sábado, março 31, 2012

Como o bicho do Rio chegou aos remédios em Goiás?

O jogo do bicho ficou conhecido a partir o Rio como capital federal. Aqui a contravenção ocupando geograficamente o espaço dos morros atuou em paralelo ao samba e sua chegada às conhecidas escolas de samba foi quase natural. A seguir namorou o futebol e se relacionou com a política e o tráfico de drogas.

Resistências pontuais no judiciário limitou parte deste processo de aproximação, ao mesmo tempo em que o avanço e o barateamento da eletrônica e das novas tecnologias propiciaram a eles a chegada aos caça-níqueis de um lado e à milícia de outro.

A margem de ganho, assim como, no setor industrial de fabricação de produtos depende da escala de produção. Assim, o esquema avançou por outros territórios e acabou levando os esquemas ao interior do Rio e a outros estados.

A relação com a política e outras áreas foi sendo montada em maior ou menor grau, conforme a cooptação de autoridades e policiais nestes outros territórios.

O blog comenta em voz alta tudo isto, para intuir que é difícil imaginar que os esquemas do Cachoeira em Goiás não tenham tentáculos no espaço geográfico de sua origem, o Rio de Janeiro, seja, pelos negócios originais, seja pelos esquemas alternativas que se seguiram até a fabricação de medicamentos em que o estado de Goiás se tornou referência nacional.

Nenhum comentário: