quarta-feira, fevereiro 09, 2011

BR-101: MPF age como o blog havia solicitado

Assim como o blog requereu em nota aqui no dia 31 de janeiro de 2011, o Ministério Público Federal decidiu arguir a concessionária, Autopista Fluminense S.A. sobre as obras nos 320 quilômetros da rodovia. Na nota o blog havia solicitado: "Até que esta resistência da sociedade aconteça, o blog solicita (com esta nota, numa espécie de representação) que o Ministério Público Federal, instalado em Campos dos Goytacazes, argúa a empresa concessionária e se for o caso, a Justiça Federal pela divulgação e transparência do índice de acidentes, das receitas, das despesas e do planejamento de intervenção, nestes 320 quilômetros da BR-101, em nossa região. É hora de ir à luta!" A informação sobre o pedido do MPF foi noticiada ontem pelo jornal O Globo. Acompanhemos os desdobramentos: "BR-101: MPF quer explicações sobre atraso em obras" "O Ministério Público Federal (MPF) pediu esclarecimentos à concessionária Autopista Fluminense sobre o atraso no início das obras de duplicação da Avenida do Contorno, trecho inicial da BR-101 Norte, na saída da ponte Rio-Niterói. A duplicação é prometida há 30 anos. O MPF tomou a decisão depois que a Autopista Fluminense informou que as obras — previstas para começar no fim do ano passado — não tinham data de início. Já existe um inquérito civil público no MPF para acompanhar a exploração da BR-101 Norte pela concessionária. A procuradora da República Ana Lúcia Neves Mendonça Romo também vai pedir esclarecimentos à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A Autopista Fluminense — que acaba de reajustar o valor do pedágio de R$2,40 para R$2,80 em cada um das quatro praças de cobrança de Niterói à divisa do Rio com o Espírito Santo — informou que o processo de liberação das áreas necessárias para as obras está em andamento. O projeto prevê o alargamento do trecho, que passará a ter três faixas de rolamento com acostamento. A conclusão das obras está prevista para 2012."

4 comentários:

Gianna Barcelos disse...

Parabèns Professor, foi isto que falei outro dia no blog, que ao invés de ficarem criticando somente sobre o governo atual e cia, fizesem como o Senhor, buscassem outros assuntos que trarão melhorias para o nosso município.
Com minhas estimas
Gianna

Anônimo disse...

Como ficou a situação da duplicação da Br 101 em Campos, no trecho compreendido entre Ururai e a Ponte General Dutra?
A duplicação desse trecho, que passará a ser urbano, com a criação do contorno de Campos, seria construido pela prefeitura,em um prazo bastante curto, segundo a prefeita. Porém essa obra foi embargada, após uma serie de denuncias, se não me emgano pelo ministério Publico. Porem passado quase um ano, nada mais foi dito e a população continua sendo prejudicada com o crescente numero de acidentes e engarrafamentos cada vez maiores.
Caso o blogueiro ou algum outro leitor tenha alguma noticia, poste por favor, no blog, para que todos os campistas tomem conhecimento, de como anda essa "obra" tão importante para os moradores de nossa região.

Anônimo disse...

E por falar em BR 101, o primeiro trecho a ser duplicado deveria ser o trecho Ururaí-Campos, pois é um trecho onde o tráfego é mais intenso, já que é somado aos veículos de Ururaí, Ibitioca, Ponta da Lama, Conceição de Macabu, etc., que trafegam para Campos e retornam. Além do mais, essa duplicação teria um custo real baixíssimo, pois uma das margens é composta somente por terras improdutivas.
O custo só será alto se a Prefeitura de Campos fizer a obra, pois quando o governo de Campos paga, o valor passa pelo milagre da multiplicação.
Há que se falar ainda na duplicação da rodovia em Guarus, pelo menos até o aeroporto, pois o movimento é extremamente intenso nesse trecho.
EM TEMPO:
Tiveram a brilhante idéia de instalar um semáforo em frente ao Shopping Estrada. O resultado disso é um engarrafamente que diariamente chega à Av. Alberto Torres e em determinados dias, ultrapassa.

Vilmar Rangel disse...

Roberto, é a primeira vez que entro num blog e me decido a postar algum comentário. Sobre o desrespeito da Autopista e do próprio DENIT, tenho a comentar que, além do abuso de mais um aumento do valor do pedágio, em troca d "serviços" banais e de qualidade discutível,E DA INDIFERENÇA QUANTO AOS RECLAMOS PELA DUPLICAÇÃO, tenho a estranhar a ausência de qualquer obra naquele cruzamento da BR-101, que dá acesso a Rio Dourado.Ali se faz, não é de hoje, necessária, desde sempre, uma obra de arte que crie condições seguras para uma travessia segura, algo parecido com a que já existe na segunda rotatória ou trevo que cruza a BR com a estrada para Macaé, junto a uma pedreira e a um dos acessos para a região serrana daquele município. Acho inteiramente ridículo ter a Autpista "transferido" o controle dessa travessia a um trabalho voluntário feito por jovens que, buscando ajudar os motoristas, transformam-se em "guardas", amenizando o elevado risco da travessia. Justo que faturem alguns trocados por dia, ofertados por motoristas que os reconhecem como "anjos" da guarda, merecedores de nossa ajuda. Uma pequena parte do que a concessionária já faturou nesse pequeno período de exploração daria para realizar uma obra decente e segura, que livre os motoristas do constante risco de uma travessia que enfrenta pouca e perigosa visibilidade. Nem que fosse necessária uma pequena desapropriação de aba de morro, assim como a colocação de um guar-rail de quem sai de Rio Dourado em direção a Campos, o custo seria insignificante para quem fatura fortunas com um pedágio cujo custo oferece baixo retorno em benefícios.Quanto aos meninos que "perderiam" o trabalho informal, caso ali se instale um cruzamento seguro, bem que a Autopista poderia lhe oferecer uma compensação em forma de trabalho remunerado, ensino ou outras vantagens legítimas. Registrado o meu protesto e a minha perplexidade, apresento-lhe parabéns por sua luta incessante. Gostaria de tê-lo em mesa redonda que estou organizando para o programa dos 12 anos da ACIC. Pretendo procurá-lo para tratarmos dessa possibilidade. Gostaria também de conhecer uma crítica sua ao meu mais recente livro. Sds do ViLMAR RANGEL