sábado, março 17, 2012

Preço do gás ameaça projeto da Ternium no Açu

O blog vem acompanhando os desdobramentos e interesses do grupo Techint (ternium) que pretende construir uma siderúrgica no Complexo do Açu. Nos últimos dias, depois de comentar sobre a aquisição que ela fez de 27% da Usiminas, também acompanhamos o acordo dela com a Anglo American para o fornecimento de minério de ferro. Agora o problema que a Ternium enfrenta é da necessidade de gás como fonte d eenergia para operar a siderúrgica no Açu. Sobre isto o jornal Estado de São Paulo trouxe nesta última semana a seguinte informação:

“Preço do gás natural ameaça projeto da Ternium no País”

“O projeto da siderúrgica latino-americana Ternium no Porto de Açu pode estar sob ameaça dos preços do gás natural. Pessoas ligadas ao projeto informaram que a Petrobras está cobrando da Ternium US$ 12,00 por unidade térmica britânica (btu) de gás natural, o que, segundo essas fontes, chega a ser seis vezes mais do que em outros países latino-americano e inviabilizaria o projeto siderúrgico no País.

Os preços do gás natural da Petrobras baseiam-se em uma média de preços de uma cesta de tipos de óleo nos últimos seis meses, motivo pelo qual eles levam algum tempo para refletir oscilações nos mercados internacionais.

Apesar disso, os preços do gás natural caíram 24% a partir do último trimestre do ano passado, e isso deve acabar por beneficiar o projeto, segundo nota divulgada hoje pelo Barclays Capital.

A Petrobras não respondeu imediatamente a perguntas enviadas por e-mail sobre o assunto. A Ternium, por sua vez, recusou-se a comentar a situação. As informações são da Dow Jones.”

Nenhum comentário: