domingo, março 18, 2012

Ciclistas reclamam do controle de tráfego na cidade e do pouco caso da PMCG

O blog recebeu da Ana Lage o e-mail e a foto abaixo:

Bem, estou enviando esse email para pedir a colaboração do senhor em seu blog! Sou ciclista em Campos e vejo que a prefeitura ao invés de nos incentivar a ser sustentáveis, quer mais é que a gente morra mesmo... Não sei se o senhor notou, mas agora todos os estacionamentos das principais avenidas de Campos foram pro lado direito da mão da rua... Ou seja, passaram os carros pro lado aonde os ciclistas devem andar.

Aonde a prefeita poderia criar uma ciclo-faixa, ela cria mais lugar pra carros u...u...

Isso causa um transtorno imenso. Somos obrigados a passar por um corredor de carros, e vira e mexe um motorista sai do carro saltando na nossa frente... Eu sou ciclista consciente, respeito a sinalização toda, paro em semáforos e faixas de pedestres, não ando na contra mão e me forço a ser gentil com quem passa... Gostaria de ter o direito de poder trafegar em segurança com minha bicicleta pelas ruas, pois acredito que a cidade não deva ser feita só para os carros,

Mas parece que a cidade ignora cidadãos como eu. E ignora também os outros cidadãos ciclistas que não são tão conscientes assim. Ao invés de buscar educá-los, ela finge que eles não existem, que não são um problema ou que não tem solução mesmo.

O ciclista é independente, ele não depende do transporte público precário, não depende de projetos que fazem uma passagem custar 1 real, não depende de carros, não consome gasolina, não paga ipva... O ciclista não polui, o ciclista não é sedentário.

Quem agora sabe porque o ciclista não só é ignorado pela prefeitura, como também é uma bela pedra no sapato?!?!

Nossa, falei pra caramba (pra variar) xD

De qualquer forma, gostaria, se o senhor pudesse é claro, que o senhor publicasse algo sobre esse problema em seu blog... Se puder divulgar também, criamos um grupo no Facebook a fim de unir e educar os ciclistas em Campos! O link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/367686829918767/

Amanhã, segunda-feira, haverá uma cicleata pelas ruas da Pelinca. A concentração será as 18:30 em frente a Hard Bike. Vamos pedir mais respeito no tânsito, e exigir que o ciclista não seja mais invisível!

Abraços professor! E obrigada!

Ana Lage.

15 comentários:

Anônimo disse...

Ana com todo o respeito que os ciclistas merecem,aliás,numa planície como a nossa e de tanta tradição ciclistica acho sim que a prefeitura deveria não apenas proteger mas incentivar o saudável uso de bicicletas , mas, convenhamos, os abusos cometidos por alguns ciclistas tambem são dmissíveis.
Outro dia estava parada no sinal qdo um homem de bicicletas( não sei nem como conseguiu!) colidiu com meu automóvel, quebrou a lanterna do meu carro e com maior cinismo fez ironia q nem quero repetir e foi embora.
Acho inclusive que alguns logradouros deveriam ser fechados para tráfego de carros,mas que RESPEITO tem que ser reforçado junto aos ciclistas, motociclistas e motoristas, isso é indubitável.

Anônimo disse...

PARABENS à Ana e aos demais organizadores desta cicleata.
Passou da hora de Campos ser apropriada pelos CIDADÃOS E CIDADÃS , estes , que CONSCIENTES e formadores de opinião, PODEM fazer NOSSA CIDADE NOSSO AMOR, ACORDAR contra os desmandos , contra os ABUSOS de nanicos que confundem nosso município com feudo da Idade Média.
Estamos em pleno séc XXI com governantes municipais anacronicos, demagogos.NANICOS que fazem de nosso município um objeto para alferir LUCROS PARTICULARES sem NENHUM COMPROMETIMENTO PÚBLICO.
QUE A JUVENTUDE DESTE MUNICÍPIO SE INCUMBA DE BANIR DE NOSSA TERRA OS PERVERSOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS,PERVERSOS ESTES, COLOCADOS PELOS SEUS PAIS EQUIVOCADAMENTE.
Que esta seja UMA DAS INÚMERAS MANIFESTAÇÕES INDEPENDENTES DESTE MUNICÍPIO!
Esperamos que os blogs façam ampla divulgação.

Conceição de Maria Campinho disse...

No incentivo à prática de ciclismo, ao esporte em geral e ao lazer, Campos dos Goytacazes demanda de parques (bem estruturados) para esse fim, a exemplo de Curitiba, São Paulo e tantos outros existentes pelo Brasil.

Anônimo disse...

A NOSSA PREFEITURA É APENAS POLÍTICA, PORTANTO SE QUISEREM OBTER ALGO MAIS ALÉM DE PROMESSA, FAÇAM BARULHO, INCOMODEM QUE É A ÚNICA MANEIRA DESSE GOVERNO SURDO ESCUTAR !!! ESSE É UM ANO ELEITORAL APROVEITEM SENÃO SÓ DAQUI A 4 ANOS.....

Anônimo disse...

O ciclista é cidadão, contribuinte, independente, atlético, não polui, etc...Mas se forem iguais a Ana são chatos para c...lho.

Ninguém duvida da relevância do transporte de bicicleta, mas não dá para, em nome desta importância, canonizar essa horda de bárbaros de duas rodas que invade calçadas, vêm pela contra-mão, nos assustam nos avançando sobre faixas de pedestres e sinais, dentre outras coisas.

Querem todos os direitos e nenhum dever...então, danem-se e morram, afinal, são o elo mais fraco da corrente.

Anônimo disse...

Que tristeza anonimo das 06:48h. Sou motorista, sequer tenho bicicleta mas , sinceramente, é por imaturo(a)s como vc que essa cidade não anda.
O fato de muitos ciclistas ignorarem as normas não faz ilegítima esta manifestação.Pelo contrário.Se vc leu pormenorizadamente, a cicleata é inclusive para educar TAMBEM os ciclistas.Além do mais, é um pedido de providencias ao poder público municipal que faz de nossa Campos um trânsito muito louco.
Eu mesma sou vítima muitas vezes de ciclistas mal educados que não respeitam nada,mas isso não faz com que eu desconheça que é um meio de transporte dos mais civilizados e saudáveis.
Vamos conscientizar, não vamos fazer da vingança nossa instrumento.Já basta esta ser a prática deste atual ...governo(?).
VAMOS HUMANIZAR ESTA CIDADE!
Se assim desejamos assim SERÁ,INDEPENDENTE DOS QUE TOMAREM DE ASSALTO O GOVERNO PARA FINS PARTICUARES.
CAMPOS PERTENCE AOS CAMPISTAS!

Anônimo disse...

Pois é!
Os ciclistas são pessoas e pessoas são assim: algumas boas, outras más, algumas educadas, outras nem tanto, algumas feias, outras bonitas, algumas respeitam o próximo, outras só pensam em si e como o anônimo aí de cima preferem que morram à ceder um pouquinho o seu conforto de andar de carro. Não tem irmão, não tem filho, não tem primo, não tem tio e muito menos amigo que ande de bicicleta e corra o risco de ser atropelado a qualquer momento.
Campos precisa de educação no trânsito já... e não é só ciclista, mas o campista.

Anônimo disse...

Essa questão da mudança do lado do estacionamento originou um grande absurdo ao redor do Jardim São Benedito.

Antes o estacionamento era do lado da praça (Jardim São Benedito).
Agora ficou do outro lado da rua (Marechal Deodoro, Marechal Floriano e Saldanha Marinho) ou seja, reduziu drasticamente a quantidade de vagas para estacionamento, pois no lado da praça não exitem garagens, e é óbvio, claro e evidente que ao redor da praça se proporciona muito mais vagas.

Isso numa região de lazer, com muitas clínicas e com a Igreja, com vários horários de missas, casamentos e batizados.

E mais, ao manter a pista de rolamento do lado da praça, se está expondo crianças e os pedestres que lá caminham diariamente a riscos, pois os fazem caminhar ao lado dos carros, muitas vezes em alta velocidade.

Afinal, de quem foi essa ideia?

Essa mudança não parece ter sido feita por gente que mora em Campos. É um grandessíssimo absurdo!!

douglas da mata disse...

Anônimo das 07:53, some minha imaturidade a sua ingenuidade, e vamos lá:

Esta cidade possui um contingente razoável de ciclistas(esporádicos ou permanentes/os que usam a "magrela" como lazer, esporte e, ou meio principal de deslocamento).

Consideremos (no chute)que temos uma bicicleta em cada lar(creio que a média é esta). É uma bela base política, não?

E porque não ase mobilizam? Ora, porque quando mudam de veículo, incorporam toda a postura que condenam, ou quando estão na bicicleta se julgam acima ou fora do alcance da lei.

Bom, com tudo isto, eu não vi na pauta das últimas eleições municipais nenhum grupo organizado de ciclistas propondo esta demanda, pelo contrário, na hora de votar a maioria dos eleitores desta mer...a de cidade escolheu o "casal rosa", logo, estão satisfeitos com as "soluções" impostas por eles.

Agora não dá para chiar.

Esse papo de conscientizar é legal, tudo bem, mas não funciona.

O que vale é o conflito e o consenso que surgir deste. Quem tem força, leva, quem não tem, espera acumular...

É isso, por mais que soe ofensivo ou agressivo, mas é isso...

De minha parte, respeito todas as leis e os princípios do trânsito, mas deu mole, fazer o quê(?)...quero que os ciclistas se f...dam.


PS: e sai fora deste papo de que sua causa está acima ou à margem das disputas políticas. Se o que você defende depende de escolhas deste tipo, como pretender que elas não sejam contaminadas pela política.

Como disse, prefiro minha imaturidade a sua ingenuidade(ou será burrice?)

Anônimo disse...

É realmente triste que as pessoas postem comentarios no blog sem ao menos ler o post.
O que se propõe nele é exatamente Educaçao para o ciclista e o motorista, coisa que não existe na cidade, uma vez que não há campanha nenhuma do tipo, não existe valorização da bicicleta e nem educação de quem a usa, ao contrário, todas as ações tomadas em relação ao trânsito em Campos somente valorizam o carro, como se fosse o unico a fazer parte do transito. Pedestre, Motociclista, Ciclista, nao são levados em consideracão por aqui.
Afinal, ciclista nao precisa esperar no ponto, nao paga passagem, faz exercicio todo dia, se for educado então, vai ser muito mais dificil colocar um cabresto nele, não é verdade?

Anônimo disse...

sempre morreu ciclsita no transito de campos e nada nunca foi feito .. agora que morreu uma pessoa que tem uma condiçao melhor um cara que era la da belgica e estava em campos ou seja a hipocresia vem a tona...ai vao fazer manifestaçoes pendurar bicicleta no poste etc etc
pouco tempo atras vi um morrer ali na subida da ponte barcelos martins um senhor numa bicietinha velha pneus carecas de dar dó..
e nao houve nehuma manifestaçao na epoca,,,

Ana Lage disse...

Bem, como eu sempre digo! Os ciclistas são desinformados, eles precisam sim ser educados, assim como também muitos motoristas e pedestres...

Mas não dá pra culpá-los, nunca passaram por nenhum tipo de educação nesse sentido!

A prefeitura ao invés de enxergá-lo e educá-lo, finge que ele não existe!!!! Precisamos de campanhas para educar ciclistas, motoristas, pedestres... precisamos de ciclo-faixas e segurança para andar nas ruas... precisamos de um trânsito mais GENTIL. Precisamos que motoristas ao invés de tentar passar por cima de um ciclista, que o aguarde passar, que use a SETA para sinalizar que vai virar, que se comunique com ele!

Precisamos de ciclistas conscientes, que não andem nas calçadas ou na contra mão, que andem com as bicicletas com FREIO, que esperem um pedestre passar...

Tudo isso só pode começar com EDUCAÇÃO!

trabalhadores são atropelados todos os dias no trajeto que envolve a BR, pq não reservar um lugar aonde eles possam passar, já que esse é praticamente o único meio de transporte de muita gente??? Não adianta proibir ou continuar fingindo que não são um problema!

Eu sou uma "patricinha", que vive na internet e procura se informar, mas a maior parte dos nossos ciclistas precisa que essa informação os alcance de alguma outra forma. Precisa-se trabalhar duro pra mudar certos hábitos, mas isso é possível! Eu acredito nisso!

Obrigada professor, pela força!!!

Anônimo disse...

O problema de Campos é o campista..as pessoas são mal educadas no trânsito sim, os ciclistas e motoristas fazem verdadeiras barbaridades sim..sou ciclista e vejo muita coisa errada. Falta educação e fiscalização. Bicicleta aqui é sinônimo de pobreza, as pessoas vão na padaria da esquina de carro, quem tem carro acha que possui status e isso é muito valorizado por aqui! Quem está certo afinal? O motorista que sai poluindo fazendo barulho e contribuindo para o caos urbano ou aqueles que seja por falta de grana ou opção preferem andar ou pedalar. Campos é uma cidade propícia a atividade por se tratar de uma planície, deveria ter seu planejamento voltado pra essa mobilidade, a cidade carece de parques e de passeios públicos de qualidade que incentivem a prática e aumentem a qualidade de vida.

douglas da mata disse...

O problema de algumas pessoas é não conseguirem ir além do que está escrito.

Educar é com criança, adulto é punição.

Mas quem quer um trânsito seguro, onde cada um saiba dos seus deveres e direitos, com fiscalização severa e impessoal?

Ahh... mas isto é "indústria da multa" ou: como vamos apreender ou multar um pobre trabalhador na bicicleta?

Então fica como tá, na ausência da lei, vale a lei do mais forte.

Eu estou satisfeito, afinal, ando de carro.

Como bem disse o outro comentarista, vamos esperar até um outro belga morrer para a classe média se mobilizar, quem sabe?

Rolou um brinde da embaixada? os chocolates e as cervejas belgas são ótimas.

felipe disse...

acho que o problema está no trânsito caótico desta cidade... qualquer obra ou acidente torna o fluxo insuportável... e o pior ... infelizmente nossa guarda municipal que poderia ter um papel importantíssimo tanto quanto na punição dos motoristas quanto na conscientização e fiscalização dos ciclistas, é extremamente despreparada e só contribui para tornar o trânsito mais caótico... a maioria não tem condição nem de tomar conta de um boi no pasto... infelizmente a culpa não é deles... e sim da falta de capacitação técnica para atuarem.... inclusive da falta de educação de muitos....