuba com a mala cheia de observações sobre o que não deve ser feito. Se o tivesse encontrado, além disso também recomendaria que voltasse para casa ouvindo o Paulinho da Viola cantar “dinheiro na mão é vendaval...”
PS.: Foto do site da prefeitura de Caraguatatuba.

Nenhum comentário: