quarta-feira, outubro 05, 2011

Elevadores com novas tecnologias

Os fabricantes de elevadores estão sofisticando as tecnologias usadas nos equipamentos mais recentemente comercializados. A tecnologia usada nos elevadores mais modernos o faz prescindir das velhas e antigas engrenagens, o que diminui o consumo de energia, elimina a necessidade de casa de máquinas e acaba com o barulho que estas provocavam nos apartamentos localizados mais próximos da casa, normalmente, nos últimos andares. Hoje toda a instalação é localizada no próprio poço dos elevadores, aumentando a área útil dos prédios.

A próxima etapa é a produção de elevadores com os sistemas regenerativos, tecnologia que permite o reaproveitamento de energia, entre a energia do sobe-e-desce que proporciona economia de até 75% nas contas de luz. Outra inovação é o aumento da velocidade dos elevadores. Já há elevadores se locomovendo a uma velocidade de seis metros (ou dois andares) por segundo.

PS.: Em época de debate político intenso, é possível que alguém tente ler nas entrelinhas da nota, alguma relação com a política local, porém, o blog garante que ela é apenas uma informação de tecnologia e economia, mas que pode ser lida sim, de forma mais ampla.

3 comentários:

George A. F. Gessário disse...

Boiei quanto ao sentido oculto da nota. rsrs

Anônimo disse...

Boiei quanto ao sentido oculto da nota.(2)... Realmente, o professor tem sido muito infeliz em algumas postagens. Notadamente nakela do pequeno poder. Eu sou um dono desse pequeno poder e me senti incomodado ao ler o tal artigo da madame do Fainancial Taimes.(tá certa a pronuncia?) Não é absolutamente, professor, o pequeno poder que torna as pessoas mais cruéis e grosseiras!!! Eu diria que é o contato com seres humanos de toda e qualquer espécie é que faz isso. Não há motivos para pessoas que se "acham" se sentirem melhores que outras simplesmente pq estas estão tentando observar regras e rotinas impostas pela propria sociedade para que haja alguma ordem nas coisas e para evitarem que pessoas que se "acham" possam passar por cima da lei.

Roberto Moraes disse...

Caro(a) anônimo(a),

Independente do seu gosto sobre as postagens do blog, a exposição de opiniões de terceiros aqui no blog, colunistas ou cidadãos como o blogueiro, não quer dizer que eu concordo com ela.

A sua postagem é para debater a questão.

Nesta linha, vejo que sua opinião é pelo sentimento de ordem, que é um lado da questão, que tem outras nuances.

O poder, seu exercício e a luta pela sua manutenção tem elementos interessantes de serem observados, até porque há quem veja nesta tarefa uma maneira de se sentir diferente dos outros e para muitos, isto basta.

De qualquer forma o debate sobre a opinião e seu aprofundamento é o que interessa, independente de quem defenda o quê.

Sds.