terça-feira, março 11, 2008

"O prefeito sabia e se beneficiava dele [o esquema]"

Da Folha Online - 11/03/2008 - 14h07 "O superintendente da PF no Rio, Valdinho Caetano, afirmou que há envolvimento do prefeito no esquema. "[O prefeito] sabia e se beneficiava dele [o esquema]", afirmou". "Segundo Caetano, a prefeitura contratou cerca de 20 mil funcionários terceirizados, além de outros serviços, com preços superfaturados. As contratações eram feitas sempre através da filial da Cruz Vermelha em Nova Iguaçu e da Fundação José Pelúcio Ferreira, afirmou o superintendente". "Ao invés de uma licitação para uma empresa participar e fazer a contratação de servidores terceirizados para a prefeitura, fazia-se o desvio para uma das organizações envolvidas e era feita a contratação com a isenção de tributos. E ainda assim, o montante pago era superfaturado", disse. "Os contratados, em tese, não tinham conduta ilícita nenhuma. O que acontecia é que, normalmente, o número de concursados é maior que o de terceirizado nas prefeituras. Lá estava havendo uma inversão disso. Vinte mil contratados é um número muito grande." "Em uma das investigações, a PF afirmou que a prefeitura contratou, só neste ano, a realização de 70 shows sempre através das mesmas empresas: Eventos Publicidade e Marketing, Jakimow's Empreendimentos Artísticos Ltda, BKS Produções Artísticas Ltda, Lucas e Reis Marketing e Telhado de Vidro. Essa última dá nome à operação da PF para desmantelar a quadrilha". Caetano afirmou ainda que havia benefício eleitoral. "Os terceirizados se beneficiam do emprego e, é claro, se vinculam de uma certa forma eleitoralmente com quem lhes contrata na prefeitura. Duas empresárias que tiveram o mandado de prisão expedido pela Justiça continuam foragidas. Quinze pessoas já foram presas".

2 comentários:

Bruno Lindolfo disse...

Esqueci de comentar: hoje pela manhã, quando saí da faculdade e tive a notícia em primeira mão aqui no blog, reli algumas vezes até entender e acreditar no ocorrido.
Após tanta denúncia e ocorrência reiterada de fatos aberrantes sem qualquer ação, parecia que a blindagem em Campos era intransponível e o cidadão vai perdendo a crença em suas instituições.

O desenrolar do caso pode não ser o esperado, mas a ocorrência dessa operação é um fator histórico, uma demonstração irrefutável de que ainda vale a pena ser bom - se não por princípios, por medo, na crença de que ainda se faz justiça nesse país.

Quanto ao MP estadual, espero que esteja vislumbrando o resultado do que caracterizou como mera “futricagem” em artigo recente no jornal. Que “fofocão” ein, Promotor?

Anônimo disse...

Um pouco de bom humor, nesse vexame que estamos vivendo: a trilha sonora do dia "Festa de bacana", do excelente Ary do Cavaco, gravado pelo grupo "Originais do samba", do inesquecível Mussum.
Confirmando o que eu havia escrito em outro post, o prefeito está recorrendo da decisão da Justiça, de afastá-lo, como confirma o secretário de Comunicação Roberto Barbosa, no site Último Segundo, cujo link é este aqui: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/03/11/prefeito_de_campos_e_tres_secretarios_sao_afastados_por_suspeita_de_fraude_em_licitacoes_1224560.html