quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Licenciamento ambiental de Termoelétrica a gás em SFI

O grupo Genpower está buscando licenciamento ambiental para um projeto de instalação de uma usina termoelétrica (UTE) movida a gás, num projeto com custo estimado em R$ 1,4 bilhão, de potência 700 megawatts de potência instalada, o suficiente para abastecer uma cidade com 3 milhões de residências e aproximadamente 9 milhões de habitantes. O empreendimento tem planejamento de instalação na fazenda Santa Isabel, em Deserto Feliz, 3º Distrito de São Francisco de Itabapoana, que ainda não foi vendida para os empreendedores interessados. A previsão é que a área a ser construída para o empreendimento seja de 60 mil metros quadrados. Pelo projeto a previsão é que o início da geração de energia possa se acontecer em 2014, desde que o grupo que está à frente do licenciamento ambiental junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), ganhe este direito no leilão de energia promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Como etapa necessária ao licenciamento ambiental aconteceu, ontem, em São Francisco do Itabapoana, a audiência pública para apresentação do EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental) do empreendimento (veja ou façao download do Rima aqui). Durante a fase de construção o empreendedor projetou um número de até 1.000 empregos e apenas 92 para a operação de toda a usina termoelétrica. Veja na imagem abaixo a localização da UTE de SFI em relação ao rio Itabapoana. Para ver a imagem em tamanho maior clqie sobre ela:

2 comentários:

Luilcio Barcellos disse...

São muitos empreendimentos relacionados ao porto do açú em nossa região, como UTE´s Carvão e Gás, Siderurgicas, Estaleiros, ampliação de linhas de transmissão e muitos outros que ainda nem sabemos.
Socialmente falando será muito bom para nossa região, porém os impactos ambientais serão grandes. Isto me preocupa.

Roberto Moraes disse...

Esta é a questão Luilcio.

Como será possível regular este processo de instalação para reduzir estes impactos negativos e aproveitar as potencialidades, para termos um saldo a ser usufruído. Este é o desafio.

Abs.