quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Movimento Nossa São João da Barra será instalado

Os professores Hamilton Garcia e Alcimar Ribeiro estão à frente do Comitê implantador do Movimento Nossa São João da Barra. A primeira etapa desta implantação será a realização da “Iª Conferência Local de Controle Social: Controle Social de Governos Locais – passado e presente” prevista para o 24/02, 5ªf, 17:00, no Clube União dos Operários. Haverá palestras sobre as experiências de controle social, debate sobre o desenvolvimento do município e o convite resume as intenções desta forma: Convite São João da Barra, 09 de fevereiro de 2011. "Prezado amigo, Interessados em uma discussão mais qualificada sobre os problemas de nossa terra, em especial neste momento onde a implantação do Complexo do Açu gera grandes expectativas e também muitas apreensões em relação ao crescimento desordenado da cidade, resolvemos atender ao chamado de dois projetos de extensão da UENF, o Capacitar do Prof. Alcimar Chagas e o Controle Social de Governos do Prof. Hamilton Garcia, para impulsionar a organização social independente na cidade. Com o propósito de conhecer a experiência do projeto de controle social, que deu como frutos o Movimento Nossa Campos e o Observatório de Controle do Setor Público, respectivamente, interessados em melhorar as políticas públicas e acompanhar o processo licitatório-orçamentário no município, temos o prazer de convidá-lo para a I Conferência Local de Controle Social no dia 24 de fevereiro de 2011, as 17:00 no auditório do Clube União dos Operários, no centro de São João da Barra. Na ocasião, teremos a oportunidade de conhecer novas experiências de organização social (movimentos em rede) e discutir a possibilidade de implantar um movimento dessa natureza em São João da Barra (vide programação anexa). A sua presença é muito importante, venha participar desse esforço que poderá mudar os rumos de nossa cidade. Um forte abraço, Comitê Implantador do Movimento Nossa São João da Barra.”

5 comentários:

talvados disse...

Prezado Roberto,
Favor publicar a programção.
Obrigado,
Talvã

douglas da mata disse...

Caro Roberto,

Lá vem o Hamilton de novo com essa chorumela.

Quem controla o controle?

Pretender um movimento"neutro" de um ente que tem por natureza intrínseca o controle político pela sociedade dos atos de governo, é querer dar "diploma" nos outros.

Basta ver aqui na cidade , os órgãos que se "acumpliciaram" às iniciativas do ilustre professor, para entendermos que tipo de "controle" será exercido.

Em tempo, por que não um observatório e controle na própria UENF, que aliás, tem alguns problemas na saus execução orçamentária e vários questionamentos sobre prioridades e gastos dos seus recursos?

Pois é santo de casa nunca faz milagre!

Perguntamos de novo: Que controla o controlador?

Abraço.

douglas da mata disse...

PS: A arrogância já é arrostada na entrada:

"(...)"Prezado amigo,
Interessados em uma discussão mais qualificada (...)".


Como assim? Quem legitimou essa hierarquia de "qualificação"?

Então, se não for pela via dos especialistas, o senso político da sociedade, com todos seus problemas, não é qualificado?

Precisamos de "iluminados"?

Tenha paciência, Roberto.

Anônimo disse...

Caro Prof Roberto,
Lá vem o Douglas da Mata, Chacal, Planície Lamacenta, ou seja lá como ele deseja que o chamem.
Não dá pra entender como pode um cidadão campista fazer duras críticas a um prof da UENF, que não é natural deste município, mas que se dedica arduamente aos trabalhos da instituição e que se preocupa com o futuro da cidade.
Douglas, sempre leio suas críticas e quando comento com alguém, ninguém leu ou ouviu dizer sobre o que você escreve, ou seja, tudo o que você diz não tem a menor importância, pois todos sabem que você critica e não apresenta sugestões ou soluções. Criticar é fácil!
As instituições de ensino como a UENF, UFF e IFF, são o que há de melhor no município, diante de toda essa podridão das instituições municipais que são uma vergonha.
Com relação à sua crítica sobre “discussão qualificada”, eu lhe pergunto Douglas, de que forma o Sr participa na melhoria do município ou das discussões, dos fóruns e conferências?
Um município como o de Campos necessita sim de iluminados, o que não precisa é de um prefeito a cada ano, não precisa de licitações fraudulentas, não precisa ser um dos piores município do Brasil em Educação e saúde e por fim, não necessita de um cidadão como Douglas da Mata, da Planície Lamacenta da Chacal landia, que critica por criticar, para ofender e para denegrir a imagem de pessoas boas que se preocupam o futuro deste pobre município.
Prof Roberto, sou servidor público municipal e acompanho o Movimento Nossa Campos e o Observatório de Controle do Setor Público, vejo que essa iniciativa é essencial para Campos.
Abraços

douglas da mata disse...

Roberto, caso o outro comentário tenha sido enviado, despreze esse:

Caro servidor público municipal:

O fato de ser de fora, e usar Campos e sua realidade como objeto de pesquisa não torna o professo a panacéia de todos nossos males.

Respeito sua admiração por ele, mas permita-me expor minha opinião como bem entender:

Não somos "bugres" a espera da cruzada moralista do "controle". Se você se considera assim fale por você!

Não estou à espera de uma "nave extraterrestre" com "seres superiores" para catequizar essa planície. Com todos os defeitos, e temos muitos, é verdade, a solução é nossa, com nossa política, com nosso povo, embora, sem xenofobias, qualquer ajuda e participação de "estrangeiros" seja bem-vinda, desde que não crie hierarquias conosco. Já sabemos de "cor" a História da "aculturação".

Vamos aos argumentos que você não contrapôs em sua crítica:

1. É preciso separar o professor Hamilton, com sua proeficiência acadêmica, suas pesquisas, seu laboratório e suas boas intenções, da REALIDADE.
A realidade é muito diferente, e não será o professor com seu "controle", emparceirado com o que há de mais patrimonialista e atrasado nessa cidade que fará a "revolução moral".

2. Quanto aos primeiros itens (academia, ciência, etc), não discuto, nem posso: não sou cientista.

3. Quanto a realidade, como cidadão "desqualificado", aprendi que iniciativas de controle trazem uma idéia de "imparcialidade" que é falsa, na medida que todo movimento tem uma agenda, e essa agenda é sempre seletiva. Controlam uns e "esquecem" de outros!

4. Logo, se é escolha, é política, embora o professor pretenda nos convencer que o que faz está ACIMA da política.

5. Caso contrário, por que o professor não usa seu "controle social" nas obras da UENF, questionadas pela comunidade acadêmica, ou boa parte dela? Ou será que lá é o mundo ideal?
A supor pela sua lógica, sim! Universidade, IFF, UFF, são "universos perfeitos", sem política, sem erros ou escolhas políticas.

6. Assim, perguntamos de novo: Quem controla o controle?

7. Nossa diferença é clara: Você acredita em fóruns, conferências, seminários, e toda essa baboseira feita para alguns (não todos, é verdade) ganharem alguns trocados com cachê, hotelaria, buffets, etc. Eu não.

8. Alguém precisa te dizer que a dúvida e a crítica é que produz algum conhecimento.

9. Pouco me importa quem me lê, ou se seus amigos repercutem o que digo. A medida de minha satisfação com o que faço é minha consciência, e posso dizer, estou muito satisfetito.

10. Veja você que até você leu e procurou quem lesse.
Que pena, não achou, mas quem sabe procurou no lugar errado?

Mas você está a procura de soluções mágicas e prontas. Infelizmente, nesse caso eu não posso ajudar, e saiba: Desconfio sempre de quem possa!

Um abraço, e boa sorte com seu super-herói.