terça-feira, fevereiro 08, 2011

Qual a origem do nome da localidade "Elesbão"

A leitora Greycielen da Silva Barcelos por e-mail fez a pergunta. O blogueiro também ficou curioso quem puder ajudar, por favor: "Olá professor eu sou moradora de um lugar chamado ELESBÃO é uma localidade que faz parte de Dores de Macabu 11° distrito de Campos dos Goytacazes queria muito saber a origem do nome do meu lugar sempre pergunto a todos mais ninguem sabe. Queria muito saber se puder me ajude. Entrei no seu blog e vi que o senhor tinha postado sobre outro lugar e nessa postagem citou ELESBÃO. DESDE JA OBRIGADA."

17 comentários:

A,manda Santos disse...

Roberto quero nunciar mais uma incoerência da secretaria de educação.
A mesma colocou jno se site:
"Os interessados deverão se inscrever, no período de dois a oito deste mês, através da Internet"
Quando fui me inscrever hoje as 18:55 o site me informou que as inscrições foram encerradas, como pode? O dia termina às 24:00, assim como todo concurso, deveria ter ido a tal hora.
Por motivos de documentos, conseguidos hoje, estou sendo prejudicado.
Tinha que ser por aqui, e não sou só eu.

Anônimo disse...

bem existe uma cidade chamada Elesbão Veloso é um município brasileiro do estado do Piauí. Elesbão Veloso é uma cidade localizada no centro do estado do Piauí, distante 165Km da capital Teresina
o nome da cidade veio em homenagem a Elesbão de Castro Veloso, pelos serviços por ele prestados a frente dos correios da cidade. Em 1954, o povoado foi elevado à categoria de Cidade e Município.
talvez seja o Mesmo Elesbão? quem sabe?

Anônimo disse...

"Que veio de Lisboa".

"No tempo do Imperio, no Brasil, os imigrantes quando chegavam recebiam em segundo nome o lugar de origem. Os elesbão quando chegaram de Lisboa, o escrivão escreveveu elesbão ao invés de Lisboa".

Encontrei na internet.

At,

Frederico Gonçalves.

Anônimo disse...

They Good

Anônimo disse...

Santo Elesbão, foi rei da região da Etiópia, no sec. VI, rei católico, contemporrâneo do imperador romano Justiniano. Foi combatido pelo reino vizinho, dos hameritas; venceu a guerra e abdicou a favor de seu filho. Foi para Jerusalém e depois se retirou para o deserto , vivendo como monge anacoreta até morrer em 555.No Brasil sua devoção foi muito grande entre os escravos; sua festa é celebrada do dia 27 de outubro.

No Nordeste brasileiro, na Paraíba, tem este sobrenome em algumas famílias.

Ate mais Roberto

Anônimo disse...

Elesbão surgiu entre uma conversa nos anos 20 quando Sr. Argimiro e Dona Linda Liça falavam da localidade então sem nome, foi quando se referiram a família Djalma e Flataz que fundaram a localidade, falando que "Eles são bão!" Daí surgiu o nome da localidade já que essa conversa foi motivo de discussão numa confraternização, pois havia os que discordavam e Sr. Argimiro repetia "Eles são bão, eles bão, elesbão!"

Anônimo disse...

Creio que ngm irá descobrir,mas já fui nesse lugar.

Anônimo disse...

Amanda procure a secretaria de educação. Mas esse é o mau do brasileiro,deixar para última hora.

Anônimo disse...

Roberto, estas muito calado em relação ao governo municipal,está bom,ruim ou regular.. Faz uma análise no blog,fica a dica.

Anônimo disse...

Prezado Roberto. Atendendo a sua leitora Gracielen, trago uma "curiosidade" sobre a denominação da localidade denominada Elesbão. No inicio dos anos 90, tive uma propriedade rural na localidade, denominada "3 Pancadas", próxima, o que me intrigou e levou-me a aprofundar os estudos a respeito das nominações. O relato acima tem a haver com o solicitado pela leitora. Descobrí que, 3 Pancadas, tinha relação com a forma de pessoas amigas, quando iam visitar ou precisavam de algum préstimo do morador local (forma de se identificar) pessoa conhecida da região e Elesbão, foi Rei na região da Etiopia, católico, comtemporaneo de Justiniano. No Brasil sua devoção foi muito grande entre os escravos, Rei negro, santo da igreja catolica. Não esqucer que, a localidade denominada Kilombo, próximo a Dores de Macabu, ainda vivem muitos descendentes da raça negra, oriundos desta época. Não sei se conhecem sua história. Até a próxima.

Anônimo disse...

O anônimo das 11:14 me fez dar gargalhadas. Ele(a) é um gaiato(a), figuraça. E ainda tenta convencer contando uma história de quase cem anos, como se tivesse ocorrido no mês passado.
Vai que seja verdade, até eu vou querer conhecer esse lugar com nome quase inusitado.
Um Abraço, anônimo das 11:14, você é uma figuraça.!

Anônimo disse...

Consta que uma das filhas de um dos Sete Capitães, antigos proprietários de terras onde hoje é o município de Campos dos Goytacazes, mudou-se para a região hoje conhecida como ELESBÃO a fim de montar uma "colônia literária" nos moldes da antiga colônia da poetisa grega SAPHO e, tal qual a poetisa, nomeou a localidade de LESBOS.
Ocorre que os matutos, ex-escravos e tapuias, ao pronunciarem o nome da localidade - LESBOS - o faziam de forma errônea e equivocada, no início chamando-a de LESBO... LESBÃO... até ficar como hoje é conhecida: ELESBÃO.

Espero que fique feliz.

Eça.

Roberto Moraes disse...

O advogado e também blogueiro,Cleber Tinoco também enviou as informações solicitadas pela leitora:

Roberto,
"Santo Elesbão era natural da Etiópia, tendo sido o 46° neto do rei Salomão e da rainha de Sabá. Imperador de seu país no século VI, creditou-se a ele a extensão do reino cristão da Núbia até o lado oposto do Mar Vermelho, no que se impôs aos árabes e judeus do Iêmen. Entre os judeus teria nascido uma rebelião comandada por um rei chamado Dunaan, o qual foi vencido por Elesbão numa expedição punitiva, visando ao restabelecimento da ordem cristã. " (extraído de http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=627&pagina=3)

Um pouco mais da história pode ser lido aqui:http://www.catolicanet.com/?system=santododia&action=ver_santos&data=27/10&SID=2b3bec41a25fac93d64779873e00c233#


27/10


Santo Elesbão

No século VI a nação etíope situada a oeste do Mar Vermelho possuía seus maiores limites de fronteira, era um vasto reino que incluía outros povos além dos etíopes. O soberano era Elesbão, rei católico, contemporâneo do imperador romano Justiniano, muito estimado por todos os súditos e seu reino era uma fonte de propagação da fé cristã.

O reino vizinho, formado pelos hameritas, era chefiado por Dunaan, que renegara a fé convertendo-se ao judaímo. Nesta ocasião mandou matar todos os integrantes do clero e transformou as igrejas em sinagogas, tornando-se temido e famoso por seu ódio declarado aos cristãos.

Por isso, muitos deles, inclusive o arcebispo Tonfar, buscaram abrigo e proteção nas terras do rei Elesbão, pois até a própria esposa de Dunaan, chamada Duna foi morta por ele, juntamente com as filhas, por ser cristã. Os registros indicam que houve um verdadeiro massacre onde morreram cerca de quatro mil cristãos.

Elesbão decidiu reagir àquela verdadeira matança imposta aos irmãos católicos e declarou guerra a Dunaan. Liderando seu povo na fé e na luta, ganhou a guerra e a vizinhança passou a ser governada pelo rei Ariato, um cristão fervoroso.

Mas ele teve de vencer outra batalha ainda maior além dessa travada contra o inimigo, aquela contra si mesmo. Depois de um curto período de muita oração e penitência, aceitou o chamado de Deus. Abdicou do trono em favor do filho, seu sucessor natural, e dividiu seus tesouros entre os súditos pobres. Assim Elesbão partiu para Jerusalém, onde depositou sua coroa real na igreja do Santo Sepulcro e se retirou para dentro do deserto, vivendo como monge anacoreta, até morrer em 555.

No Brasil, a partir dos escravos, foi muito difundida a devoção de Santo Elesbão, o rei negro da Etiópia. Sua festa é celebrada em todo o mundo cristão, do ocidente e do oriente, no dia 27 de outubro, considerado o de sua morte.

Abraços,
Cleber Tinoco

James Hawk disse...

Todas as explicações são boas, mas a melhor para mim é essa:
O nome da localidade deriva de um personagem da TV PIRATA que nasceu e foi criado em Dores de Macabú - Campos dos Goytacazes-RJ:
...Merece ainda citação o antológico especial musical, do qual destaco o quadro estrelado por Elesbão, corcunda mentalmente prejudicado interpretado por Diogo Vilela. Elesbão tinha um sério problema: não tinha amigos. No número musical, Maria Zilda protagonizou "Xoxa", que ao lado das "Elesbitas" cantou a seguinte sátira à música das Paquitas:

"É tão bão
Bão, bão, bão
Elesbão
Bão, bão, bão
Vem brincar comigo que eu sou seu amigo..."

Ao ouvir a canção, Elesbão invadiu o cenário atropelando tudo, enquanto berrava alucinado:

- Amigo??! ELESBÃO NÃO TEM AMIGO!!! Elesbão não tem amigo...

Fonte: http://www.interney.net/blogs/inagaki/2004/12/

pedro de mello disse...

"ELESBÃO" siginifica pela tradição greco/latina: BENDITO.

Anônimo disse...

A relação dos escravos da região de Dores de Macabú com o Santo Católico está correta.

Anônimo disse...

Gostaria de saber a origem do sobrenome lesbom .país. Ou família.