domingo, fevereiro 13, 2011

Esta pesquisa me surpreendeu!

O jornalista Élio Gaspari comentou sobre ela, na sua coluna hoje, no jornal O Globo. O usuário do SUS vê nosso sistema de saúde de melhor forma que o brasileiro de uma forma geral. Pela pesquisa do Ipea é possível descobrir que a grande lacuna ainda é o atendimento básico, o que reforça a tese do apoio à instalação das UPAs. Clique aqui e veja mais detalhes da pesquisa do Ipea.

2 comentários:

AngelMira disse...

Creio que não as instalações da UPA, mas ao eficiente SAÚDE DA FAMÍLIA.

Vitor Peixoto disse...

Caro Roberto,

O fenômeno observado nesta pesquisa é bastante conhecido dos analistas de surveys. Em quase todas as pesquisas que realizei sobre avaliação de serviços públicos verificaram-se que os usuários dos sistemas conferiam melhores "notas" do que os entrevistados que não utilizaram os serviços. E não somente relativo à saúde, mas também quanto à segurança e à educação. Ou seja, pais de alunos (e os próprios alunos) da rede pública tendem a avaliar melhor a escola pública do que os pais de alunos de escolas particulares. Outro exemplo: pessoas que utilizam transporte coletivo avaliam melhor o sistema do que os que utilizam veículos particulares para ir ao trabalho.

Este fenômeno é tão forte que nos obrigou a sempre inserir a pergunta sobre frequencia de uso dos serviços, mesmo que com o aumento dos custos dos questionários.